quinta-feira, 4 de outubro de 2018

NORUEGA PARTE 1 - OSLO EM 1 DIA


Finais de Agosto de 2018 fomos até à Noruega. Tirámos um dia para Oslo, outro dia para Bergen (ver post Noruega parte 4 - Bergen) e os restantes dias para andar pelo país (ver Noruega post parte 2, parte 3, parte 5 e parte 6).
A cidade está nomeada para ser a capital verde da Europa para 2019. Dos 400Km2 da cidade só permitem a construção em 60% da cidade e os restantes 40% são áreas verdes.
É uma cidade pequena comparada com outras metrópoles. Não tem demasiado trânsito e visita-se a pé facilmente, porque os pontos turísticos principais encontram-se a pequena distância.
É a capital da Europa com mais crescimento e de facto, quando passeamos nas ruas, é impossível ignorar as imensas gruas que auxiliam as construções que estão por todo o lado.


 
À beira rio vimos saunas onde cabiam 8 pessoas e com custo de 20€/pessoa.

A passagem pela Ópera House é um lugar obrigatório, pois é considerado um dos edifícios modernos mais representativos da Escandinávia.
É possível caminhar sobre o telhado de mármore e lá em cima temos uma vista panorâmica sobre a cidade. Toda a água que rodeia o lugar pertence ao fiorde de Oslo.
O interior também é bastante bonito e moderno, coberto com carvalho na parede e auditório principal. Tem também paredes brancas perfuradas e iluminadas que junto com a geometria do local, tornam o interior da ópera um espaço tão peculiar e que vale a pena visitar.







Percorrendo a cidade passámos pelo Nobel Peace Center, que é um Museu sobre o Prémio Nobel da Paz.
No seu interior, os visitantes podem conhecer as biografias dos vencedores do Nobel da Paz.  A história de Alfred Nobel também está lá, especialista em química, foi o inventor da dinamite e herdeiro de uma grande riqueza, antes de morrer, deixou parte de sua fortuna para a criação de um prémio que fosse dado a “pessoas que tenham contribuído com grandes benefícios à humanidade”.





Entrámos na Catedral de Oslo, pouco imponente.


Na praça em frente à estação central, próximo da Catedral de Oslo está uma escultura gigante de tigre.
Oslo é conhecida, como Tigerstaden, cidade do tigre.




No final da rua Johans Gate, há uma bela construção onde está um shopping!


                                            
Abaixo é o parlamento.



                

Abaixo está o prédio da Universidade de Oslo. Cinco vencedores do Prémio Nobel estudaram na instituição, mostra que o seu ensino é de alta qualidade. 


Com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo Oslo é referência em igualdade social, segurança, de género, longevidade, sustentabilidade e educação. A ONU considerou esta cidade uma das quatro nações mais felizes do mundo.
A maior parte de seu sistema educacional é gratuito, mesmo para estrangeiros!!  A maioria dos cursos oferecidos a estrangeiros são de mestrado e doutorado e são em inglês. 

No final da Karl Johans Gate fica um dos grandes destaques da rua mais popular da cidade, o Palácio Real actualmente casa do Rei Haraldo V e da Rainha Sonia. Não há muros ou grades e os turistas andam por ali sem qualquer proibição.
 



Para terminar o dia fomos de carro até ao Parque Ekeberg que está localizado a 3Km do centro de Oslo.
O parque é enorme, mas o que o distingue dos outros é o facto de ter uma parte dedicada às mulheres com muitas obras de arte feitas por escultores famosos como por exemplo Salvador Dali.
Todo o parque tem cerca de duas centenas de estátuas de pedra, bronze e ferro fundido.
O parque resultou da obsessão artística de Gustave Vigeland sobre a forma humana. Trabalhou durante 20 anos sobre as esculturas e ofereceu-as a Oslo.  As esculturas representam seres humanos em torno da família.


   
De todas as estátuas a mais famosa é a da criança com raiva (Sinnataggen). É comparada à Monalisa do país e todos os que visitam o parque querem tirar uma foto ao pé deste menino tão engraçado.
     




                           


 

No centro do parque existe uma torre de granito (monólito), repleta de esculturas entrelaçadas e há sua volta vemos mais esculturas de granito que representam vários momentos da vida.


É um parque maravilhoso que merece sem duvida uma visita por quem passa por Oslo.


Andando pela Península Bygdoy, vimos uma imensidão de barcos ancorados. Um local agradável e muito bonito.



 
Curiosidades sobre a Noruega parte 1:
- No passeio por Oslo e em frente a algumas casas, encontram-se pequenas placas metálicas. Essas placas significam que aí morou alguém que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi enviado para campos de concentração. A Noruega foi um dos países ocupados pelos Nazis e muitos judeus e opositores políticos foram enviados para os campos, a maioria para Auschwitz. As placas têm o nome, data de nascimento, data de óbito e ano em que a pessoa foi enviada para o campo de concentração.
- Noruega em norueguês significa “caminho para o norte” o que faz sentido, uma vez que o país está próximo do círculo polar Ártico.
- A Noruega fica na Península Escandinávia e é famosa pelos vikings, prémio nobel, pelos seus fiordes, por ter muito petróleo, por ser o país mais caro da Europa ou até do mundo, pelas auroras boreais e pelos imensos parques naturais e florestas.

- A coroa Norueguesa (NOK) é a moeda oficial.

- Os impostos pagos são dos mais altos do mundo, mas por outro lado tem um sistema de transporte e escola super eficientes.

- A licença de maternidade é de 1 ano para a mãe e 3 meses para o pai.


Veja também:

Noruega parte 2

Noruega parte 3

Noruega parte 4

Noruega parte 5

Noruega parte 6

Sem comentários: