sábado, 13 de janeiro de 2024

VARADERO A GASTAR POUCO

Varadero é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, sendo o destino mais visitado em Cuba juntamente com a capital Havana. Fica a 1h de carro de Havana (150km) e é uma península com comprimento de 20km de praia de areia branca, mar calmo e águas cristalinas. Os hotéis mais simples ficam no início da Península e os grandes resorts ficam depois.

Varadero é turístico demais, pois tudo o que é feito por lá é direcionado para os turistas, aliás se não fossem os turistas nem sei o que seria de Varadero…!

Por causa da sua fama e pela existência de muitos resorts de tudo incluído, viajar para Varadero é considerado caro, mas não tem de ser caro se a opção for fugir aos resorts.

Eu faço parte dos viajantes que não gostam de resorts e que procura uma experiência mais autêntica, por isso optei por alugar uma casa pelo airbnb que ficava localizada logo no início da Península.

Fiquei muito satisfeita com a opção que tomei, porque embora não tenha usufruído das regalias dos resorts, consegui vivenciar o dia-a-dia do povo cubano.

Tópicos deste artigo:

A noite
O alojamento
O supermercado

Nota:  Trocámos os euros ao câmbio de 230 pesos (1€=230pesos) e pagámos tudo em pesos. Os valores neste artigo são dados em euros depois de calculada a conversão.

AS PRAIAS

Varadero é uma península cercada por praias de todos os lados. A cor da água normalmente é azul-turquesa, cristalina e quentinha. Porém, não tivemos muita sorte e apanhámos mau tempo com vento e alguma chuva que contribuiu para mudar o cenário de Varadero. O mar tinha ondas, a água adquiriu algumas algas que lhe retirou a transparência e não estava quente como era suposto. Conclusão: ficámos desiludidos com as férias em Varadero.
Como já tenho dito em vários posts, o tempo, a época ou até a nossa saúde, determina a experiência que temos de um lugar. Assim, não poderei dizer que Varadero é mau, o que poderei dizer é que o tempo não ajudou a ter as férias de praia que idealizávamos.
Contudo, tentámos não alimentar tristezas e aproveitámos o que Varadero tem para oferecer para além da praia (que não é muito!).
Nestas coisas sou sempre optimista, pior teria sido se tivesse havido um problema de saúde, mas como não houve, ficou a experiência por Varadero.
As praias não têm um nome, chamam-se todas Varadero e o que as distingue é sua localização.
Todas as praias são públicas, mesmo as que se encontram em frente aos resorts.
Para visitá-las há um autocarro turístico que passa em várias paragens de 20 em 20 min. Podemos descer e subir a vezes que quisermos e o valor por pessoa é de 5€. Com certeza que para os cubanos é bem mais barato, mas não sei se teríamos alguma forma de ter pago o mesmo que eles.
Segundo li, as melhores praias em Varadero ficam em frente ao Resort Melia las Americas; Breezes Hotel e Marina. Percorremos todas estas praias num dia de vento e com bandeira vermelha em todas elas e nenhuma parecia paradisíaca.
As fotos que tirámos foram em alguns momentos que apanhámos de sol e no último dia em que o tempo melhorou e já deu para aproveitar o mar.

OS MERCADOS

O Mercado Agrícola

Em Varadero só há mercado aos sábados de manhã.
Como não tínhamos supermercados onde comprar comida, pensámos que o mercado seria a oportunidade para comprar fruta. O mercado era, no entanto, um pequeno lugar de produtos agrícolas com apenas um conjunto de bancadas atafulhadas de gente barulhenta e suada a vender poucos produtos.
Havia uma bancada com carne de porco, uma espécie de presuntos manuseados por homens com facas e sem luvas.
Um lugar pouco apetecível para comprar o que quer que fosse.

O mercado Artesanal

Espalhados por Varadero encontram-se vários aglomerados de barracas que vendem artesanato, roupas e lembranças a preços acessíveis.

OS TRANSPORTES

Para ir para Varadero apanhámos em Havana o autocarro da Viazul. Instalámos a App e comprámos os bilhetes online que nos ficaram a 9€/pessoa e a viagem durou 3h, com uma paragem de meia hora pelo meio num café para beber um mojito.

Como o nosso alojamento em Havana ficava a 3km da estação e as mochilas eram pesadas, alugámos um Tuc tuc por 800 pesos (cerca de 5,3€) que levou as mochilas e dois de nós. Os três restantes foram a pé e mais leves e o caminho fez-se muito bem.

De Varadero para o Aeroporto mesmo com dois dias de antecedência perdemos o horário do autocarro que nos poderia ter levado ao aeroporto por 11€/pessoa, por isso, negociámos com um taxista que encontrámos em Varadero o valor de 110€, ficando o caminho por 22€/pessoa.

Já em Varadero se quisermos conhecer toda a sua extensão, há um autocarro que passa de 20 em 20min e que pára em várias paragens. Para andar nele pagámos 5Eur/pessoa e o bilhete dá para o dia todo.

Para andar em Varadero, há para todos os preços e gostos: táxis, tuc tuc's, carros antigos, autocarros turísticos ou até cavalos.

OS RESTAURANTES

Varadero tem boas opções de restaurantes, desde os mais baratos aos mais caros e turísticos.

Fomos a vários restaurantes, mas vou falar apenas dos que mais gostámos.

La Vicaria

Comemos uma enorme e saborosa lagosta. Gostámos tanto da primeira vez, que repetimos no dia seguinte. Pagámos cerca de 8€/pessoa.

Melaito Cafetaria

Pedimos lagosta que veio acompanhada de arroz feijão verde e puré de abóbora. O prato custou em média 8€/pessoa. Havia outros peixes e carnes mais económicos.

Casa de mel

Comi uma maravilhosa paelha cubana por 8,5€/pessoa. A lagosta também era boa, mas em Havana e na Vicaria foi melhor.

A Cisterna

Pedimos 3 pratos diferentes e os pratos de peixe foram os melhores servidos. O prato principal vem sempre com salada, arroz e feijão preto. Comemos por 9€/pessoa. Os dois anteriores destacam-se deste restaurante.

AS BEBIDAS

Uma vez que o tempo não estava de feição, aproveitámos para beber muitas bebidas típicas como pina coladas, daiquiris, cubas libres, cervejas e caipirinhas.

Parque Josone: O parque é uma antiga mansão perto da praia. Possui nove hectares de vegetação e os visitantes podem realizar um passeio de barco ou jogar mini golf.
Tem uma piscina, um restaurante e um bar perto do lago. Foi lá que bebemos a melhor pina colada e o melhor daiquiri de morango em Cuba!!

Dica: Para quem quer gastar pouco e ficar alojado fora dos resorts, a localização recomendada é próxima deste parque para poder usufruir de boa praia e ficar mais perto dos bares com mais movimento. De notar que o lado sul só tem resorts e o lado norte é mais "morto" sem movimento noturno.

Factoria Varadero 43 Cerveceria – Minifábrica,  fora da rua principal e em frente à praia, que produz cerveja artesanal 100% orgânica, sem aditivos ou conservantes. A decoração é alusiva a uma fábrica e o ambiente é agradável. Quando chegámos estava vazio (não havia muito turismo em Cuba). O lugar também serve comida, mas a estrela da casa é a cerveja, sendo as torres de cerveja muito populares. A nós chegou-nos duas diferentes que vieram servidas em canecas de 0,5l. O preço foi bom e o sabor também.

A NOITE DE VARADERO

Perguntámos por um lugar onde poderíamos ouvir música cubana e recomendaram-nos ir até à rua 64. Como estávamos na rua 35, fazíamos todos os dias uma caminhada grande, depois do jantar, para irmos beber uma caipirinha e ouvir música.
Dado o pouco turismo que havia em Varadero, não tínhamos muitas opções e a rua 64 era a mais movimentada, com restaurantes e bares.

No Cuban Rhythms assistimos a música ao vivo cubana e a um espetáculo de dança e outro de artes circenses. O espetáculo de dança repetiu-se nos dois dias seguidos que fomos ao local.

Bem perto da rua 64 também fomos um dia beber um daiquiri ao bar dos Beatles, onde todos os dias tinha uma banda a tocar música rock. Foi neste bar que percebemos o quanto ganhámos por trocar euros por pesos. Pedimos 5 bebidas e no fim quando pedimos a conta o empregado pediu-nos 20USD. Depois de dizermos que queríamos pagar em pesos, pediu-nos 2300 pesos que equivalem a 10€!!!

ALOJAMENTO

As praias que ficam no Pueblo, onde moram os cubanos de Varadero são mais urbanizadas e com mais infraestruturas.
A Avenida Primera (Na principal rua da cidade), é onde existem os restaurantes, cafés a agências de turismo.

Em Varadero ficámos alojados na avenida segunda, na Casa Mercedita, uma casa particular alugada no airbnb, próximo da praia e próximo de muitos restaurantes.
O alojamento ficou por 53€/noite ou seja pagámos 10,6€/pessoa/noite. Também ficámos bastante satisfeitos com a opção.  A casa era limpa com 2 casas de banho privativas e tinha todas as condições para fazer refeições, porém como não tínhamos supermercados para comprar alimentos, optámos por comer sempre em restaurantes/cafés que não eram dispendiosos.

Esta foi a minha escolha, porque, por um lado é uma escolha mais económica, por outro, como já disse anteriormente não gosto de resorts com pulseirinha e em terceiro, para perceber como era o dia a dia dos cubanos, coisa que, nunca aconteceria se tivéssemos ficado num resort.

OS SUPERMERCADOS QUE NÃO EXISTIAM

Em Cuba não há supermercados como encontramos em muitos países do mundo. Há um sistema de racionamento.  Os cubanos têm livro de senhas de racionamento por pessoa - chamado libreta ou caderneta -  Os bens são distribuídos numa série de lojas de bairro, distintas conforme o tipo de alimentos. Cada loja tem um funcionário que regista a quantia relativa a cada família.
No 1º dia em Varadero ainda fomos procurar uma padaria, mas a única que encontrámos às 10h já tinha vendido todo o pão daquele dia e que é racionado.
Calculámos que a filas para o pão diariamente fossem grandes, por isso, optámos por comer pão nas cafeterias onde comíamos sandes a menos de 5€.
As padarias que não sejam abrangidas pelo racionamento, onde qualquer um pode comprar pão, são escassas e pelo que ouvimos o preço é quatro vezes mais elevado do que as padarias racionadas.

É possível comprar comida fora do sistema em lojas caríssimas que aceitam dólares, mas um Cubano normal que trabalha para o estado a receber 20Eur/mês não pode dar-se ao luxo de fazer compras nestas lojas, por isso, tem de se governar com o cabaz mensal do estado, que segundo dizem não dá para um mês completo.
Entrámos numa dessas lojas onde vimos pouquíssimos alimentos e onde um litro de leite custava 4,10USD e um litro de azeite 14,70USD.

Leia também:

Informações Básicas:

VISTO

Os Portugueses precisam de Visto para entrarem em Cuba. É possível obtê-lo online mas nós comprámos na agencia abreu no aeroporto de Lisboa por 50€/pessoa.

DINHEIRO

O ideal é levar euros e trocar por pesos na cidade (no aeroporto o câmbio não compensa). Sugiro também andar com moedas, pois em qualquer bar ou restaurante há muitas vezes uma banda a atuar e passam sempre por nós para dar gorjeta. Dei muitas gorjetas em Cuba!

VACINAS

Não são obrigatórias vacinas mas são recomendadas. É opção de cada um mas nós não tomámos.

DOCUMENTOS

É preciso apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses e prova do endereço onde ficaremos hospedados. Nós precisámos principalmente desta informação quando preenchemos o formulário obrigatório antes de embarcarmos. Recomendo que preencham o formulário antecipadamente pois ele  pode ser preenchidoa partir de 48 horas antes do voo no site https://dviajeros.mitrans.gob.cu/inicio

SEGURO VIAGEM

O seguro de viagem é obrigatório para entrar no país e a apólice deve ter no mínimo 10000€ para as despesas médicas e hospitalares. Os hospitais em cuba só atendem gratuitamente quem mora no país. Fizemos o seguro de viagem pela Iati que nos custou 32€/pessoa. Se quiser fazer um seguro recomendo a Iati que pode reservar aqui.

INTERNET EM CUBA

Em Cuba existem muito poucos locais onde a internet é de graça. Mesmo que o local tenhaa rede wi-fi, temos de comprar um cartão que dá acesso à internet.

Os cartões são vendidos nos comércios locais e nas lojas da Etecsa(empresa estatal de comunicação), e custam cerca de 1,5CUC/hora. A velocidade é que não é grande coisa e ia frequentemente abaixo.

AJUDA

Quase nada se compra em Cuba, por isso pode levar tudo o que puder levar que eles aceitam de bom grado. Alguns exemplos são: Pasta e escova de dentes; sabonete; Shampoo; papel higiénico; medicamentos (paracetemol; Ibuprofeno)

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

EUROPA:

São Tomé: Roteiro

AMÉRICA CENTRAL:

Varadero

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares EspanholasPalma de MaiorcaIbizaFormenteraMenorca

Ilhas Canárias Espanholas:

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas