sexta-feira, 6 de maio de 2022

PRAGA - ROTEIRO DE 2 DIAS




Conhecida como a “Cidade das Cem Cúpulas”, Praga é uma cidade que impressiona, desde o primeiro instante, pela grande coleção de monumentos e construções de grande valor arquitetónico que misturam estilos góticos renascentistas e barrocos.

Em 1992, com a separação do país em dois (República Checa + Eslováquia), Praga deixou de ser a capital da Checoslováquia e passou a ser capital da República Checa. Nesse ano, o centro histórico de Praga foi incluído na lista de Património Mundial da Unesco.

Cortada pelo Rio Moldava (ou Vltava), Praga é a maior cidade da República Checa. De um lado fica a Cidade Baixa (Malá Strana) e o Distrito do Castelo e do outro lado fica a Cidade velha (Staré Mesto), a Cidade Nova (Nové Mestro) e o Bairro Judaico.


                               


Em 2021 estivemos por lá 2 dias no Inverno e é com base nessa experiência que sugiro o seguinte roteiro:


Dia 1 - Visitar a cidade velha e cidade nova: Praça antiga; Torre da Pólvora; Ponte Carlos; Bairro Judeu; Casa dançante e arredores; Praça Venceslau; Museu dos sentidos ou outro museu qualquer que aprecie.

Dia 2 -  Visitar a Cidade Baixa: Castelo de Praga e as suas diversas atrações (Catedral de São Vito, Palácio Lobkowicz, museus e outros pontos de interesse); fazer também um passeio pelas estátuas insólitas de Praga.


O que vou descrever de seguida não seguiu bem esta ordem, porque o primeiro dia estava chuvoso e como sabíamos que no segundo dia ia estar sol, decidimos concentrar quase tudo no segundo dia.
 
Praga para mim é uma cidade linda com muitas atrações e vale a pena caminhar pelas suas ruas e apreciar.


PRIMEIRO DIA

No primeiro dia andámos por Praga observando a arquitectura dos edifícios. A cidade é limpa e os prédios são maravilhosos, com muitas cores e detalhes. Andamos sempre com o pescoço inclinado para cima a apreciá-los. As fotos abaixo dos edifícios demonstram a sua beleza.


 




 



 

Reparem no pormenor na fachada da galeria abaixo. 


  

Teatro Nacional

No Teatro Nacional pode ver-se ópera, bailado e teatros. O prédio tem uma arquitetura bastante detalhada por fora que chama atenção. 




Orla do Rio Moldava

Passamos pela ponte D. Carlos e virámos à direita para uma caminhada na orla do Rio Moldava (Vltava) em direção à Casa Dançante. Não me canso de dizer que caminhar por Praga observando os seus edifícios e monumentos arquitetónicos é um passeio altamente recomendável (Nem precisamos entrar em nenhum dos edifícios, porque por fora já são uma atração). O trajeto entre a Ponte Carlos e a Casa Dançante é maravilhoso.

 







  



 

Na foto vê-se a casa dançante ao fundo, próximo do rio Vltava.





 

Dancing House (Casa Dançante)


É uma das atracões mais procuradas na Cidade Nova, pela sua arquitetura original. No local que se encontra, caiu uma bomba na 2ª Guerra Mundial, destruindo o prédio que lá existia.

O prédio dançante, é uma construção marcante que surgiu em Praga depois da Revolução de Veludo em 1989 (Revolução que conseguiu derrubar de forma pacífica o regime comunista na Checoslováquia e abrir caminho para reformas económicas e democráticas).  Os arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry fizeram uma espécie de homenagem ao casal de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers, e se observarmos com atenção podemos imaginar que o prédio tem o formato de 2 corpos a dançar.  A sua forma lembra também a alegre liberdade, que surgiu depois da queda do regime comunista.


 


A sua forma proporciona fotos incríveis.



Republic Square

A Praça da República é uma das principais praças da cidade, entre a Cidade Velha e Cidade Nova. Aqui estão alguns dos mais importantes edifícios, como Dum U Hybernu, Torre da Pólvora, a Câmara Municipal, o Centro Comercial Palladium.


 


Shopping Center Palladium

Este é dos maiores centros comerciais de Praga.


 

A praça também tem imensos restaurantes e cafés onde os mais gulosos podem arregalar a vista e o paladar.

 

Como começou a chover decidimos visitar um museu e a escolha foi do Alex com 11 anos e que aproveita todas as oportunidades para se divertir.

Museu dos sentidos

Vale a pena ir principalmente se tiver crianças. Para nós foi ainda melhor porque tinha muito pouca gente e não tivemos que esperar por ninguém e pudemos fazer tudo com calma.
São muitas as ilusões que permitem tirar umas fotos bem giras.










 

 


  

Quando saímos do museu, já tinha parado de chover e continuámos a deambular pela cidade sem rumo, somente a apreciar o que íamos vendo.
No Inverno começa a anoitecer às 16h da tarde e temos que ver muita coisa já de noite.

 


 



 

 


Praça Venceslau

Chegámos à  praça Venceslau que não é bem uma praça, mas sim uma área livre que corta diversas ruas. Inicialmente era um mercado de cavalos, mas hoje é rodeada por restaurantes e lojas. Esta praça ficou famosa por 2 eventos históricos recentes do país: o fim da Primavera de Praga (revolta de intelectuais que reclamavam liberdade de expressão) e a manifestação contra a repressão policial que levou à Revolução de Veludo e queda do Comunismo.

O Museu Nacional de Praga é um dos principais museus de Praga e fica situado no fim da praça de Venceslau.

A praça faz parte do centro histórico de Praga e é Património Mundial da Unesco.



New Town Hall

O New Town está situada entre a Vodickova street e a Praça Carlos (Karlovo Namesti) na Cidade Nova, e é um dos edifícios mais importantes desta parte da Cidade e foi concebido para ser um centro de administração.




Durante o passeio fomos encontrando várias estátuas características da cidade. Fiz um post a falar apenas sobre essas estátuas.

Nas fotos podem ver um homem e uma mulher pendurada.

 





Abaixo podem ver a cara de Franz Khafka em homenagem a um dos escritores mais famosos do mundo.
Esta escultura fica numa espécie de shopping na Quadrio Business Centre.


  


Numa papelaria vimos uma obra incrível dum gorila feito com lápis de cor e no shopping Palácio de Lucerna encontrámos outra obra curiosa dum cavalo ao contrário.


 


SEGUNDO DIA

Como o dia estava bonito, andámos por todo o lado para apreciarmos a beleza da cidade em todo o seu esplendor.

Como já referi a cidade velha de Praga é a parte mais antiga de Praga e que resultou de muitos estilos diferentes ao longo dos anos.

A cidade conta com um centro antigo bem preservado, com edifícios excecionais e ruas estreitas que se abrem para praças espetaculares. 

Os ex-libris da cidade velha são a praça da cidade velha, a Câmara Municipal com o seu relógio astronómico e a Ponte Carlos que é uma das pontes mais famosas do mundo.

 




 
Torre de Pólvora

Na entrada da cidade velha encontramos a Torre de Pólvora que era uma das 13 entradas da cidade velha.  Ficou conhecida por Torre de Pólvora depois de ter sido usada no passado para armazenar pólvora. É possível pagar para subir à torre e ver as vistas.



 


Ao lado da torre de Pólvora está a Câmara Municipal, um dos edifícios de estilo nouveau mais importantes de Praga. No seu interior há salas com exposições.



Celetna Street

Celetna estende-se da Praça da cidade velha até à Torre de Pólvora e é a rua mais importante e famosa da cidade velha, onde vemos vários edifícios com distintos estilos arquitectónicos dos últimos 4 séculos. Neles podemos ver desenhos de animais e pássaros.
Hoje, existem muitas lojas e restaurantes que se misturam harmoniosamente com o antigo conjunto arquitectónico.




House of the Black Madonna 

Caminhando pela Celetna Street, vemos vários bares e restaurantes e encontramos o Café Orient num edifício que parece diferente dos outros estilos de arquitetura que encontramos nesta parte da cidade, na verdade é a Casa da Madonna Negra. É um museu dedicado à arquitetura cubista em Praga.


Na rua Celetná encontramos também o museu da Madame Tusseau.


Praça da cidade Velha

No centro da Cidade Velha, encontramos a praça da cidade velha que é um dos lugares mais bonitos de Praga. É também considerada uma das maiores e mais belas praças da europa. Todos os edifícios da praça são extraordinários.
De seguida, destaco os mais importantes.


Igreja de Nossa Senhora de Týn

A Igreja de Nossa Senhora de Týn é um dos edifícios góticos impressionantes de Praga é facilmente reconhecida pelas suas torres pretas, que têm alturas diferentes.

A entrada fica meio escondida, atrás dos restaurantes que contornam a praça e que, acabam por tapar a visualização da sua fachada.

Embora fosse época natalícia os mercados estavam encerrados por serem tempos de covid.






Palácio Kinský

A fachada maravilhosa do palácio em tons brancos e rosa, destaca-se dos restantes edifícios da praça.



Casa Sino de Pedra

A Casa Sino de Pedra é mais um exemplo da arquitetura gótica na cidade de Praga. Este nome surgiu devido à existência de um sino de pedra, que podemos ver na esquina da casa (ver foto abaixo).
O interior da Casa é um espaço para exposições de arte, uma livraria e um café.



Antiga Câmara Municipal 

O edifício da Câmara Municipal tem um relógio astronómico medieval (Orloj) considerado dos pontos mais emblemáticos de Praga. É um dos mais antigos e elaborados do mundo. Além de marcar as horas, também indica as fases da lua e o movimento das estrelas. A todas as horas, 12 apóstolos saem por uma janela do relógio e desfilam para os turistas. 




Igreja de São Nicolau

A alguns passos do relógio astronómico medieval está a enorme igreja de São Nicolau. O que a distingue ao longe é a sua cúpula verde. O teto foi construído de cobre que com o tempo tornou-se verde.

 

Dum U Minuty 

É um edifício mesmo incrível localizado entre a Praça da Cidade Velha e a Praça Male Namesti, com todo o exterior coberto de decoração sgraffito (desenhos que consistem numa técnica de raspagem muito trabalhosa na argamassa). Foi a casa de infância de Franz Kafka.




 


Praça Male Namesti

A poucos metros da Praça da Cidade velha fica a bonita praça Male Namesti. A praça está cheia edifícios coloridos e no centro vemos uma fonte com uma decoração em ferro.
Também encontramos nesta praça o Hard rock café.






 
Pelas ruas paralelas e próximas da praça encontramos mais edifícios maravilhosos.





 



Continuámos caminho pela margem do rio Vltava, apreciando a paisagem do outro lado do rio.

 


 





Rudolfinum

Na zona ribeirinha, na Praça Jan Palach, encontrámos o Rudolfinum que é sede da orquestra filarmónica Checa.
Uma construção imponente muito bonito por fora e certamente por dentro. É fácil de passar por ele quem vai do bairro judeu para o centro e vice-versa.




Ponte Charles Bridge (ou Ponte Carlos/ ou Karluv Most)

A ponte Carlos é a mais antiga de Praga. Feita toda em pedra, liga a Cidade Antiga ao Castelo, e nela há 27 estátuas. Cada uma delas simboliza o local onde os 27 líderes checos foram brutalmente assassinados.

Todas as estátuas que vemos são replicas, pois as verdadeiras estão no Museu Nacional.

Nas duas pontas da Ponte Carlos há construções e o destaque são as torres. 

Abaixo vemos a Old town bridge tower do lado da cidade velha.








Na outra ponta encontramos a torre da ponte da cidade baixa. As torres servem como entrada para Malá Strana a partir da Ponte Carlos. 
Todas as torres podem ser visitadas e lá do alto permitem ver as vistas sobre a ponte e sobre as ruas históricas.



A ponte também proporciona vistas lindas.









Pela região do Castelo de Praga

Passando a ponte D. Carlos para o outro lado, chegamos à área em volta do castelo.
Por lá os edifícios também são bonitos e merecem ser apreciados.








 

Ao lado do castelo de Praga parámos para descansar as pernas e beber um café no Starbucks, onde temos umas das melhores vistas sobre a cidade. Aviso que não é um lugar barato, um café custou-nos 3€!.



Castelo de Praga

Depois de passarmos a Ponte de Carlos, subimos uma ruela que nos levou direto ao castelo.

Podemos visitar o castelo gratuitamente passeando apenas pelos seu recinto. Li que não vale pagar para entrar, porque as partes visitáveis do Castelo não são muito luxuosas.

O Castelo de Praga é também Património Mundial da Unesco.

É hoje a residência oficial do Presidente da República Checa e uma das atrações mais visitadas da cidade de Praga.

O castelo não é uma estrutura com torres pontiagudas, essa é a Catedral de Saint Vitus.  É um complexo formado por diversos palácios de estilos e datas diferentes, pois cada rei construía o seu. Toda a área é enorme, sendo considerado o maior castelo do mundo pelo Guiness Book.

Lá dentro estão a Catedral de S. Vitus, o antigo Palácio Real, os jardins, Galeria de Arte, a Fonte de Kohl e a Capela da Cruz Sagrada, entre outros.

Como fica no alto de uma colina, proporciona belíssimas vistas do centro antigo de Praga. 


Catedral de S. Vito



A Catedral de São Vito está situada no castelo de Praga e é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.
Nela foram coroados os reis da República Checa. Vale a pena entrar para ver a sua beleza interior.

 

 

 


 

Pátio Interno do Castelo de Praga 

Depois da catedral de S. Vito, fomos para o pátio interno onde se encontram a Galeria de Arte, a Fonte de Kohl e a Capela da Cruz Sagrada.

 


Palácio Real de Praga

O palácio real de Praga é a parte do Castelo de Praga que foi residência dos príncipes da Boémia. Tivemos oportunidade de assistir a uma cerimónia de troca de guardas que há todos os dias ao meio dia, em frente ao Castelo. De hora em hora também há troca de guardas.



Praça Hradcany

Praça encantadora cheia de palácios e casas, sendo um dos pontos de acesso ao Castelo de Praga. É um dos locais mais preservados de Praga e possui uma bela vista da cidade. 

Na foto abaixo vê-se a National Gallery, que é uma das galerias de arte mais antigas do mundo e um dos maiores museus da Europa central. A decoração exterior feita com a técnica sgraffito tornam o edifício encantador.



 

Basílica de St. George

Em seguida passámos pela Basílica de St. George (edifício na foto abaixo com uma bela fachada cor de tijolo) que é considerada a 2ª igreja mais velha da cidade.


Enquanto percorremos a pé esta parte de Praga, fomos sempre parando em alguns miradouros que tinham vistas privilegiadas sobre a cidade velha.

Continuámos o nosso caminho andado pelas ruas de Praga e apreciando as vistas e a arquitetura dos prédios.



Vista de Mostecká em direção a Malostranské Námesti com a igreja de São Nicolau ao fundo.

 
 

Igreja de São Nicolau

Famosa igreja barroca na Cidade Baixa de Praga. 



Continuámos caminho pelas bonitas ruas de Praga.

 



 





                 





Igreja de São Salvador



A igreja é um marco da cidade e faz parte do complexo Klementinum. Está localizada na extremidade da Ponte Carlos, marcando a entrada da Cidade Velha.

 

Clementinum

É um complexo histórico de edifícios composto pela Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e a Torre Astronómica.


Bairro: Staré Město (Cidade Velha)

É um dos bairros mais antigos da cidade e o coração medieval de Praga com ruas pitorescas de uma beleza incrível.





Bairro Judeu (Josefov)

O bairro judeu de Praga, o Josefov na verdade é muito reduzido comparado com o que foi no passado. Obras de saneamento feitas há muito anos destruíram grande parte do bairro para dar lugar a grandes avenidas e prédios burgueses, mas ainda restaram monumentos e edifícios importantes.

Como tínhamos pouco tempo não entrámos em nenhuma sinagoga, mas pelo que li a Sinagoga Espanhola é a mais bonita de todas.


 



 











 




Praça Male

É mais uma praça bonita com esplanadas e restaurantes.





Basílica de St. James 

Basílica de St. James vale a pena entrar para apreciar o interior. Não sou religiosa mas gosto de apreciar obras de arte.

 
Praga à noite

À noite, voltámos a alguns lugares que tínhamos ido de dia só para os ver os monumentos iluminados.




 


 


 



 

 


 

 

 



 


Fomos a Praga em tempos de Covid e por isso não havia muita gente por lá o que tornou esta cidade ainda mais encantadora.

Praga é tão bonita e envolvente que nem precisamos entrar em museus para adorarmos a cidade. As ruas pitorescas e as imponentes construções  fazem da cidade um grande museu a céu aberto! Ficou sem dúvida no meu coração.

Recomendo passar pelo menos 3 dias inteiros para conhecer as suas principais atrações turísticas com calma. Espero que se tenham inspirado e acreditem que é um destino imperdível.


Como ir para Praga

A melhor maneira de chegar a esta cidade é voando para Praga e depois alugar um carro e conduzir até lá.

Existem várias companhias a realizar atualmente voos para Praga de Lisboa ou  Porto, mas atualmente a TAP é a única que faz voos diretos. 

Nós apanhámos um voo em Lisboa para Budapeste pela Wizz (Companhia de viação húngara) que nos custou 15eur/pessoa e depois alugámos um carro pela Ryanair e fomos até à República Checa. É de notar que só para passarmos dum país para o outro, tivemos que pagar 95€ à agência de aluguer, por isso é sempre bom avaliar se compensa ir de transportes públicos até ao país e só alugar o carro nesse país.

Para entrar na República Checa e poder circular nas autoestradas e não recebermos multas em casa, tivemos que parar numas bombas localizadas na fronteira da República Checa para comprar uma vinheta e colocar no pára brisas do carro, que nos custou 25€.

Transporte

Andar em Praga é fácil e faz-se tudo a pé, uma vez que o centro histórico não é muito grande. No nosso caso como ficámos alojados nas redondezas da cidade comprámos o bilhete de metro por 24h para irmos até ao centro da cidade mais rapidamente.

Onde dormir

A oferta é muita e para todos os gostos, nós reservámos um quarto num hotel no booking fora do centro da cidade que nos ficou por 65€ por 2 noites. O hotel é o Plus Prague e recomendo não só pelo limpeza/serviço, mas também porque perto dele podemos apanhar o metro para o centro da cidade.

Moeda 

Embora a República Checa pertença à União Europeia a moeda não é o euro. A moeda do país chama-se Coroa Tcheca (CZK). Quando estivémos lá em 2021, 1€ equivalia a cerca de 24,21 Coroas (Aqui encontra a taxa atualizada).

Muitos pagamentos podem ser feitos com o cartão de crédito ou pode levantar dinheiro na moeda local nas caixas multibanco. Mas se quer evitar taxas, os locais mais indicados para trocar as moedas, são as casas de câmbio localizadas no centro da cidade.

É preciso ter muito cuidado com os trocos e devem sempre fazer a contagem do troco que vos dão, pois em várias situações percebemos que estávamos a ser "roubados" com arredondamentos sem sentido.

 

Se vai viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

Itália: Milão FlorençaVenezaVeronaSiena; Pisa

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Paises Baixos: Amesterdão

Espanha: Madrid; Valencia; Salamanca; Sevilha

Bélgica: Bruxelas; Brugges; Gante

Noruega: Oslo; Bergen

Republica Checa: Brno; Ceske Budejovice




Sem comentários: