quinta-feira, 8 de novembro de 2018

NORUEGA PARTE 4 - BERGEN EM 1 DIA

Continuação da viagem à Noruega parte 1, parte 2 e parte 3...

Bergen já foi a capital da Noruega e é a 2º cidade maior do país com 250 000 habitantes. Como está cercada de fiordes (vales rochosos preenchidos por água do mar), torna-se o ponto de partida ideal para os conhecer.
É conhecida por ser a cidade com mais dias de chuva da Europa, mas nós tivemos sorte e não apanhámos chuva.
Quando chegámos a Bergen estacionámos num parque de estacionamento enorme chamado Bygarasjen onde pagámos 150NOK (Aprox 15€) por um dia inteiro. Verificámos que dentro da cidade o valor dos parques de estacionamento anda à volta dos 22€/dia. O parque está bem localizado, pois em 15min a pé chegámos ao centro da cidade.

Passeando pela cidade chegámos a Bryggen que é um antigo cais caracterizado por ter várias casas medievais típicas e coloridas que fazem o local muito pitoresco. Estas casas são Património Mundial da Unesco. Era desde Bryggen que era exportada a pesca e importado os cereais dos países bálticos.

Junto ao porto na rua encontrámos o mercado de peixe a céu aberto em barracas de toldo vermelho.

No mercado encontrámos diversos produtos característicos da Noruega tais como peixes diversos, mariscos e até carne de baleia e alce.
Provei a carne de baleia e não apreciei!
Os preços das refeições não são baratos tendo em conta que a quantidade no prato também era reduzida. Por exemplo um prato de salmão como na foto custava 30€.

Às 14h apanhámos o barco no porto para fazer um cruzeiro de 3h de catamaran. Pagámos 65€/adulto e 38€/criança.
O percurso foi Bergen até Mostraumen ao longo do Osterfjord na província de Hordaland. Ao longo do percurso o fiorde vai tornando-se mais estreito e ficámos cercados de montanhas com várias cascatas pelo caminho.

No final do fiorde existe um lugar idílico que é Modalen com apenas 380 moradores. Aqui fizemos uma breve paragem para observar as pitorescas e coloridas casas de madeira. O local é ainda presenteado com 2 cascatas enormes de cada lado das montanhas. Tínhamos chegado ao paraíso!

Fizemos uma paragem na cascata Hesjedalsfossen.

Depois do passeio de barco subimos ao miradouro do monte Floyen apanhando um teleférico (Floibanen) que fica a poucos metros do mercado do peixe no porto. O bilhete custou 9€/ pessoa.
Lá em cima a vista sobre a cidade é fantástica.

Ainda lá em cima fizemos um passeio até a um lago, onde tirámos umas fotos bonitas do reflexo da vegetação sobre o lago.

As crianças tiveram sorte porque neste miradouro havia um parque para elas descarregarem as energias.

Bergen deixou-me encantada pela sua baía, casas típicas de madeira, zona histórica, vistas sobre a cidades e montanhas que a rodeiam.

Curiosidades da Noruega parte 4:

- A Noruega é o 2º maior exportador de pesca do mundo. Cerca de 30% de toda a sua exportação de bacalhau é para Portugal. Quando andámos por lá nunca vimos uma peixaria e nos supermercados apenas podíamos comprar peixe embalado. Disseram-nos inclusivamente que a Noruega manda muito peixe para a China para filetar e volta a importar baixando assim o preço do peixe porque assim pagam menos impostos.

- Aos Domingos as lojas, supermercados, mercados ou por exemplo farmácias encerram.

- Para não se surpreender com o custo de vida, fique a saber que um café custa entre 2 a 3€, uma bola de pão custa cerca de 1€, 4 iogurtes custam cerca de 2€, um almoço ou jantar que não seja fast food, nunca custa menos de 30€ e um quilo de maças ou peras anda à volta de 3€.

-  Pessoas com mobilidade reduzida: A Noruega é um país que se preocupa bastante em dar condições a este tipo de pessoas. Em qualquer lugar, mesmo no meio de montanhas há casas de banho para pessoas em cadeira de rodas, como era o caso da minha mãe.