sexta-feira, 14 de outubro de 2022

ISLÂNDIA DE AUTOCARAVANA - GUIA

A viagem à Islândia em Junho de 2022 foi muito marcante, não só porque os planos foram interrompidos 2 anos por causa do Covid, mas também porque a diversidade de natureza é tanta, que torna o país incrível para visitar. Por lá vemos lindas cascatas; Geysers; áreas geotermais; glaciares; Icebergs; vulcões; banhos termais, montanhas de cortar a respiração, com diversos contrastes de cores a cada curva que fazemos; paisagens intermináveis, enfim, tudo isto num só país que o torna maravilhoso.

Só não gosta da Islândia, quem não gosta da natureza. Até o meu filho com 11 anos se encantou com as coisas diferentes que foi vendo ao longo da viagem.

O país é muito caro. Eles importam tudo, pois é extremamente gelado com pouca terra fértil. A sua localização também encarece as importações dos produtos e além disso sendo um país pequeno com poucas pessoas, faz com que o custo da mão de obra seja alto e dependa da contratação de mão de obra estrangeira.

Neste post vou fazer um resumo de como preparei a viagem, custos e vou falar um pouco sobre este curioso país. De seguida poderá ler sobre os seguintes temas:

Resumo da Viagem

Dinheiro

Islândia com custos controlados

Alimentação

Quantos dias na Islândia?

Habitantes

Clima em Junho

Atividades realizadas

Curiosidades da Islândia

Resumo da viagem

Duração da viagem: 7 dias

Quando: Junho 2022

Voo à ida: Lisboa –> Roma (TAP) –>Keflavik (Wizz)

Voo no regresso: Keflavik –> Londres (Iceland) –> Lisboa (Tap)

Nos próximos posts vou partilhar o nosso roteiro dia a dia, descrevendo todos lugares por onde passei numa viagem de 7 dias. Demos a volta completa à ilha de autocaravana, quase sempre pela Ring Road (estrada de circunvalação da Islândia) começando pelo Sul.

Preparar a viagem à Islândia

Há voos a preços acessíveis para a Islândia, mas temos que fazer escala. O nosso voo ficou em 240€/pessoa (ida e volta), porém, li recentemente que há voos diretos de Lisboa ou Porto para a Islândia, com preços mais altos, mas para quem não gosta de escalas é sempre uma opção.

Não foi nada fácil decidir sobre a melhor maneira de visitar a Islândia, pois sendo um país muito caro todas as opções se revelavam dispendiosas.

Há várias maneiras de conhecer a Islândia e tudo dependerá do que se quer ver, do valor que se tem para gastar e se está ou não disposto a conduzir pela ilha.

Assim, se não quer conduzir, o melhor é, depois de chegar à capital, comprar excursões para visitar os pontos mais emblemáticos.

Se está disposto a conduzir, então aqui aparecem outros problemas: Em que hotéis dormir? Localizações? Que carro alugar?

Quando comecei a pesquisar os hotéis comecei a achar os valores demasiado altos para o que estava habituada, pois não encontrava nada a menos de 100€/dia para dois adultos e uma criança de 11 anos.

Foi então, que em conversa com uns amigos que também queriam ir à Islândia falámos em alugar uma autocaravana para 6 pessoas e neste caso calhava-nos metade da despesa.

Depois de várias pesquisas, acabámos por achar que seria a opção mais económica, comparativamente aos hotéis, com a vantagem de não termos que determinar o local onde iríamos dormir em cada dia, porque iríamos ao “sabor do vento” e parávamos quando e onde quiséssemos.

Acabou por não ser a opção mais económica, mas parece-me que foi a melhor, já explico porquê…

Alugámos uma autocaravana para 6 pessoas pela empresa Campervan Iceland com 2 anos e meio de antecedência (o covid impediu-nos de viajar mais cedo para a Islândia). Três meses antes da viagem, comecei a fazer o roteiro e li algures que algumas estradas nas Islândia não tinham boas condições e era recomendável fazer seguro contra todos os riscos.

Como tenho autocaravana em Portugal, sei por experiência própria que tudo que que se estraga numa autocaravana é um dinheirão e sendo a Islândia um país caro, não quisemos arriscar e optámos pelo seguro contra todos os riscos que nos custou 450€ para uma semana, o que encareceu bastante a viagem. No planeamento do roteiro também li que é proibido pernoitar na Islândia fora dos parques de campismo, o que nos obrigou a ir todos os dias para os parques e pagar cerca de 15€/pessoa.

Custo de uma viagem à Islândia de autocaravana

Uma autocaravana não fica nada barata, porque temos que pagar o valor diário + seguro + artigos de cozinha + artigos cama + dormidas nos parques de campismo + gasóleo (Consome sempre mais que um carro normal).

Tudo isto custou-nos aproximadamente 510€/dia só para a dormida e transporte de 6 pessoas o que corresponde a cerca de 85€/pessoa/dia.

Se bem se lembram, como expliquei anteriormente, andei a ver alojamentos cujo valor era sempre superior a 100€/dia, por isso, analisando bem, o alojamento nos hotéis não ficaria mais caro, pois sendo o meu agregado familiar de 3 pessoas, gastei 255€ por dia com a autocaravana.

Para quem os custos são determinantes para a escolha do alojamento, acho que a autocaravana só compensa se tiverem com quem dividir as despesas.

É claro que há outras opções. Se gostarem de acampar, levam a tenda atrás, alugam um carro mais económico e com certeza que os custos serão outros. Não esquecer, que esta opção obriga a pagarem mais pelos voos por causa da bagagem adicional. No nosso caso, pagámos a tarifa mais económica, porque levámos apenas uma mochila às costas.

Há também carrinhas mais económicas que têm dormida e algum espaço para cozinhar, mas mesmo essas não conseguem fugir aos parques de campismo e dão para menos pessoas (2-3 pessoas).

O preço do combustível é alto, mas não muito longe dos praticados nesta altura em Portugal. O preço da Gasolina era aproximadamente 2,48€/litro e do gasóleo 2,39€/litro, sendo que em Portugal em Junho de 2022 andam à volta dos 2€/m2.

Fizemos no total 2585Km e gastámos 650€, só de combustível para 7 dias.

Vantagens da autocaravana

Esquecendo os gastos com a autocaravana, consegue-se dar a volta à ilha em 7 dias, conhecer todos os pontos turísticos e outros menos turísticos.

Numa autocaravana evitamos os custos com as excursões que multiplicados por 3 pessoas também não sairiam barato, o que fazia com que víssemos menos atracções.

Ao viajar de autocaravana, podemos apreciar as paisagens ao nosso ritmo e almoçar e jantar em locais com vistas fabulosas.

Evitamos andar para trás, para nos alojarmos em hotéis reservados ou evitamos perder tempo a montar tendas.

Dormimos e comemos onde queremos.

Não tem o conforto dum hotel, mas é claramente mais confortável que uma tenda.

Estradas na Islândia

Poderá ser uma aventura no inverno, mas não é no verão. As estradas são boas e não acho necessário alugar nenhum carro especial para andar por lá no verão/primavera.

A Islândia tem uma estrada mais famosa e comprida com 1330Km.

Esta estrada chama-se Ring Road e tem forma de anel que rodeia toda a ilha, está quase toda asfaltada e em boas condições. No Norte apanhámos um trecho por asfaltar, mas mesmo esse estava em bom estado.

Conduzir pela Ring Road, é a maneira melhor para chegar aos principais pontos turísticos

Não é possível atalhar caminho quando se começa a viajar neste país usando esta estrada, uma vez que no centro do país, há apenas montanhas, glaciares e florestas onde só é permitido conduzir com jipes.

Os 2585 km que fizemos parece que é muito, mas como era sempre de dia e as paisagens eram maravilhosas, com muitas paragens pelo meio, não foi nada cansativo.

Existe apenas uma estrada onde temos de pagar portagem na Islândia, no túnel Hvalfjordur, na zona noroeste. Custa cerca de 1000 coroas islandesas, mas há uma estrada por cima deste túnel que se faz bem em 20min sem ter de se pagar a portagem.

Limites de velocidade na Islândia: Localidades: 30-50 km/h / Estradas de terra batida: 80 km/h / Estradas de alcatrão: 90 km/h

As bombas de gasolina na Islândia, normalmente, estão abertas das 8h às 20h, 22h ou 23h. Se tiver cartão de crédito, pode abastecer 24h por dia nas máquinas self-service.

Conduzir na Islândia /Logistica

Quando chegámos ao aeroporto, uma pessoa da empresa subcontratada (Motorgeyser) foi buscar-nos para nos levar à autocaravana. Não foi problemática a logística com a autocaravana porque já temos experiência. Já agora para quem estiver interessado e queira alugar uma em Portugal pode enviar-me uma mensagem, porque tenho uma para alugar.

Andar de carro na Islândia, significa fazer longas distâncias entre povoações, pois as vilas/aldeias islandesas estão bastante afastadas entre si.

Nestas distâncias e mesmo depois de chegar às pequenas povoações, não se vê um único café onde possamos beber um café, caso dê o sono ao condutor. No entanto, como as paisagens entre as povoações são sempre deslumbrantes e há muitas paragens para ver as atrações pelo caminho, dá para ir acordando sem café.

Quem dá a volta à ilha deve ir bem abastecido, quer em comida quer em combustível, porque também não vemos nem lojas, nem supermercados, nem bombas de gasolina durante muitos km. É recomendável abastecer o carro assim que vir umas bombas, porque nunca se sabe quando serão as próximas.

Na Islândia guia-se pela direita e os médios devem andar sempre ligados.

Sol da Meia Noite

Uma das coisas mais incríveis para se ver na Islândia no Verão é o famoso sol da meia-noite. Em pleno Verão chegamos a ter 24h de luz. E claro ocorre o inverso no Inverno, chegando às 24h de noite.

Este fenómeno influencia claramente na condução pelo país, pois no Verão será muito mais fácil conduzir e podemos ver muito mais atrações, porque os dias são muito grandes.

Parques de campismo

Penso que acampar é a forma mais económica de poupar na Islândia, pois é bastante mais barato do que ficar nos hotéis. Há dezenas de parques pela ilha e nunca há grande preocupação se vamos ou não encontrar um pelo caminho. Em quase todos os campismos tínhamos que pagar pelo uso de eletricidade e chuveiros. Alguns campismos tinham cozinha, onde é possível cozinhar. Para quem estiver interessado e não queira comprar ou levar de Portugal, poderá alugar as tendas e sacos de cama em empresas na capital Reykjavik. É claro que este aluguer vai encarecer a viagem, mas cálculo que nunca chegará nem perto aos preços dos hotéis ou duma autocaravana.

Álcool

O álcool na Islândia é vendido apenas em lojas autorizadas chamadas Vinbudin. As lojas estão espalhadas por todo o país e normalmente abrem entre as 11h00 e as 18h00 de segunda a sábado e encerram aos domingos.  Por acaso, parámos em frente a uma loja de vinho e comprámos duas garrafas, uma de branco e uma de tinto (Nenhuma produzida na Islândia, porque a Islândia não tem vinhas). O custo das garrafas andou à volta dos 20€ cada uma e não havia mais baratas!!

Nos supermercados encontramos cerveja sem álcool. Não vendem por lá cerveja com álcool.

Água

Sou completamente apologista de garrafas reutilizáveis e como em Portugal bebo água da torneira, procuro sempre saber se o destino para onde viajo, tem água potável para ir enchendo a minha garrafa de água sempre que precise. Na Islândia, a qualidade da água da torneira é das melhores do mundo e corre por todo o lado, em forma de cascatas e glaciares, por exemplo. A água que sai da torneira é excelente para beber, por isso não tivemos de comprar água.

Dinheiro

Moeda: Coroa islandesa.

Na Islândia pode fazer pagamentos com cartão bancário em praticamente todo o lado. Nós pagámos tudo com o cartão Revolut, que não tem taxas ou comissões no estrangeiro. Não tivemos nenhum problema, pois em todos os locais em que tivemos de fazer pagamentos, aceitavam este cartão e nem chegámos a ver a moeda local.

Islândia com os custos controlados

Podemos planear a viagem sem derrapar no orçamento, porque não há muito onde gastar o dinheiro. Se for preciso passamos dias sem ver lojas, restaurantes ou cafés! Quase não passávamos por povoações, pois estas estão muito afastadas umas das outras. As que existem têm muito poucas casas. Ora, se não vemos lojas abertas para gastar dinheiro, nem monumentos como nas grandes cidades, então, não temos muito onde gastar dinheiro (à excepção da capital, claro!).

As compras de supermercado foram quase todas feitas no primeiro dia e a partir daí onde gastámos diariamente dinheiro, foi na gasolina e nos parques de campismo. E em dois dias pagámos apenas 2 piscinas naturais que nos ficaram a 30€/pessoa).

Alimentação

Apesar da Islândia ser um país caro, acabámos por não gastar muito dinheiro na alimentação, porque comprámos tudo nos supermercados e fizemos as refeições na autocaravana.

Durante o dia íamos comendo sandes e só à noite fazíamos uma refeição completa. Os preços nos supermercados não eram baratos, mas é sem dúvida a melhor opção, dado que os preços dos restaurantes dizem ser proibitivos e além do mais não é fácil encontrá-los em certas regiões da ilha.

Apenas no primeiro dia comemos um hot dog na capital, que apesar de famoso não era nada de especial e pelo qual pagámos 6,70€ pelo hot dog mais uma cola.

Um prato típico é carne de tubarão apodrecida.

A carne de tubarão (Hákarl) é cortada em pedaços grandes, lavada e depois enterrada debaixo de cascalho. Esta "carne" é deixada a apodrecer primeiro durante 6-8 semanas a alguns meses, dependendo da estação do ano. Depois a carne é desenterrada, lavada e colocada a secar num barracão especial durante 2 a 4 meses. Uma vez concluído o processo de cura, a casca marrom da carne é retirada e a carne branca restante é cortada em pequenos pedaços quadrados para ser servida à mesa. A carne não é cozinhada e é servida assim, como um prato.

Este prato não tem as condições sanitárias e pode até ser um perigo para a saúde, porém, também não se pode comer a carne de tubarão fresca porque nesta região ela é tóxica.

Na Islândia, os tubarões que predominam são os tubarões da Gronelândia, que não têm rins e por isso têm de segregar a sua urina através do suor da pele. Isto faz com que o tubarão tenha um  excesso de ácido úrico na carne e por isso é muito pouco saudável comer um pedaço mesmo que seja pequeno. Ao permitir que a carne do tubarão apodreça durante muito tempo, o ácido é removido da carne, facilitando a digestão.

O rapaz que nos alugou a autocaravana não gosta desta iguaria, mas disse-nos que se quiséssemos experimentar devíamos tapar o nariz ao colocar o pedaço de carne na boca para evitar vómitos e disse para nunca o fazermos dentro da autocaravana, pois durante a semana toda iríamos sentir o cheiro lá dentro. Experimentar? Nem pensar! Se cheira mal não saberá bem…

Quantos dias na Islândia?

Idealmente uma semana para percorrer toda a ilha e ver todas as atrações. Estivemos por lá 7 dias e no último dia ficámos com a sensação que estava “tudo visto”, ou seja, tínhamos passado por todas as atrações mais conhecidas e outras menos. Considero que a nossa viagem foi bastante completa.

Clima em Junho

O clima é instável, apanhámos 5 a 12 graus durante o dia. A chuva é comum e o vento é habitual, principalmente nas zonas mais montanhosas.

Acabámos por ter sorte, pois apenas tivemos dois dias em que apanhámos alguma chuva. Uma vez que as paisagens com chuva perdem o seu encanto, nos dois dias em que apanhámos mau tempo, aproveitámos para passar algumas horas agraváveis em piscinas naturais de água quente.

Devo dizer que fui pouco prevenida para a Islândia, pois levei apenas dois guarda-chuvas pequenos na mala que se estragaram com o vento logo no primeiro dia que apanhámos com pior tempo. O país é muito ventoso e o guarda-chuva não é de todo a melhor opção.

Habitantes

Só a capital tem 200mil habitantes dos 300mil totais! A 2ª maior cidade tem 17 mil.

Atividades realizadas

Fizemos muitas caminhadas e mergulhámos nas piscinas naturais (Únicas atividades que pagámos). É espetacular estar mergulhado numa piscina de 40º quando cá fora estão 10º.  As piscinas naturais de Myvatn e a Blue Lagoon são as mais conhecidas e bonitas, mas também as mais caras, mas há outras pela ilha muito mais baratas e foram essas mais baratas que experimentámos.

Curiosidades da Islândia

- Comem carne de cavalo;

- A idade mínima para começar a trabalhar com ordenado é aos 16 anos. A partir dos 13 anos é possível trabalhar e ganhar dinheiro, mas aqui as regras são muito rígidas (não podem fazer trabalhos considerados perigosos ou fisicamente exigentes). Em qualquer dos casos nestas idades só é permitido trabalharem nas férias escolares;

- Foi o primeiro país do mundo a ter uma primeira ministra homossexual;

- Não têm sobrenome de família; todos os jogadores terminam com son (Nome do pai seguido de son);

- Foi o primeiro país do mundo que elegeu uma mulher como presidente (ficou no poder 16 anos eleita pelo povo);

- Não tem McDonalds;

- Bandeira (Cruz é cristianismo), cores representam os elementos naturais- Azul (água) e Vermelho (vulcões) e o branco simboliza a neve;

- É a maior ilha vulcânica do mundo;

- É o país do mundo mais ecológico – a fonte de energia geotérmica alimenta 85% das casas; quase 100% da energia produzida no país é renovável;

- País dos mais caros do mundo, mas com melhor qualidade de vida;

- Tem a semana de trabalho com 4 dias na maioria dos trabalhos;

- É dos países mais seguros do mundo - não tem exércitos;

- Tem mais ovelhas que pessoas;

-  No verão há luz 24h por dia;

- Tem a água mais pura do mundo;

- Foi o último lugar na terra a ser colonizado por humanos;

- Tem um museu na capital dedicado ao pénis;

- Uma das comidas tradicionais é o estranho tubarão fermentado (leia-se: podre) chamada Hákarl;

- Possuem um banco com informação genética de todos os habitantes;

- 11% do território é coberto por glaciares;

- Existem cerca de 600 géiseres em toda a ilha;

- Tem uma estrada, a única asfaltada, que dá toda a volta na ilha, a Ring Road.