domingo, 10 de fevereiro de 2019

BRUGGES


Continuação da viagem a Bruxelas em Novembro de 2019 (Ver post Bruxelas)...


Como Brugges e Gante (ver próximo Post sobre Gante) são duas cidades históricas que ficam a uma distância relativamente curta de Bruxelas, decidimos visitar ambas num só dia e acho que foi suficiente, porque as suas zonas históricas não muito grandes e fica tudo muito próximo.

Brugges foi a capital do comércio de têxteis da Europa no início do renascimento e nessa época possuía mais habitantes que Londres por exemplo.
É uma maravilhosa cidade medieval, com um centro histórico dos mais bem preservados do mundo, tendo sido, declarado em 2002 Património da humanidade pela Unesco.

Estacionámos numa rua próxima à zona histórica e caminhámos até à Praça Central (Market Square).


Chegando à praça, deparámo-nos com um impressionante conjunto de arquitectura histórica, com muitos detalhes.


A praça principal é dominada pela Torre de Belford (campanário) que possui 47 sinos.









Próximo ao Grand Place fica a  praça de Burg, que junto com a Market Square, fazem parte da riqueza histórica e arquitectónica de Brugges.

Burg embora mais pequena, tem alguns dos edifícios mais relevantes da cidade como o Stadhuis (Câmara Municipal) ou a Basílica do Sangue Sagrado.

Abaixo é a câmara Municipal.




No cantinho da praça fica a Basílica do Sangue Sagrado, com uma bela fachada que atrai a atenção. A Basílica tem este nome, porque nela está um frasco de vidro que dizem conter gotas retiradas do corpo de Jesus Cristo.








Caminhámos até à Igreja da Nossa Senhora, que é fácil de encontrar porque tem a 2ª torre mais alta de Bélgica.






Continuámos a passear pela cidade, passando por parques, pontes de pedra, mansões góticas e lá fomos observando a arquitectura típica dos edifícios.












Brugges é frequentemente chamada de Veneza do Norte, por ter imensos canais que atravessam toda a cidade e que lhe dão um encanto especial.

Ainda pensámos fazer um passeio de barco que custava 8€/pessoa, mas não o fizemos, porque o tempo era escasso e achámos que caminhando víamos o mesmo, embora em ângulo diferente!




Brugges é uma das cidades turísticas mais procuradas da Bélgica e sem dúvida que vale a pena visitar, sendo na minha opinião uma cidade ainda mais bonita que Bruxelas. Pode ser percorrida a pé ou através de diversos passeios de barco, tem praças rodeadas de edifícios históricos, igrejas centenárias, ruelas rústicas, torres medievais, carruagens a lembrar os tempos antigos, casas típicas com telhados às escadinhas, tudo rematado com os bonitos canais que atravessam a cidade, enfim, parece que estamos num cenário de um filme...

E a viagem continua em Gante...


Sem comentários: