sábado, 21 de janeiro de 2023

PUGLIA - UMA SEMANA NO SUL DE ITÁLIA






Gosto muito de Itália. Já tinha estado no norte e centro, mas não conhecia o Sul.
Como só posso ter 15 dias de férias em Agosto e gosto de ter uns dias de praia para descansar e aproveitar os mares que têm águas quentes, achei que o Sul de Itália seria uma boa opção, mesmo sabendo que em época alta é difícil haver uma boa opção dada a quantidade de gente que anda por todo lado.
A viagem de duas semanas foram divididas numa semana em Creta e outra semana para Puglia (cano da bota de Itália), por isso voámos de Creta para Bari.


Resumo do roteiro de carro em Puglia:

Dia 1: Bari

Dia 2: Matera e Gravina

Dia 3: Polignano a Mare, Monopoli, Ostuni

Dia 4:  Alberobello e Marina beach Chiatona e Martina Franca

Dia 5: Punta Prosciutto e Baía de Porto Cesareo

Dia 6: Locorotondo ; Lecce e praia Padula Bianca

Dia 7: Praia Posto Vecchio de Pescoluse e praia Papeete Salento Beach 

Dia 8: Praia Torre Dell Orso e praia em Otranto


DIA 1: BARI

Em Bari alugámos um quarto para conhecer a cidade, onde estivemos um dia.

É uma cidade portuária pequena, por isso, um dia é suficiente para palmilhar os locais principais. Tem um bonito passeio à beira mar com belas vistas para o mar Adriático.

A cidade divide-se em cidade velha e cidade nova. Andar sem rumo pelas encantadoras ruas da cidade velha, é definitivamente das melhores coisas para fazer em Bari. 

O centro histórico é um labirinto de ruas estreitas rodeadas por belos edifícios que permanecem os mesmos desde os tempos medievais. Mas o que mais gostámos na cidade foi o seu ambiente autêntico, onde vimos, em ruas e praças pitorescas, pessoas de todas as idades a conversarem animadas em salas de estar improvisadas do lado de fora das suas casas.

 


DIA 2:  MATERA E GRAVINA

MATERA 

Matera é uma cidade obrigatória numa viagem por Puglia. É uma cidade em que os seus habitantes viviam em cavernas cavadas nas montanhas até à segunda metade do século XX. Declarada uma vergonha nacional pelo próprio presidente da República Italiano, conseguiu, no entanto, tornar-se Património Mundial da Unesco e uma cidade europeia escolhida como cenário para vários filmes (por ex:  A Paixão de Cristo ou Sem Tempo para Morrer, de Mel Gibson). É também considerada a cidade mais antiga da Europa.

 

GRAVINA

Gravina está localizada a meio caminho entre Bari e Matera e é conhecida pelo seu pitoresco centro histórico, produção de vinho local, várias igrejas, casas e túneis que passam por baixo da cidade.

Foi construída à beira de uma ravina e, como Matera, tem um bairro antigo com moradias e igrejas escavadas na encosta rochosa.

A atração mais famosa da cidade é a sua ponte. Foi construída no século 17, destruída por um terremoto em 1722, e mais tarde restaurada e reaproveitada como aqueduto.


DIA 3: POLIGNANO A MARE, MONOPOLI, OSTUNI

POLIGNANO A MARE

O centro histórico de Polignano a Mare é muito compacto, mas é tão labiríntico que nos perdemos nas suas pitorescas ruelas estreitas que serpenteiam entre belos edifícios e casas de cor branca, que fazem lembrar as ilhas gregas.

Polignano a Mare é construído no topo de penhascos. O Terrazza Santo Stefano, é uma varanda para o Mar Adriático que oferece a vista mais deslumbrante de Polignano a Mare, com a sua linda praia e imponentes falésias.


MONOPOLI

Monopoli é uma pequena cidade italiana no lado adriático da Apúlia (Puglia), que não está normalmente na "lista obrigatória" da maioria dos visitantes de Puglia. Isto deve-se porque não tem nada em particular que a faça famosa, como a arquitetura barroca em Lecce ou casas de trulli em Alberobello.

Porém, é uma cidade muito bonita, com um agradável passeio marítimo e um centro histórico bem preservado e encantador.

OSTUNI

Chamam-lhe a “dama” branca, pois destaca-se claramente entre o verde das oliveiras e o azul do mar. As casas do centro histórico são totalmente pintadas com cal branca, adornadas com detalhes e flores. É uma vila muito animada, com muitos bares e restaurantes nas suas ruas estreitas. Tem encostas íngremes e muitos degraus e as ruas com as suas casas brancas, fazem lembrar as ilhas gregas. Apontada muitas vezes como a pérola da Puglia.


DIA 4: ALBEROBELLO; MARINA BEACH CHIATONA E MARTINA FRANCA

ALBEROBELLO 

Considerada a capital dos Trulli (típicas casinhas redondas de pedra com telhados em cone), Alberobello é sem dúvida uma das vilas mais pitorescas que já fui até hoje. Esta vila é Património da Humanidade pela Unesco.

MARINA BEACH CHIATONA

Marina di Chiatona, na costa ocidental do Golfo de Taranto, faz parte da área de Massafra, junto ao Mar Jónico.
A longa praia de areia, muito popular, estende-se por vários quilómetros. A parte central tem vários resorts de praia, hotéis e restaurantes.
A praia é bonita com areia fina, o mar limpo, transparente e quente. Tem muitas praias privadas, alternando com praias livres, onde podemos facilmente encontrar um lugar.
O estacionamento, por outro lado, é bastante problemático.


MARTINA FRANCA

Martina Franca é um exemplo único do estilo Barroco que encanta os visitantes. Encontra-se rodeado por uma parede de portas barrocas que também dão lugar a ruelas estreitas e sinuosas e edifícios com fachadas brancas adornadas com flores e varandas de ferro forjado.  

DIA 5: PUNTA PROSCIUTTO E BAÍA DE PORTO CESAREO

PUNTA PROSCIUTTO

É uma área à beira-mar, no território norte do município de Porto Cesáreo, com vista para o Mar Jónico em Puglia. A praia é limpa, com alguns bares/restaurantes à disposição. A água é espetacular, clarinha, calma, muito rasa, e quentinha! Definitivamente recomendo e vale a pena passar por lá uns dias. Fomos apenas um dia e chegámos cedo, pois em Agosto costuma ficar lotada. Foi um dia muito bem passado.

PORTO CESAREO

Porto Cesareo é uma vila portuária  localizada na península de Salento, no Sul de Itália.

Toda a área em volta do Porto Cesareo é famosa pelas suas belas praias e águas rasas e cristalinas.

As praias da região são de areia branca, água azul turquesa e praticamente sem ondas. Uma piscina natural salgada. É uma excelente região para relaxar e desfrutar da água quente a cerca de 26ºC.

 


Este foi o percurso que fizemos nos primeiros 5 dias.



DIA 6: LOCOROTONDO; LECCE E PRAIA PADULA BIANCA

LOCOROTONDO

Esta vila é cercada por muralhas e o centro histórico fica no topo de uma colina. É mais uma vila incrível, onde nos perdemos pelas ruas estreitas e circulares pavimentadas com pedras, com lojas encantadoras, casas brancas com varandas floridas e por onde circulam apenas as pessoas.


LECCE

Lecce está localizada no sul de Puglia, é a principal cidade de Salento e é uma das grandes atrações da região. 

A cidade de Lecce é uma mistura de diferentes culturas que deixaram a sua marca e tradição. 

Ficou conhecida principalmente por ser uma cidade barroca por excelência, pela pedra típica da cidade, pelas especialidades culinárias e pelas várias igrejas. É uma cidade bonita, mas merece ser visitada fora dos meses mais turísticos, porque em Agosto estava de tal modo povoado, que perdeu o encantamento.



DIA 7: PRAIA POSTO VECCHIO DE PESCOLUSE E PRAIA PAPEETE SALENTO 

Na região de Pescoluse fomos dar uns mergulhos na praia Posto Vecchio e Papeete Salento. O que mais caracteriza as praias de Pescoluse são as longas extensões de areia branca e fina, as águas pouco profundas e cristalinas.

A praia é protegida por dunas cobertas de vegetação.

Tomar banho naquele mar quentinho foi muito bom. Como as praias onde fomos eram relativamente grandes, as pessoas por lá, dispersavam-se mais, não se notando tanto as multidões que chegámos a encontrar noutras praias.


POSTO VECHIO


PRAIA PAPEETE SALENTO 



DIA 8: PRAIA TORRE DELL ORSO E PRAIA OTRANTO

TORRE DELL ORSO

A praia Torre dell'Orso desdobra-se em meia-lua entre duas falésias.

Subindo uma das falésias sem dificuldade, conseguimos, lá do alto, ter uma bela vista sobre a praia e sobre dois rochedos a que chamam "As duas irmãs".
A praia é bonita com água quentinha (24 graus), mas começou a ficar cheia a partir das 11h. É mais uma praia, que embora bonita com água azul e cristalina, perde com o excesso de turismo. Acredito que se visitasse a praia no início de junho ou final de setembro, o aspeto seria outro e teria possivelmente o estatuto de paraíso.

 

OTRANTO

Otranto é uma cidade situada na costa do adriático na região do Salento, província de Lecce.

É a cidade mais oriental do país, por isso é considerada a porta do oriente.

Tem um centro histórico reconhecido em 2010 como Património Cultural pela Unesco.

Tem um castelo (Castelo Aragonês), mas a principal atração é a catedral da Anunciação, que conserva um mosaico que cobre quase todo o chão da igreja, com mais de 16m.

 

A cidade tem 2 pequenas praias gratuitas. A praia mais próxima do centro histórico, estende-se mesmo ao lado do pequeno porto e é bem visível da zona do passeio marítimo à beira-mar. Tem uma extensão não muito grande de areia, inserida num contexto encantador.

Foi nesta praia que aproveitámos para dar os últimos mergulhos em Puglia.




O mapa mostra o percurso que fizemos nos últimos 3 dias.



Como chegámos e dormida em Puglia

Voámos de Chania (Creta) para Bari, pela Ryanair, mas há voos diretos de Portugal para Bari.

Aluguer do carro: antes da viagem, reservámos um carro pela DoyouItaly (Agência de aluguer Italiana), um processo difícil com muitas complicações e que nos fizeram perder dinheiro, por isso não recomendo. Mais tarde descobri a agência discovery cars que é muito mais viável. Caso tenha interesse, reserve por aqui.

As 3 dormidas foram todas reservadas pelo airbnb. Na primeira noite ficámos alojados em Bari, depois ficámos 3 noites em Locorotondo e 3 noites em Taurisano. Fiquei satisfeita com a relação qualidade preço de todos os alojamentos, porém, tenho a dizer que o processo de reserva foi difícil, pois todos os alojamentos que ficavam mais próximo do mar eram bastante dispendiosos, pelo que optámos por ficar afastados da costa, uma vez que o objetivo era andar a "saltar" de praia em praia e de vila em vila.

 

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:


- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros



 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRoma;

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia 

Áustria: Viena 

 

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha


Ilha Grega

Creta


 



Sem comentários: