domingo, 15 de janeiro de 2023

CRETA - ROTEIRO DE 6 DIAS

Creta é maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo.

Visitámos em Agosto e 6 dias foi insuficiente para fazer tudo o que gostaríamos de fazer, porque a ilha é enorme.

Creta tem 3 aeroportos: Sitia (nordeste da ilha), Heraklion (centro-norte da ilha) e em Chania (noroeste da ilha, e por onde nós aterrámos).

O nosso alojamento ficou na região de Chania, que segundo li é a região com as praias mais bonitas da ilha.

Para conhecer Creta o carro é indispensável. As praias são distantes e o carro ajuda a conhecer mais, por menos tempo.

Resumo do roteiro de carro na ilha de Creta

Dia 1: Agii Apostoli; Paralia Aggi Apostoli; Yannis Place; Golden beach

Dia 2: Praia Seitan Limania; Marathi Beach; Loutraki; Lago Kournas; Kalivaki

Dia 3: Balos

Dia 4: Falassarna; Stavros; Paralia Tersanas; Paralia Kalatha

Dia 5: Elafosini; Kedrodados

Dia 6: Chantia

CRETA - DIA 1

No primeiro dia em Creta fomos às praias locais de Chania.
São praias de areia, bonitas mas não deslumbrantes.
O melhor mesmo é a temperatura da água a 25 graus.

YANNIS PLACE

PARALIA AGII APOSTOLI / AGII APOSTOLI

GOLDEN BEACH

CRETA - DIA 2

SEITAN LIMANIA

De manhã cedo, fomos até esta enseada linda com águas azul-turquesa.
Para lá chegar, há uma estrada íngreme mas acessível de carro, um pequeno parque de estacionamento e depois uma descida íngreme entre as rochas, não recomendada para crianças pequenas. A vista é maravilhosa.
Na areia vimos cabras e turistas a partilhar a praia. Um cenário raro e engraçado ao mesmo tempo.

Quando regressámos ao carro, vimos mais cabras que nada temem das pessoas.

MARATHY BEACH

Ainda de manhã fomos a esta praia bonita e pitoresca, com areia fina e águas calmas e quentinhas. É fácil chegar de carro, pois fica a 30min de Chania. Tem cafés e restaurantes. O espaço na areia é muito reduzido, por isso depois de darmos um mergulho fomos ver a praia ao lado, que era igualmente bonita mas também com areal curto.

LOUTRAKI

No caminho para o lago Kournas ainda parámos em Loutraki, que é mais uma linda praia a cerca de 12 km a leste da cidade de Chania, muito perto de Marathi, uma pitoresca vila de pescadores. Linda e com água quentinha, não resistimos a mais um mergulho.

LAGO KOURNAS

Depois de almoçarmos fomos conhecer o lago Kournas.
Situado num vale cercado por montanhas, o Lago Kournas oferece uma alternativa pitoresca às muitas praias de Creta. É o único lago de água doce da ilha, e as suas águas mornas, turquesas e alimentadas por nascentes tornam o lugar especial.
No lago, para além de lojas e alguns restaurantes, existe a possibilidade de alugar gaivotas e canoas.

KALIVAKI

Depois de visitarmos o lago Kournas fomos terminar o dia nesta praia (Kalivaki) tranquila de areia fina, águas rasas, com 2 bares de praia e espreguiçadeiras. Com rios em cada extremidade da enseada abrigada, a praia é conhecida localmente como a "praia fria" e podemos dizer que foi a praia mais fria onde fomos (aprox.20 graus).

CRETA - DIA 3

BALOS

Balos é das praias mais famosas da Ilha de Creta.

A praia é de facto linda, mas é difícil ir até lá. Para lá chegar temos de fazer 7 km de carro numa estrada de terra batida, com cabras pelo trajeto.

Quando chegamos na entrada é cobrada uma taxa para visitar Balos: 1 euro por pessoa, que dizem ser para conservação do lugar que é reserva natural (Acho bem se servir mesmo para esse fim).

É recomendável chegar bem cedo, porque no regresso vimos carros estacionados a quilómetros da entrada do trilho que dava acesso à praia.

No final da estrada há um estacionamento e um bar.

Do estacionamento, ainda temos uma descida íngreme pela montanha até à praia (30-40min), mas a descida é muito fácil de fazer, pois paramos diversas vezes para apreciar a maravilhosa paisagem que temos à nossa frente.

A vastidão da areia branca e águas rasas, intercalada com a água azul turquesa e o castanho do monte, impressiona.

Isolada, cercada por montanhas, a praia tem o aspeto de 2 lagoas divididas por um banco de areia, uma rasa e uma mais profunda. No lado raso, a água é cristalina e a areia branca e fininha. A dimensão do lado raso é enorme e andamos com a água no joelho. O outro lado, mais profundo, é ideal para nadar e dar mergulhos.

A imensidão de água rasa com a areia branca fininha, faz parecer que estamos no deserto e é ótimo para tirar fotos bonitas.

Há duas formas de chegar a este paraíso, por barco ou pela estrada de terra. O barco sai do porto de Kissamos (cerca de 40 km de Chania) e o inconveniente são as restrições de horários, ou seja indo de barco não é possível estar na praia o tempo que se quer.

O maior problema desta praia é a subida. Depois de ter estado 5h no mar sempre em movimento, foi muito difícil fazer a subida ao fim do dia. Tirou-me completamente a coragem de repetir esta praia, no entanto, é daquelas praias que me deixam tantas saudades, que quero voltar um dia.

As cores da água são incríveis e a temperatura de 26ºC, deixou-me completamente rendida. É uma raridade no mar mediterrâneo.

Na praia há um bar em caso de emergência e é possível alugar cadeiras e chapéus de sol. Não vi os preços, mas como é bar único, calculo que não seja muito barato, por isso recomendo ir equipado para esta praia com comida; água e chapéu de sol.

Depois da praia fomos jantar uma refeição típica grega que nos ficou por 9eur/pessoa. Em Creta podemos comer bem a preços acessíveis.

Fotos tiradas à ementa:

CRETA - DIA 4

FALASSARNA

Fica a 58 km a Oeste de Chania. É uma bonita praia, fácil de chegar de carro, estacionamento amplo e com infraestruturas. A praia é grande, tem água cristalina, algumas ondas e há por lá a possibilidade de fazer vários desportos aquáticos para quem gosta.
No dia que fomos estava bastante ventoso, pelo que só ficámos de manhã, mas não deixo de recomendar porque sem vento é com certeza uma óptima praia, foi inclusivamente eleita uma das 10 praias mais bonitas da Europa.

Saímos da praia e fomos procurar o almoço e mais uma vez não foi caro - 8,5€/ pessoa comida tipica grega.

SATVROS

Praia Stravos fica a 16Km de Chantia, tem águas muito calmas, azuis, ótima para mergulhar e para quem tem crianças.

Cercada pelas famosas montanhas, onde foi gravado uma das cenas do filme Zorba O Grego.

Não sendo maravilhosa, é agradável dar lá uns mergulhos.

CRETA - DIA 5

ELAFOSINI

Elafosini é, para mim, a praia mais bonita de Creta a seguir a Balos, a oeste da ilha de Creta.
A água é transparente com tons incríveis, mas um pouco mais fria que a água das praias do norte (20graus).
Para ficarmos sem pé, ainda temos que andar bastante.
Tem bares, WC e chuveiros.
Infelizmente em alta temporada fica lotada. Como chegámos cedo, parecia o paraíso, mas passado 2h começou a ficar cheia de gente, por isso, ficámos apenas uma manhã.
Antes de entrar na praia, há uma grande área de estacionamento gratuito.

A praia tem areia branca muito fina e às vezes com tons tendendo ao rosa, devido à quantidades de corais.

Já em direção à próxima praia parámos para almoçar e mais uma vez comemos bem a bom preço.

KEDRODADOS

Kedrodados é uma praia linda localizada a 76 km de Chania (Sudoeste) e a 1km da praia Elafonissi.
Um paraíso! Água cristalina e pouca aglomeração de pessoas, boa para fugir da multidão que vai para a praia Elafonisi.
O estacionamento é em terra batida e precisamos descer uma montanha a andar cerca de 15min, mas não difícil e vale a pena porque o cenário é maravilhoso.
É uma praia de muita natureza com áreas sombreadas pelas árvores que lá existem. Não tem infraestruturas, por isso temos de ir prevenidos com água e comida.
Apenas um senão - a água não era tão quente como as praias do norte.
A água tem vários tons de azul, por isso tem estatuto de mais um paraíso.
Foi a minha 3ª praia favorita.

CHANIA

O cartão postal de Chania é o Porto Veneziano e Farol.

É um excelente local para comer e fazer compras, pois lojas e restaurantes não faltam. Há por lá museus como o Museu Arqueológico de Chania e o Museu Marítimo de Creta.

Encontrámos um mercado de fruta, onde vimos preços muito similares aos portugueses.

A noite é muito "forte". Demorámos quase uma hora para estacionar. Há imensa gente a circular pelo porto e pelas ruelas. Os restaurantes e os bares estavam cheios.

Ao conduzir pela ilha não vemos casas bonitas, muito pelo contrário. Vimos imensas casas inacabadas com ferros à vista nos telhados o que torna a ilha bastante feia.

Por curiosidade, fui pesquisar e parece que a maioria das casas cretenses tradicionais são construídas e ficam inacabadas com a expectativa de que um segundo ou até terceiro andar seja construído mais tarde para os filhos ou avós.

Abaixo veja o Video das praias por onde passámos em Creta:

Como chegámos e dormida em Creta

Embarcámos pela Wizz de Lisboa para Viena, onde fizemos escala e de Viena para  Chania (Creta).

Antes da viagem, reservámos um carro pela Discovery car por 45€/dia incluindo seguro contra todos os riscos.

Reservámos uma semana numa casa pelo airbnb, que ficava a cerca de 20km de Chania e em localização estratégica tendo em conta a zona que pretendíamos visitar. Optámos por ficar afastados da costa, uma vez que o objetivo era andar a "saltar" de praia em praia.

Se me perguntassem o que teria mudado nas nossas opções, não teria mudado nada, porque correu tudo muito bem.

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisa; Puglia

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia

Áustria: Viena

Se gosta de praia então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca

Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas