terça-feira, 2 de agosto de 2022

NANTES - ROTEIRO DE UM DIA

Em Fevereiro de 2022 fizemos uma escapadinha a França (Roteiro: Bordéus; Angouleme; Poitiers; Futuroscope; Vale do Loire; Nantes - Percorremos 750Km).

Nantes não é nenhuma cidade como Paris, mas não deixa de ser bonita e interessante, por isso sugiro um passeio por lá de pelo menos um dia.

Eu aprecio bastante cidades mais pequenas que não têm tanto turismo e permitem-nos andar mais à vontade. Gostei muito da visita que fizemos a Nantes, por isso escrevo sobre o nosso roteiro de 1 dia.

Quando andamos por Nantes observamos no chão uma linha verde que liga os principais pontos turísticos. Tentámos segui-la mas torna-se confusa, porque em certas zonas tanto indica para a direita, como para a esquerda, como para a frente e depois é difícil decidir para onde ir. Para mim nada melhor que seguir os pontos turísticos definidos no mapa e andar com GPS.

Castelo dos Duques da Bretanha (Château des ducs de Bretagne)

A primeira paragem foi no castelo dos Duques da Bretanha localizado no centro histórico da cidade e é o principal monumento a visitar em Nantes. É um complexo composto por vários edifícios e rodeado por uma muralha, por onde podemos andar sem pagar e que permite apreciar todo os ângulos do castelo e também ter vista sobre a cidade de Nantes.

O castelo não é muito grande, mas é muito bonito, por isso vale a pena visitar o local. É composto por 7 torres, e foi construído para defender o ducado da Bretanha.

O pátio e as muralhas são de entrada livre, mas pagamos para visitar o interior.

O castelo tem um fosso de água usado na época para abastecer o castelo. O fosso é rodeado por um jardim, onde podemos passear, apreciar e descansar.

As fotos demonstram bem a beleza do lugar...

Aproveitámos para caminhar ao longo das muralhas que conduzem às várias torres em volta do castelo.

Estas são as bonitas vistas do castelo...

Em frente ao castelo, encontramos um espelho de água que permitiu tirar fotos maravilhosas.

As fotos seguintes parecem todas iguais, mas são todas diferentes. O reflexo na água ficava tão bonito nos vários ângulos, que foi difícil escolher as fotos, por isso deixei ficar muitas.

Catedral de Nantes

Próximo do castelo encontrámos a catedral de Nantes que estava fechada temporariamente para obras.

Percorrendo a cidade fomos apreciando as suas bonitas ruas e praças.

Basilica de St. Nicolás

Por fora esta basílica é muito bonita, com uma altíssima torre e cheia de pormenores.

Por dentro é muito apelativa, repleta de abobadas ricamente decoradas.

Vale a pena a visita mesmo para quem não é catolico.

Graslin

Aqui encontramos a bonita praça Royal com uma fonte no meio

Passage Pommeraye

O distrito de Graslin tem uma das mais belas passagens cobertas da França: a Passage Pommeraye. É um centro comercial de três níveis, cheio de lojas, com uma belíssima arquitetura no seu interior.

Place Plasenn

Nesta praça encontramos um bonito teatro com 8 colunas.

Cour Cambronne

Chegámos a um passeio público rodeado de edifícios e árvores. O lugar deve o seu nome à presença no centro de uma estátua do general Cambronne.

Les Machines de l’Île (Máquinas da Ilha de Nantes)

As Máquinas de l’Ile combinam as ideias do escritor Julio Verne (nascido em Nantes) com o habilidade de Leonardo da Vinci e a história industrial de Nantes, num local onde já funcionaram os estaleiros navais.

Por lá podemos encontrar máquinas articuladas gigantes, que imitam animais. Nós andámos no mais famoso que é um elefante gigante de 12m de altura que se tornou o símbolo de Nantes. Vê-lo em movimento é impressionante, mas andar nele não é assim tão impressionante. O passeio dura 30min, mas o elefante anda tão devagar (1-3Km /hora) que acaba por se tornar aborrecido, até para as crianças. É mais giro ver o elefante do chão, do que estar em cima dele, por isso não recomendo a compra do bilhete (online o bilhete custou-nos 7€/pessoa).

Este é um video onde podem ver o elefante a andar:

Também tem um museu de máquinas, mas nesse não entrámos.

O dia estava tristonho e as vistas não eram as melhores.

Eglise Notre- Dame de Bon Port.

Continuámos caminho até chegar a esta igreja com uma cúpula visível já ao longe. O seu interior não era surpreendente.

Eglise Sainte Croix

Na caminhada pelo centro antigo da cidade, encontrámos mais esta igreja com uma torre circular e relógios em todas as suas fachadas.

Prosseguimos pelas ruas de Nantes e apreciámos...

Jardim das Plantas

Terminámos a nossa visita a Nantes, neste jardim botânico. O jardim apresenta obras artísticas e humorísticas de Claude Ponti, autor infantil.

Há por lá um banco gigante, um gato feito de vegetação, e patos por todo o lado, fazem-nos rir.

O jardim é enorme e muito bem cuidado. Foi considerado um dos 4 jardins maiores de França. Para quem gosta de natureza, não perca um passeio por lá.

Dicas úteis:

Viajámos de Lisboa para Bordéus na easyjet, que tem preços bons para este destino, comprando com antecedência.

Alugámos um carro pela Europcar, mas não recomendo, porque apanhámos uma multa de estacionamento e a Europcar cobrou 45€ só para dar o nome do condutor às entidades policiais.

Escolhemos ficar hospedados mais afastado do centro, na zona de Bordeaux Lac, no Hotel Première Classe. Pagámos 35€/noite por um quarto com duas camas e casa de banho privativa.. Na zona há muitas opções de hotéis para todos os gostos.

Aviso que França não é um destino barato, mas por experiência própria podemos conhecer os destinos mais caros com pouco dinheiro. Por exemplo, não dormindo nos melhores hotéis, não comendo a gastronomia típica ou bebidas locais, não entrando nos museus mais caros e também não usufruindo de determinadas actividades famosas nos locais que visitamos.

Comprar comida no supermercado e palmilhar uma cidade a pé, também é bom e também me faz feliz.

Temos que aprender a adaptarmo-nos, conforme as nossas possibilidades.

Para mim o mais importante é viajar, conhecer novos lugares, desligar da rotina, aprender e aproveitar ao máximo seja por onde for.

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

França: BordeusAngouleme; Poitiers; Vale du Loire; Nantes

Bélgica: Bruxelas; Brugges; Gante

Noruega: Oslo; Bergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, oferecemos 5% de desconto através da IATI Seguros