sábado, 16 de julho de 2022

FUTUROSCOPE




Futuroscope é um parque de diversões que fica a 40Km a Norte de Poitiers e cujas atracções são baseadas na ciência e na tecnologia inovadora.


Eu conheci o futuroscope em 2008, ainda não tinha o meu filho Alex.

Na altura tinha gostado muito do parque, porque tudo o que via era novidade, por isso, decidi levar o meu filho para também conhecer.

 

Fomos em Fevereiro de 2022 e sendo época baixa, beneficiámos do facto de não haver filas para entrar nas diversões, o que contribuiu para tornar tudo ainda mais divertido. Digo isto, porque já cometi o erro de ir a parques de diversões em épocas mais turísticas e de férias dos estudantes e as longas filas tiram completamente a diversão de qualquer parque.

 


Por lá encontramos cinemas dinâmicos (as cadeiras mechem), cinemas em 4D com óculos (os personagens e os 

objetos estão próximos das nossas mãos), cinema 360° (écrans à nossa volta). 

Vou falar um pouco sobre as atracções por onde andámos e o que vimos por lá.



Sebastien Loeb Racing Xperience

Nesta atração colocamos um capacete embarcamos numa experiência de rali. Tem tecnologia 5D, combinada com efeitos sensoriais e imagens a 360 graus.

O meu capacete não estava a funcionar muito bem, por isso não consegui aproveitar da mesma maneira que os meus colegas ao meu lado. Se fosse agora teria alertado um empregado para o problema, mas na altura não me lembrei, por isso mais pessoas depois de mim terão tido uma fraca experiência.


The Extraordinary Journey


A diversão que mais me surpreendeu foi sem duvida “ Uma viagem extraordinária”. Andámos no ar como um pássaro, com os pés no vazio e a atravessar os 5 continentes com um realismo incrível e paisagens maravilhosas. Foi eleita a melhor atracção do mundo em 2017. É mesmo incrível, mas tem um senão, dura apenas 3 minutos.


Dinamic Vienne

Dinâmica Viena é uma das atracções que gostei muito, pois vemos imagens próximas e muito realistas de Viena, acompanhados por um guia turístico muito especial que é uma árvore e conjugado com uma história divertida.

Os assentos são animados e parece que estamos a  conduzir um carro de rali  a alta velocidade para a frente, depois para trás, voamos, jogamos golfe, sentimos o vento e a chuva, os espirros na cara, enfim uma atracção sensorial fantástica e divertida onde usam a tecnologia 4D.





The Time machine

Na atração "A máquina de viajar no tempo" os coelhos criaram uma máquina do tempo a partir de uma máquina de lavar. Através da máquina do tempo os coelhos acabam em diferentes períodos de tempo. O passeio é feito em comboios, equipados com efeitos extras. É mais uma atração com projeção 3D, som, iluminação e outros efeitos especiais.



 
Passámos por várias salas/museus antes de chegar à atracção.
Os quadros da foto abaixo eram muito originais. Era uma sala cheia deles e os olhos mexiam-se com um grande realismo o que tornava o lugar muito engraçado.

  


IlusiO, um destino mágico.

 

O Futurospe também tem espetáculos ao longo do dia e devemos ir acompanhando os mapas com os horários para não os perder.

As ilusões eram fantásticas e saímos de lá sem perceber como é que eles fazem aquelas ilusões incríveis!


A arquitetura dos edifícios no Futuroscope é super moderna e bonita.





O parque tem também uma área dedicada a crianças mais pequenas.


É agradável só andar a passear por lá...



 


 

The Ice Age

Nesta atração acompanhamos as aventuras geladas de Scrat na Idade do Gelo assistindo a um filme em 4D, divertido para miúdos e graúdos. Os óculos na cara permitiam dar a sensação que as imagens estavam bem próxima de nós. A personagem é mesmo engraçada...














Arthur Adventure 4D

 

Outra diversão engraçada é a do Arthur Aventura 4D, onde somos colocados sobre uma joaninha que nos leva a conhecer a natureza em 4D, tal como nunca a vimos. Somos levados a sentir tudo o que o Arthur está a sentir: vento, água, movimentos, e ficamos totalmente imersos na aventura que ele está a viver.

Em 2011 foi considerada a melhor atração do mundo.






 



Dancing with the Robots

 

Entre as experiências mais antigas que me lembrava, encontrei o dançando com os robots, onde andamos num bailado aéreo e vertiginoso a 7m de altura e ao ritmo da musica. Tem 3 níveis de intensidade.



In The Eyes of Thomas Pesquet

 
Com a atração ao olhos de Thomas Pesquet, revivemos a expedição espacial do astronauta. É uma atração que espanta pela realidade das imagens, mas desilude porque falam demasiado em francês, o que faz com que nem tudo se perceba.

 

 

Astra Fun Xperiences

É um espaços com escorregas gigantescos, jogos e danças. Apenas os escorregas são gratuitos.











Gyrotour

A torre giratória é uma torre panorâmica que sobe a 45m de altura e nos permite ter a melhor vista sobre o parque de diversões.

À noite muda de cor ficando muito bonita.












Aquaféerie

À noite assistimos a um espetáculo noturno criado pelo Cirque du Soleil (acontece todas as noites durante meia hora) onde vemos um bonito jogo de luzes, que formam figuras projetadas na água e onde contam uma história. As cores, as imagens, os jatos de água, a música e a história, tornam o cenário encantador.











 

O Futuroscope é um parque muito agradável para famílias, porque é muito fácil encontrar atracções que agradem tanto às crianças como aos pais e até aos avós (vi muitos a passear no Futuroscope).

O maior problema do parque e que me deixou triste foi o facto de não ter evoluído relativamente ao modo como transmite a histórias, ou seja, está tudo em Francês e não há legendas, para quem não entende o francês, compreender melhor o que está a ver. É claro que os efeitos e as luzes são sempre espetaculares, mas o facto de não se compreender uma história pode fazer com que o visitante saia do parque bastante desiludido com o que vê por lá.

Ficou a sensação que estão preparados  apenas para os franceses.

Em baixa temporada 1 dia é suficiente para ver o parque, desde que tente visitar as principais atracções pela manhã, pois começam a fechar às 18h e às 19h.

Comprámos os bilhetes online que nos custaram 48€/pessoa e pagámos lá o estacionamento que nos custou 9€, mas li que é possível estacionar num hipermercado próximo - Auchan e no distrito de escritórios junto à rotunda de entrada do parque.

Uma vantagem do parque é que praticamente todas as atracções são dentro de edifícios, por isso, não importa se chove ou se está frio e podemos ir descansados no Inverno que é uma altura de menos gente por lá.

Usando a APP sabemos o tempo de espera para todas as atracções. Claro, se alguém estiver à procura de montanhas-russas aqui, não venha porque este parque só tem uma.

 


Se vai viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
 
França: BordeusAngouleme; Poitiers; Vale du Loire; Nantes

Itália: Milão FlorençaVenezaVeronaSiena; Pisa

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: Madrid; Valencia; Salamanca; Sevilha

Bélgica: Bruxelas; Brugges; Gante

Noruega: Oslo; Bergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov




Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros


Sem comentários: