sábado, 8 de janeiro de 2022

LANZAROTE - PARQUE TIMANFAYA (VULCÕES E CAMELOS)

O arquipélago das Canárias é formado por sete ilhas:

• Gran Canária: a mais populosa das ilhas, é conhecida como "continente em miniatura" por causa da grande variedade de paisagens, vegetação e clima.
  • Tenerife: conhecida por ter o 3ºmaior vulcão do mundo (o Teide), uma cidade que é considerada património histórico pela Unesco (San Cristóbal de La Laguna) e um dos carnavais mais animados da Europa.
  • Lanzarote: tem a paisagem vulcânica como principal cartão postal. Além disso, tem lindos projetos arquitetónicos de turismo sustentável e é onde está a casa onde viveu o escritor português José Saramago.
  • Fuerteventura: Dizem que é lá que estão as praias mais bonitas do arquipélago e que tem as melhores condições para a prática de desportos que necessitam de vento.
  • La Gomera: cheia de florestas e formações rochosas. É muito procurada por amantes de caminhadas.
  • La Palma: outra ilha bastante procurada para caminhadas, por ter bonitas paisagens naturais, desde densas florestas até paisagens lunares derivadas dos vulcões.
  • El Hierro: a menos populosa das ilhas, com apenas 11 mil habitantes. Tem trilhos bons para caminhadas e lugares bonitos para mergulho.
  • Além disso, há uma "oitava" ilha, a minúscula La Graciosa, que é pouco povoada e fica perto de Lanzarote.

Nas férias de 2021 visitámos a ilha de Lanzarote.

Lanzarote é uma das ilhas do arquipélago das ilhas das Canárias administrada por Espanha. O cenário rochoso do Parque Nacional de Timanfaya teve origem nas erupções vulcânicas que ocorreram em 1730.

No 2º dia das férias apanhámos a estrada LZ 2 em direção ao parque nacional dos vulcões. Pelo caminho fomos sempre vendo paisagens áridas sem vegetação.

Esta placa  com um boneco indica a entrada do parque Timanfaya. Parecia que estávamos a ver uma paisagem lunar.

ROTA DOS VULCÕES

Ainda era cedo, por isso conseguimos fazer a Rota dos Vulcões de autocarro no Parque Nacional de Timanfaya. É a única forma de conhecer este parque, pois não permitem caminhar por lá. Deixou-me um pouco desiludida o fato de apenas podermos contemplar o lugar através de vidros que deixavam a paisagem com uma cor esverdeada. Não dá para entender porque é que no vulcão Teide em Tenerife permitem caminhar pelo vulcão e neste parque não dão essa opção.

Há cerca de 300 vulcões no Parque Nacional de Timanfaya, a maioria dos quais estão extintos e alguns adormecidos.

Chegámos de carro ao parque de estacionamento, junto ao restaurante El Diablo no topo do Islote del Hilario, onde são recebidos os turistas que chegam ao coração do parque. Depois de 30 min parados no trânsito, em fila, para lá chegar, entrámos no autocarro com outros turistas; apreciámos a paisagem atrás dos vidros ao longo da chamada Rota dos Vulcões,  enquanto se ouvia uma gravação com algumas explicações sobre a paisagem e história das erupções que ocorreram em Lanzarote em tempos passados. O percurso tem 14 km e dura cerca de 40 min. A paisagem lá fora é impressionante e muito colorida. Avistamos diversos cones de vulcões, crateras, dunas de cinza, um imenso mar de lava solidificada, cujas ondulações e formas inesperadas são de admirar.

Pagámos 12,5€/pessoa para fazer o percurso.

Abaixo podem ver uma das muitas crateras vulcânicas avistadas através dos vidros do autocarro.

Acompanhe a viagem no link: https://youtu.be/CE0W-iyzw2E

Regressámos ao complexo do El Diablo e assistimos a uma demonstração de como um geiser se origina no terreno que tem temperaturas elevadíssimas e fazem também uma pequena fogueira com o calor do vulcão.

Acompanhe a experiência no link: https://youtu.be/YcS8hQaMRUk

No restaurante El Diablo, o único restaurante existente no parque, a grande atração, é um enorme grelhador sobre as profundezas da terra, cujo calor geotérmico é utilizado para cozinhar os alimentos – mais uma ideia de César Manrique, que desenhou o edifício.

Passeio de Camelos

Depois do passeio de autocarro fomos até ao Echadero de Camellos que fica ainda dentro do parque e é o ponto de partida para um passeio de camelos por trás das montanhas (na realidade são dromedários). O passeio não é muito longo. Subimos um pouco a montanha, damos uma volta e descemos. Um baloiçar continuo durante a viagem! Uma experiência engraçada especialmente para as crianças. O Alex adorou e por causa deste passeio veio a dizer que Lanzarote foi a melhor ilha onde esteve. O passeio custou €12/pessoa.

Visitar Lanzarote, a ilha mais vulcânica das Ilhas Canárias, foi uma verdadeira surpresa. Terras áridas entre o intenso azul do mar e o preto da lava adormecida dão a esta ilha um grande encanto.
Tivemos apenas 3 dias em Lanzarote, mas foi suficiente para visitar os “principais pontos de interesse”.

Como chegar a Lanzarote

A forma mais rápida de chegar a Lanzarote é de avião. Nós apanhámos o avião a Madrid para Gran canaria por 39€/pessoa e voámos de Gran Canaria até Lanzarote com a Canaryfly  (25€/pessoa) e de Lanzarote até Tenerife pela Binter  (52€/pessoa). Na altura também pesquisei a opção de barco, mas o tempo entre ilhas era demasiado, não compensando a diferença de preços.

Onde Ficar

As opções são muitas e para todos os gostos.

Para rentabilizar os 3 dias, procurámos um alojamento que ficasse perto do aeroporto, numa zona relativamente central para visitar vários pontos da ilha, por isso, alugamos pelo booking uma casa no Porto de Carmen e pagámos 45€/noite. A localização foi ideal para visitar a ilha, ficávamos sempre à mesma distância dos diferentes pontos de interesse.

Quantos dias dedicar a Lanzarote

Para visitar o essencial, o ideal será 3-4 dias.

Quando ir

Podem visitar Lanzarote em qualquer altura do ano. A vantagem das Ilhas das Canárias é que proporcionam temperaturas amenas o ano inteiro. Não é por nada que são conhecidas como sendo as ilhas da eterna Primavera.

Transporte em Lanzarote

A melhor opção para visitar Lanzarote com liberdade máxima é alugando carro, pois vimos poucos transportes públicos. Alugámos carro pela Autoreisen que existe nas várias ilhas das Canárias e foi a que usamos nas 3 ilhas visitadas (Lanzarote; Gran canaria e Tenerife). O preço inclui seguro, condutor extra e até GPS. Se quiserem viajar descansados como nós, podem optar por pagar um pequeno extra para ter franquia zero.  Além disso, não é preciso caução nem cartão de crédito! Pagámos 38€/dia.

Uma situação curiosa que nos preocupou desnecessariamente foi o facto dos carros alugados estarem todos marcados com toques e riscados. O nosso inclusivamente, no fim do circuito de 3 dias tinha mais 3 ou 4 toques feitos por outros condutores e sem nós vermos. Entregámos o carro apreensivos que nos cobrassem os danos e até hoje nada, por isso recomendo a autoreisen sem dúvida.