A Espanha está repleta de lindas aldeias brancas conhecidas como Pueblos Blancos (pequenas aldeias ou vilas que se caracterizam pelas suas casas brancas).
Estas aldeias na província de Cádiz, Andaluzia, não são muito conhecidas pelos turistas e por isso são uma verdadeira jóia escondida para explorar e para quem não gosta de multidões.
Cada uma tem algo único e especial, por isso recomendo visitar todas.
Pueblos Blancos a visitar e que se encontram muito próximas umas das outras:
Ronda
Setenil de la Bodegas
Grazalema
Zahara de la Sierra
Olvera
Arcos de la Frontera
RONDA
A cidade de Ronda localiza-se no sul de Espanha, na província de Málaga e faz parte dos Pueblos Blancos.
Estacionámos perto da Praça de Touros uma das mais antigas praças de touros de Espanha.
Próximo da praça encontramos o miradouro La Sevillana com vista para as montanhas. É um dos miradouros mais concorridos, com vistas panorâmicas para as montanhas e falésias, muito bonitas.
Praça do Socorro
Bonita e pequena praça rodeada de bares e restaurantes. Nesta praça, destaca-se a fonte central, a Iglesia del Socorro e o edifício Círculo de Artistas. É um ótimo lugar para fazer uma pausa num bar ou num restaurante.
A principal atração da cidade é a ponte Nova que foi cenário do filme da Disney “Ferdinando”. Esta ponte, sobre o vale El Tajo, separa a parte velha da parte nova da cidade.
À volta da praça do Socorro existem vários miradouros que permitem termos uma perspectiva diferente da ponte Nova.
Miradouro de Cuenca
Miradouro num terraço com vista incrível para a ponte. Deste miradouro podemos avistar a ponte, as suas encostas íngremes, com construções sobre os penhascos e povoadas com paisagem florestal.
A Igreja de la Merced guarda a relíquia da mão de Santa Teresa de Ávila. Infelizmente não conseguimos visitar o seu interior.
Miradouro Ponte Nova
Junto à praça de Maria Auxiliadora, existe uma descida íngreme, até um dos melhores miradouros para observarmos a ponte.
Este é com certeza o cartão postal da cidade, daqueles lugares que parecem ter saído de um conto de fadas. A descida até ao miradouro é fácil e a paisagem é realmente de tirar o fôlego.
Em cima da ponte temos umas vistas fantásticas, mas a vista de baixo para cima é a que tem um impacto ainda mais impressionante.
Miradouro Aldehuela
SETENIL DE LAS BODEGAS
Setenil de las Bodegas fica a 18 km de Ronda. É um Pueblo Blanco muito peculiar que se diferencia dos outros porque muitas casas foram construídas por baixo das rochas sobre o rio Trejo e os seus telhados são os rochedos o que impressiona visualmente.
Assim que entramos em Setenil, deixámos o carro no parque de estacionamento “Los Canõs”. Não recomendo entrar com o carro dentro da vila, pois as ruas são muito estreitas e com poucos estacionamentos.
Setenil de las Bodegas tem cerca de 3000 habitantes, que vivem essencialmente da agricultura e do turismo.
Há 2 ruas que são os cartões-postais do lugar: A Cuevas de La Sombra, que parece um túnel e Cuevas del Sol, mesmo junto ao rio.
A rua Cuevas de la Sombra recebe esse nome porque há uma enorme rocha acima das casas que cobre esta rua da luz solar. É um dos locais mais fotografados de Setenil, já que as dimensões da rocha são verdadeiramente surpreendentes.
A Rua Herreria é outra das ruas mais emblemáticas e bonitas de Setenil de las Bodegas.
Há muitas ruas para ver em Setenil. As que falei atrás são as mais bonitas e, portanto, as mais concorridas, mas não são as únicas que devemos visitar. Na zona alta destacam-se a Rua Callejón, a Rua Calcetas, a Rua Mina e a Rua Cabrerizas. Na parte baixa destaca-se, a rua San Román.
Um dos principais locais de encontro e vida social de Setenil é a Plaza de Andalucía, localizada na parte alta. Nesta praça existem diversas esplanadas. Por lá encontramos também a Câmara Municipal e o Posto de Turismo.
Embora as igrejas de Setenil sejam muito simples e pequenas, são belos recantos que não podemos deixar de ver. É o caso da igreja de San Benito e igreja da Nª Sª da Encarnação.
Setenil tem diversos miradouros onde pode desfrutar de belas vistas de toda a vila. Um deles é o Mirador del Carmen, embora para chegar lá seja necessário subir umas escadas íngremes com muitos degraus, vale a pena pelas bonitas vistas.
Outro Miradouro é o Miradouro de La Vila com vistas panorâmicas sobre Setenil e as paisagens que o rodeiam. Nesse miradouro encontramos a capela de Vera Cruz.
Setenil de las Bodegas é um Pueblo encantador e é muito agradável passear por lá sem rumo e merece com certeza uma visita.
GRAZALEMA
Grazalema é mais um Pueblo Blanco, pois mantém as suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga para combater o calor. Situa-se no meio de montanhas, por isso, para lá chegar passamos por muitas curvas e contracurvas.
O seu centro histórico é pequeno, mas muito pitoresco.
Um local emblemático é a estátua do touro à corda, um evento popular na região.
ZAHARA DE LA SIERRA
Zahara de la Sierra é outro Pueblo Blanco incrível da província de Cádiz. Tem aproximadamente 1400 habitantes, localiza-se no coração do Parque Natural da Serra de Grazalema e eleva-se no topo de uma colina que está rodeada pelas águas do reservatório Zahara-el Gastor.
É um vilarejo lindo, não só pelo seu centro histórico encantador, mas também pela belíssima paisagem envolvente. Aliás, a estrada que liga Grazalema a Zahara de la Sierra tem também uma paisagem arrebatadora, por isso recomendo que a percorram.
Quando chegamos a Zahara de la Sierra, no topo de uma colina escarpada, o Castelo de Zahara destaca-se.
O seu centro histórico foi declarado Património da Humanidade da Unesco em 1977. Nele destaca-se a Igreja Barroca de Santa Maria de la Mesa na Plaza del Rey, onde se encontra também a Câmara Municipal, alguns restaurantes e um extraordinário miradouro com vista para a albufeira da barragem de Zahara-El Gastor. A interessante torre dos sinos é coberta com telhas brancas e azuis que lhe dão um aspeto peculiar.
Na Praça de San Juan, encontramos a Capela de San Juan de Letrán e a Torre do Relógio.
Subindo ao seu castelo medieval temos bonitas vistas do vale e da albufeira de Zahara-El Gastor.
Zahara de la Sierra obteve, em 1983, a Declaração de Conjunto Histórico Artístico, por causa do seu “casco antíguo” bem preservado, das casas tradicionais, da sua história e do seu património cultural.
A sua localização, as suas lindas ruas caiadas de branco, as varandas coloridas e os seus bonitos miradouros, fazem de Zahara um vilarejo ímpar.
Mirador na Plaza del Rey
OLVERA
Olvera é mais uma das muitas bonitas aldeias brancas da Andaluzia, conhecidas como pueblos blancos. É um vilarejo pequeno e pode ser explorado em poucas horas.
Não encontramos por lá muitos turistas, o que a torna esta vila uma verdadeira jóia escondida na Espanha.
O governo espanhol declarou Olvera como o centro de “importância artística e histórica” em 1983.
Perto da Catedral de Olvera, encontramos o Castelo de Olvera que foi construído para defender o Reino Nazari de Granada.
Lá em cima temos uma bonita vista para o Pueblo Blanco e encontramos também um cemitério.
Uma das melhores vistas, é no Monumento do Sagrado Coração, onde podemos ver a catedral, o castelo e as casas caiadas de branco ao fundo.
É muito agradável passear pelas suas ruas brancas, adornadas com flores e muito fotogénicas.
ARCOS DE LA FRONTERA
Dica: Sugiro também uma visita a Arcos de la Frontera, outro Pueblo Blanco que não tivemos tempo de visitar.
Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:
- Reserva um carro em DiscoverCars
- Reserva um alojamento em Booking.com
Irlanda: Dublin; Belfast
Islândia: Guia de Autocaravana; O melhor da Islândia
Itália: Milão; Florença; Veneza; Verona; Siena; Pisa; Roma; Puglia; Bari; Bolonha
Luxemburgo: Cidade de Luxemburgo
Montenegro: Roteiro
Países Baixos: Amesterdão
República Checa: Praga; Brno; Ceske Budejovice; Cesky Krumlov
Turquia: Istambul
ÁSIA:
Jordânia: Roteiro
ÁFRICA:
São Tomé: Roteiro
Tanzânia: Zanzibar
AMÉRICA CENTRAL:
Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:
Ilhas Baleares Espanholas: Palma de Maiorca; Ibiza; Formentera; Menorca
Ilhas Canárias Espanholas:
Gran Canaria - Roteiro de 3 dias * Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; Mogan; Las Palmas
Lanzarote - Parque Timanfaya; Roteiro de 3 dias
Tenerife - Santa Cruz; Garachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna
Ilha Italiana: Sardenha
Sem comentários:
Enviar um comentário