sábado, 1 de abril de 2023

JORDÂNIA ROTEIRO DE 7 DIAS E GASTOS




Formações naturais, como imensos desfiladeiros, o rio Jordão, o mar Morto e uma das 7 maravilhas do mundo, estão entre os principais atrativos turísticos da Jordânia. Além disso, a Jordânia concentra um grande número de ruínas arqueológicas com milhares de anos de elevada importância histórica e religiosa.




A cidade de Petra (uma das 7 maravilhas do mundo) é um dos locais mais visitados da Jordânia.

Em Novembro, fizemos uma viagem de uma semana à Jordânia. Éramos um grupo de 6 pessoas e viemos de lá encantados com o país.

Vou descrever de forma sucinta o roteiro percorrido durante 7 dias e que correu muito bem.


DIA 1 - PORTUGAL / ROMA / AQABA

DIA 2 e 3 -  PETRA

DIA 4 - WADI MUSA / DANA / / AL KARAK / AMÃ

DIA 5 - JERASH / SALT / AMÃ

DIA 6 - MADABA / MONTE NEBO / MAR MORTO / AQABA

DIA 7 - AQABA/ ROMA / PORTUGAL 


DIA 1 - PORTUGAL / Roma / AQABA

Partida de Lisboa com destino a Roma, onde fizemos escala e depois seguimos para Aqaba.

Chegámos a Aqaba por volta das 13h, levantámos no aeroporto o carro alugado na DiscoverCars e prosseguimos até ao deserto Wadi Rum, que fica a 1h de distância (71Km) de Aqaba.

Já tínhamos uma excursão no deserto Wadi Rum reservada à empresa Desert Adventures. Esta excursão incluía um passeio de 4x4 de 4h pelo deserto conduzido por um beduíno (6 pessoas/veículo). Na reserva estava incluído a dormida na primeira noite em acampamento numa tenda, com jantar e pequeno almoço incluído.

Foi um dia fantástico, a explorar uma paisagem marciana, a observar as maravilhas feitas pela natureza com a erosão das rochas, a provar a comida típica da região, a experienciar acampar com os beduínos e a ver as estrelas à volta da fogueira.

  




DIA 2 - PETRA

Para ver Petra, arranjámos alojamento numa casa muito modesta perto de Wadi Musa, reservada pelo booking.
Tínhamos pequeno almoço incluído, o que nos permitiu saborear algumas das iguarias gastronómicas  da região. O anfitrião era muito simpático e deu-nos dicas para a nossa visita a Petra.


Um dos pratos que estava sempre na mesa do pequeno almoço era o humus, feito com ingredientes como grão, limão, alho e uma ou outra especiaria típica de lá.

Comíamos com o pão pita, que é um tipo de pão achatado, feito de farinha de trigo.

Também tínhamos um iogurte cremoso (labneh), com um toque levemente salgado que barrávamos no pão pita e cobríamos com mel ou doce.

Outro alimento que encontrámos no pequeno almoço, foram os Falafels, que são bolinhos fritos de grão de bico bem temperados.

Gostei de tudo, mas sou suspeita, porque sou um bom garfo e quase sempre gosto de tudo!




No segundo dia, visitámos a maravilhosa Petra “cidade rosa”, a cidade escavada pelos nabateus.

Conhecemos os mais importantes e representativos monumentos esculpidos na rochas, o tesouro, os túmulos de cores, os túmulos reais e o Mosteiro.





Quando pensei ir à Jordânia, pensei imediatamente no lugar mais importante a visitar e que é uma das 7 maravilhas do mundo - Petra.
O que eu não sabia, é que a fotografia que vemos como sendo o Tesouro e que todos conhecemos, é apenas uma pequena parte do lugar. É preciso pelo menos 2 dias de caminhada para explorar este sitio arqueológico que é gigantesco. Estima-se que só tenham escavado 15% de Petra e que os restantes 85%, ainda se encontrem enterrados.
Por esta razão, quando comprámos o Jordan Pass escolhemos o modelo que dava acesso a Petra durante 2 dias.



Quando saímos do alojamento e já dentro do carro para ir embora, fomos presenteamos com um pão pita por um vizinho da casa onde nos alojámos, vizinho esse com o qual nunca falámos. Esta ação fez-nos pensar se em Portugal teríamos uma atitude semelhante com estranhos, não acredito, mas contribuiu certamente para nós pensarmos mais em solidariedade para com os outros...


DIA 3 -  PEQUENA PETRA E PETRa 

A pequena Petra ou Al BeidHa, encontra-se a cerca de 9km a Norte de Petra. É outra cidade dos nabateus, muito semelhante a Petra, mas muito mais pequena. Para lá chegar, apanhámos cedo um autocarro em Petra.

Começámos o dia na pequena Petra e fizemos uma grande caminhada de cerca de 20Km até chegar novamente a Petra, já ao final do dia.

Farei um post apenas para falar de Petra e da Pequena Petra.

  

DIA 4 – WADI MUSA / DANA / AL KARAK / AMÃ

Wadi Musa

Para ver Petra, ficámos alojados muito próximo de Wadi Musa, que em árabe quer dizer Vale de Moisés.

Chamam-lhe assim, porque acreditam que Moisés caminhou pelo vale com os seus seguidores. Ao entrar em Petra pelo Siq, vemos os canais que foram construídos pelos nabateus para ligar Petra à água de Wadi Musa.

 


É uma cidade com muito pouco para ver, mas é a cidade mais próxima de Petra e por isso,  tem muitos hotéis e restaurantes, sendo uma excelente base para quem pretende visitar Petra por alguns dias.

Deixámos o alojamento e continuámos caminho sentido à capital Amã que ficava a cerca de 3 horas de viagem e onde tínhamos o próximo alojamento.

Dana

Pelo caminho parámos em Dana uma vila perto da cidade de Tafilah. Preserva muitos aspectos das aldeias jordanianas e lá encontra-se uma das principais reservas naturais da Jordânia com instalações de ecoturismo.


A foto mostra a vista geral da aldeia na borda de Dana Nature Reserve, com Wadi Araba e o deserto de Israel no fundo. Para quem gosta de caminhadas e tem tempo, há por lá muitos trilhos para explorar.

 À saída de Dana encontrámos um cemitério muito simples.

 

 Al Karak

Prosseguimos e fizemos mais uma paragem no Castelo de Karak. As ruínas são o que restou de um enorme castelo fortificado construído pelos Cavaleiros Cruzados em 1140.

O castelo encontra-se dentro das muralhas da cidade antiga de Kerak, no topo de uma colina com vista para o Mar Morto. A posição dominante, quase 1000m acima do nível do mar, permitiu o controle de toda a região e beneficiou o acesso dos cristãos ao Mar Vermelho.

Pelo que li, vale a pena entrar e visitar o castelo, mas nós estávamos com o tempo contado e não o fizemos.



Voltámos à estrada até chegar a Amã.

Estas foram algumas fotos que tirei pelo caminho. Nelas podemos ver muita pobreza, casas inacabadas com os pilares à vista, muitos terrenos sem vegetação.



Já a chegar a Amã vemos um trânsito caótico, construção desordenada, edifícios abandonados, em ruínas, carros velhos e danificados...



 

Em Amã, ficámos alojados num hotel muito modesto, mas suficiente para as nossas exigências e terminámos o dia a passear à noite pela cidade.


DIA 5 – JERASH / SALT / AMÃ

Jerash, ou Gerasa

Começámos o dia com a visita de Jerash (O jordan pass dava acesso gratuito a esta atração), que se encontra a cerca de 45km e a uma hora de distância de Amã.

É uma cidade com mais de três mil anos de história, conhecida pelo seu parque arqueológico e não é apenas a ruína de um monumento, mas uma cidade inteira que foi abandonada no século VIII, após vários terramotos. 

A foto abaixo à esquerda foi tirada à entrada de Jerash e na foto à direita, tirada já no interior de Jerash, vê-se um piso em mosaico do império romano.


Em Jerash encontramos diversos monumentos, uma porta de entrada gigantesca, fontes, praças, arcos, ruas com colunas, uma enorme praça oval, vários templos, um hipódromo (onde aconteciam demonstrações com gladiadores e corridas de carruagem com cavalos), igrejas e um anfiteatro com capacidade para 3000 pessoas. Todo o sitio arqueológico é enorme.


 






 

Salt

As-Salt ou simplesmente Salt, é um ponto desconhecido para o turismo, mas fica a apenas meia hora de carro de Amã. Foi recentemente nomeada Património da Unesco.

O centro histórico, com a sua interessante arquitetura de cor amarela, ruelas estreitas com muitas escadas, é um local único, que talvez pela falta de turismo, mantém a sua autenticidade.


As casas são construídas com material tradicional (pedra amarela), janelas em arco, pátios internos e telhados abobadados. Tudo muito pobre e inacabado.


 


Igrejas ortodoxas...


Passámos pela rua Hamma, onde visitámos o mercado local animado.  A rua fervilhava de gente, as bancas transbordavam de verduras, frutas, roupas, sapatos, doces, temperos, etc.


Demos um passeio pela praça Al Ain, originalmente um ponto de encontro de comerciantes no centro da cidade e onde hoje é ponto de encontro para eventos culturais.


Passar pelo mercado local, chegar à praça central e ouvir as orações islâmicas nos altifalantes, sem turismo, permitiu sentir a alma da cidade, muito diferente dos padrões europeus.

Amã 

Já ao fim do dia chegámos a Amã a tempo de apanhar o pôr do sol na Cidadela.

Amã é uma cidade antiga, com um centro caótico, lojas com artigos tradicionais e muitas mesquitas. Tem algumas atrações da época do romanos.

A principal delas é a Cidadela, lugar onde a cidade nasceu.

Por lá, temos uma bela vista de Amã, há ruínas de um castelo, de um templo dedicado ao deus Hércules e um pequeno museu.



 

 A outra atração em Amã é o teatro romano com capacidade para 6000 pessoas.

Os jordanianos são alegres e muito acolhedores. 

Em Amã a noite é muito forte com muitas lojas e restaurantes e vemos imensas pessoas na rua a passear. O frenesim é um pouco caótico, mas é o que torna encantadora esta cidade e faz com que seja muito agradável caminhar por lá. Não é bonita, mas na minha opinião numa viagem à Jordânia, é uma cidade que vale a pena conhecer.



DIA 6 – MADABA / MONTE NEBO / MAR MORTO / AQABA

Madaba

De amanhã cedo passámos por Madaba.

É conhecida como a Cidade dos Mosaicos. A produção de desenhos com pequenas pedras coloridas dominou Madaba durante a época romana. Segundo li há mosaicos espalhados por igrejas, fortificações e até mesmo dentro das casas das pessoas.

A grande atração turística é o Mapa de Madaba, um grande mosaico que cobre parte do piso da Igreja Ortodoxa de São Jorge. O mapa mostra a cidade de Jerusalém e é composto por 2 milhões de pequenas pedras coloridas. Nele estão desenhados vales, rios, cidades, palmeiras, animais, desertos, barcos etc...

Nós não entrámos nesta igreja porque a entrada pagava-se (não faz parte do Jordan pass), mas visitámos um museu bem próximo gratuitamente e onde também podemos ver muitos mosaicos bizantinos.





Em Madaba tive oportunidade de tirar uma foto com uma vendedora linda duma loja de roupa e que vestia um dos vestidos típicos de lá. Quanto aos vestidos de noiva parece que também se casam de branco.



Monte Nebo

Continuámos para o Monte Nebo, que fica a apenas 10km de Madaba, para admirar a vista panorâmica do Vale do Jordão e do Mar Morto desde a montanha. Para quem é religioso, é um lugar importante porque está mencionado na bíblia como sendo o último lugar visitado por Moisés e onde o profeta viu a terra prometida, à qual nunca chegaria.

O local tem uma pequena igreja memorial e alguns mosaicos bizantinos. Não entrámos porque cobravam 2,5€/pessoa e não nos pareceu que valesse o dinheiro. Além disso, o tempo estava nublado e as vistas não eram as melhores. 


Mar Morto

Neste mar, por causa do excesso de sal, não conseguimos ir ao fundo. Foi uma experiência muito divertida. Leia o post sobre o mar morto.

 

DIA 7 – AQABA

Aqaba  é uma cidade portuária da Jordânia, localizada na costa do Mar Vermelho e é onde ficam os resorts de férias.

Não é uma cidade encantadora, mas pelo que li a sua maior fama está nos seus recifes de coral, oferecendo alguns dos melhores locais de mergulho do mundo. 

A praia junto à povoação (Al Ghandour) era frequentada pelos locais, completamente vestidos e não víamos turistas de fato de banho, por isso, achámos melhor procurar uma praia mais virada para o turismo, onde pudéssemos estar "descascados" sem ter mirones a olhar para nós. 

Passámos a tarde na praia do Sul, que não era nada de especial.


Falando da cidade em si, tem pouco para ver e é muito menos interessante que Amã.


À noite, os jordanos (principalmente homens) juntam-se na praia (city Beach) a fumar, cantar, comer e a conviver.







Algumas dicas e gastos:

O Bilhete de avião custou-nos 235Eur, com escala em Roma.

Excursão no deserto Wadi Rum, com jantar, dormida e pequeno almoço, custou  aproximadamente 47eur/pessoa (35JD/pessoa) e correu tudo muito bem, pelo que recomendo a empresa Desert Adventures.

O Jordan Pass custou 112€/pessoa.

Para quem quer visitar Petra recomendo adquirir o Jordan Pass e o seu valor dependerá do nº de dias que pretende visitar Petra (https://www.jordanpass.jo/Contents/Prices.aspx).

Com este pass não precisamos de tratar do visto obrigatório para entrar na Jordânia e podemos entrar em mais de 40 atrações turísticas do país, tais como Petra, Citadela (Amã), Jerash, ou o deserto de Wadi Rum.

Fizemos as contas e visitando 2 dias Petra, o pass compensou bastante, comparando com o preço que pagaríamos comprando vistos e entradas nas atrações turísticas separadamente.

O carro alugado pela DiscoverCars ficou por 112Eur/pessoa (Éramos 6 e tivemos de reservar um carro maior que nos ficou mais caro).

IATI Seguros custou 22€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Petra, numa casa reservada pelo Booking custou 20€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Amã, numa casa reservada pelo Booking custou 28€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Aqaba, num hotel reservado pelo Booking custou 22€/pessoa.



Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros


 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRomaPugliaBari

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia 

Áustria: Viena 

 

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha


Ilha Grega

Creta

Sem comentários: