Bilbau é uma cidade no norte de Espanha, capital da província de Biscaia e da comunidade autónoma do País Basco.
Situa-se nas margens do rio Nervión e é conhecida pela sua arquitetura inovadora, especialmente o Museu Guggenheim.
É um importante centro cultural e económico do País Basco e um destino turístico popular que agrada a todo o tipo de viajantes.
Por um lado a cidade oferece uma combinação de modernidade e tradição, com um centro histórico bem preservado e cheio de ruas encantadoras, tendo também uma vida noturna agitada, com grande variedade de bares. Por outro lado, à sua volta há montanhas e praias. Tudo isto faz com que Bilbau tenha conquistado uma posição de destaque nas listas das cidades mais interessantes da Espanha.
Só andei um dia pela cidade e foi o suficiente para conhecer o essencial.
Tópicos deste Post:
· Câmara Municipal
· Praça Federico Moya
· Ponte Zubizuri (Ponte Branca)
· Ponte Salve
· Museu Guggenheim
· Estação de Comboio Abando
· Azkuna Zentroa
· Centro Histórico
· Mercado de la Ribera
· Teatro Arriaga
· Estádio San Mamés Barria
· Igreja de San José de la Montaña
· Bilbao La Vieja
· Parque de Doña Casilda Iturrizar
Câmara Municipal
A Câmara Municipal, de estilo barroco, ocupa o local de um antigo convento e fica a poucos passos do rio e da Puente del Ayuntamiento.
Alberga os gabinetes do conselho municipal e do presidente da câmara, e é o centro do governo local.
Esculturas clássicas decoram o exterior e segundo li o interior apresenta uma série de salas impressionantes, mas para visitar é preciso agendar com antecedência.
A praça Federico Moya, popularmente conhecida como Praça Elíptica, é uma das mais centrais e emblemáticas de Bilbao. Tem uma grande fonte ornamental no centro e está rodeada de bancos e belos canteiros de flores. Nessa praça encontra-se o prédio do hotel Carlton e o Palácio Chávarri.
Ponte Zubizuri (Ponte Branca)
É uma das pontes mais emblemáticas de Bilbau e um dos símbolos de renovação da cidade. Com uma estrutura peculiar, a ponte parece bastante instável e prestes a balançar de um lado para o outro, mas isso é apenas uma ilusão provocada pela sua curvatura.
Ponte Salve
Mais uma famosa ponte em Bilbau. Esta ponte leva-nos ao Museu Guggenheim. A ponte atravessa o rio e assenta no edifício do museu ao lado, tornando-se um local muito bom para tirar fotos ao museu . Podemos vê-la à distância graças ao seu arco vermelho.
Museu Guggenheim
Depois de atravessar a ponte, viramos à direita até encontrar o Museu Guggenheim.
Este museu é uma obra-prima da arquitetura moderna e um dos mais reconhecidos mundialmente.
Foi projetado pelo arquiteto canadiano-americano Frank Gehry, conhecido pelo seu estilo inovador e uso de materiais não convencionais. O edifício é uma escultura gigante, inspirado nas escamas de peixes e em navios, com formas onduladas e curvas. Não há uma única linha reta em todo o projeto.
Os materiais usados na sua construção foram titânio, calcário e vidro. O titânio que reveste o exterior dá ao museu um brilho cintilante que muda com a luz do dia.
Visto de cima, o museu parece uma flor, mas visto do rio Nervión parece um navio, homenageando a rica herança marítima de Bilbau.
Obras emblemáticas no exterior do museu que vale a pena apreciar:
Puppy
Puppy é uma escultura com 12m de altura em forma de cão cheia de flores.
É uma obra incrível de Jeff Koons, feita numa estrutura de aço coberta por terra e arame que serve de base para as flores. Pelo que li as plantas são substituídas 2x/ano, na primavera e outono, com espécies diferentes para cada estação.
Maman
É uma escultura impressionante duma aranha, obra de Louise Bourgeois em homenagem à sua mãe e simboliza proteção, força e fragilidade.
É feita de bronze, aço inoxidável e mármore e tem cerca de 9m de altura.
Estação de Comboio Abando
Mesmo não apanhando um comboio, vale a pena visitar a estação ferroviária de Bilbao-Abando para nos maravilharmos com os deslumbrantes vitrais. O painel apresenta desenhos relacionados com a história da cidade.
Azkuna Zentroa
Este edifício era um antigo depósito de azeite e vinho e agora é um moderno centro cultural. O edifício tem uma galeria de arte, um cinema, uma piscina e várias salas de jantar. O piso inferior tem imensas colunas fora do comum.
Centro Histórico: Catedral de Bilbau e outras igrejas
O centro histórico, também conhecido como Casco Viejo ou Siete Calles é muito bonito e por lá encontramos muita coisa para explorar.
Alguns dos pontos turísticos mais importantes incluem a Catedral de Bilbau, a praça Nueva; a praça Miguel Unamuno e as suas igrejas.
Para além das principais atrações, é muito agradável passear pelas ruas sinuosas e pitorescas cheias de cafés e comércio. Parece um labirinto.
Mercado de la Ribera
Fomos a um Domingo e estava quase tudo encerrado, mas segundo li é um dos maiores mercados internos cobertos da Europa e vale a pena passar por lá para saborear a culinária de Bilbau.
Teatro Arriaga
O Teatro Arriaga é um dos edifícios mais importantes da cidade de Bilbau.
Tem uma impressionante fachada neobarroca e o seu interior pode ser visitado ao fim de semana.
Igreja de San José de la Montaña
A Igreja de San José de la Montaña, destaca-se na praça com o exterior branco imaculado e a sua grande torre. No interior, tem também uma bela arquitetura.
Bilbau La Vieja
Bilbau La Vieja é conhecido pelos seus edifícios coloridos e arte de rua. O bairro, situado junto ao rio Nervión, apresenta casas pintadas com cores vivas, que lembram o bairro em Londres de Notting Hill.
É um dos bairros mais modernos da cidade.
Parque Doña Casilda Iturrizar
A poucos passos do museu Guggenheim fica o Parque Doña Casilda Iturrizar, onde podemos desfrutar de uma pausa relaxante entre as árvores, esculturas e fontes.
Passeio fotográfico pelas ruas de Bilbau:
Dicas para aproveitar a cidade ao máximo:
- Aeroporto/centro da cidade: A maneira mais económica é apanhar o autocarro que sai a cada 30min do aeroporto de Lisboa. O valor foi de 4,5€/pessoa (Não sei se comprando previamente pela internet ficará mais barato!)
- Onde colocar as mochilas: Como só íamos estar um dia na cidade e tínhamos o voo à noite, fomos de autocarro até à estação de Bilbau Intermodal onde deixamos todas as mochilas o dia inteiro num só cacifo por 5,60€.
- Deslocação: A cidade percorre-se bem a pé, mas para quem não gosta de grandes caminhadas pode comprar o passe Bilbau Bizkaia Card que dá acesso gratuito aos transportes públicos e descontos em várias atrações.
- A melhor época para visitar: a primavera e o outono oferecem temperaturas amenas e menos turistas. Em Agosto para quem gosta de festas ou para quem não gosta de confusão, ocorre a Semana Grande, que é uma das maiores festas da cidade.
- Seguro de viagem: Quando viajamos pela europa andamos com o cartão europeu de saúde que nos às acesso a cuidados de saúde como se estivéssemos em Portugal.
- Bilbau está localizada bem perto da costa, por isso, San Sebastián, Getxo, Sopelana são algumas das praias nos arredores de Bilbau para quem quer aliar uma visita à cidade, com uma ida à praia.
- Os Pintxos são Populares no País Basco. São pequenos pedaços de pão, cobertos com uma infinidade de ingredientes diferentes e presos com um palito.
- O Basco e o Espanhol são os idiomas na região do País Basco.
***
Irlanda: Dublin; Belfast
Islândia: Guia de Autocaravana; O melhor da Islândia
Itália: Milão; Florença; Veneza; Verona; Siena; Pisa; Roma; Puglia; Bari; Bolonha
Luxemburgo: Cidade de Luxemburgo
Malta: Cidades; Praias ; Comino
Montenegro: Roteiro
Países Baixos: Amesterdão
República Checa: Praga; Brno; Ceske Budejovice; Cesky Krumlov
Turquia: Istambul
ÁSIA:
Jordânia: Roteiro
Tailândia: Chiang Rai; Chiang Mai; Bangkok; Bangkok fora da cidade; Krabi; Phi Phi
ÁFRICA:
São Tomé: Roteiro
Marrocos: Marraquexe; Agafay; Marrocos praias; Rabat; Casablanca
AMÉRICA CENTRAL:
AMÉRICA SUL:
Brasil: Salvador da Bahia; Morro de São Paulo
Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:
Ilhas Baleares Espanholas: Palma de Maiorca; Ibiza; Formentera; Menorca
Ilhas Canárias Espanholas:
Gran Canaria - Roteiro de 3 dias * Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; Mogan; Las Palmas
Lanzarote - Parque Timanfaya; Roteiro de 3 dias
Tenerife - Santa Cruz; Garachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna
Ilha Italiana: Sardenha