sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

VIENA - DOIS DIAS A GASTAR POUCO

 



Como capital da Áustria, o aeroporto de Viena tem muitos voos diretos para outras cidades europeias. Numa viagem que fizemos em Agosto com destino a Creta, tivemos de fazer escala em Viena. A companhia de aviação adiou-nos o voo 2 dias e fomos assim “obrigados” a conhecer Viena. Uma visita, que não estava nos nossos planos.

Viena localizada junto às margens do Rio Danúbio, é uma cidade maravilhosa para visitar. É uma das cidades mais ricas do mundo e atrai milhões de turistas por ano.

O centro histórico de Viena é um dos mais bonitos da Europa e foi reconhecido pela Unesco, desde 2001, como Património da Humanidade. As inúmeras igrejas, palácios e parques contribuíram para essa nomeação. 

Considerada a capital da música, foi a casa ao longo dos tempos de diversos músicos e compositores famosos como Mozart, Johann Strauss II, Schubert, Beethoven, etc...

Também tem uma enorme tradição na ópera e balé, sendo referência a nível mundial como tendo das melhores casas de espetáculo.

É uma das cidades mais bonitas que vi até hoje. É um museu a céu aberto.

Também é das cidades mais caras por onde passei, mas como foi uma visita inesperada e de apenas dois dias, acabei por planear pouco não comprando entradas nos locais mais emblemáticos e por isso os gastos foram reduzidos.

Aqui vai a lista dos locais por onde passámos em dois dias: 

Câmara Municipal

Praça Rathaus; Praça Josef Meinrad; Praça Maria Theresa;Praça Michaeler; Praça Stephan

Edifício do Parlamento Austríaco

Palácio da Justiça; Palácio de Schönbrunn; Palácio de Hofburg; Palácio Belvedere; Palácio Imperial

Monumento à República; Monumento a Maria Theresa

Biblioteca Nacional Austríaca

Museu do Teatro; Museu de Belas Artes; Museu de História Natural; Museu Etnográfico ; Museu de História da Arte; Museu de arte moderna; Museu Neue Burg

Teatro de artes Cénicas

Ópera de Viena

Galeria Albertina

Igrejas: Santa Maria Rotunda; Lutherkirche; Alser Vorstadt; Votivkirche; Igreja dos Jesuitas; Minoriten; St. Othmar; Mariahilf; Karlskirche

Catedral de Santo Estêvão

Edifício Hundertwasserhaus

Parque de diversões Prater

Para mim, a melhor maneira de fazer um roteiro é assinalar todos estes locais no google maps e caminhar seguindo as instruções do GPS até os encontrar. O google maps permite-nos decidir se é melhor andar nos transportes públicos para chegar aos destinos ou se mais vale ir a pé duma atração para outra. Desta forma rentabilizamos da melhor maneira o pouco tempo que temos num determinado destino, evitando deslocamentos desnecessários.

O nosso alojamento foi reservado pelo booking e ficou no centro da cidade, próximo da Universidade de Medicina e foi a partir de lá que começámos aa explorar a cidade.

Pelo caminho encontrámos 3 igrejas muito distintas e todas bonitas:

Lutherkirche (foto lado esquerdo) é uma igreja evangélica luterana com uma pitoresca decoração branca sobre fundo de tijolos vermelhos.

Alser Vorstadt  (Foto do meio) é uma igreja católica.

Votivkirche (Foto do lado direito e esquerdo) é a 2º igreja mais alta de Viena, em estilo gótico, imponente e maravilhosa.



 
Praça e Câmara Municipal (Rathaus)

Chegando à praça Rathaus encontramos a Câmara Municipal. Uma construção incrível cheia de detalhes de beleza singular. As flores dão-lhe um encanto adicional.
A praça Rathaus é uma das praças mais importantes de Viena, pois tem por lá outros imóveis de prestigio e de grande valor, como o palácio da Justiça, o Teatro de Viena a Igreja Votivkirche e o próprio Rathaus que dá o nome á praça.







Museu do Teatro de Viena (Burgtheater)

Este Teatro fica praticamente à frente da praça Rathaus, na Praça Josef Meinrad. É um edifício imponente e pelas fotos que vi, também é maravilhoso por dentro.




Praça Josef Meinrad

Esta praça tem um parque agradável para passear com estátuas, árvores, bebedouros e muitíssimos bancos de jardim seguidos!!.



Mais uma bonita praça onde vemos muitas charretes a passear.




Edifício do Parlamento Austríaco

Perto do teatro, encontramos o parlamento que estava em obras, mas deu para ver que é claramente mais um bonito edifício.
 

Palácio da Justiça

Próximo do Parlamento austríaco, encontramos o Palácio da Justiça com uma bela fachada.


Monumento à República

Ao lado do Palácio na Justiça existe o Monumento à República colocado em comemoração da fundação da República de Áustria a 12/11/1918.




Biblioteca Nacional Austríaca

Seguindo as instruções do GPS continuámos caminho até à praça Josefs, onde se encontra a Biblioteca Nacional Austríaca. Mais um edifício imponente e segundo consta é das bibliotecas mais bonitas do mundo.



Praça Maria Theresa (Maria-Theresia-Platz) 

Praça Maria Teresa é uma grande praça onde se encontram os museus de história da Arte e o Museu de História Natural.



Palácio Imperial (Neue Burg)


Este belo edifício faz parte do complexo do Palácio de Hofburg e ali encontram-se vários museus, entre eles: Museu de Etnologia e o Museu de Ephesus; Coleção de Armas e Armaduras, a Coleção de Antigos Instrumentos Musicais.

Em frente ao edifício vemos uma estátua dum cavalo e do Príncipe Eugénio, um dos maiores heróis austríacos que expulsou os turcos de Viena.




Museu de História da Arte (Kunsthistorisches)

Ao lado do palácio imperial está este museu com uma bela arquitetura.




Museu de História Natural

Bem próximo do museu de belas artes, encontramos mais um lindo museu e segundo li é um dos mais antigos, maiores e mais ricos museus do mundo. 




 


Monumento a Maria Theresa

Maria Teresa foi a única governante feminina do Império Habsburgo e uma das figuras mais respeitadas da realeza da Áustria.

A estátua central da praça retrata a imperatriz a segurar um símbolo que tornou possível que uma mulher ocupasse o trono.

O reinado de Maria Teresa foi uma época de tranquilidade, riqueza e boa administração (apesar das guerras). Foi ela quem comandou a transformação de Viena em capital musical da Europa.


Mumok - Museu de arte moderna

Por trás do museu de história natural encontramos o museu de arte moderna e contemporânea, onde estão expostos quadros de importantes pintores e obras fotográficas e vídeos. Também tem um cinema. 

Em torno do museu há uns bancos modernos e coloridos, onde podemos descansar e apreciar o lugar.

 


Teatro de artes Cénicas (Volkstheater)

Ao lado de Mumok está o Volkstheater ou Teatro do Povo, que foi construído com o objetivo principal tornar a literatura acessível a um público mais vasto (menos elitista). 

Mais um edifício interessante para apreciar.


Com o GPS a trabalhar decidimos ir a pé até ao Palácio Schönbrunn. Uma caminhada bem longa e cansativa, mas que permitiu conhecer melhor a cidade.
Pelo caminho encontrámos duas igrejas com arquitetura bastante distinta, mas ambas bonitas.

Igreja Mariahilf



Igreja Maria Vom Siege



Palácio de Schönbrunn

É considerado o Palácio de Versalhes de Viena, por causa do seu lindo jardim. É o palácio de verão da família imperial.

O bilhete para entrar no palácio é bastante caro, mas dizem que vale a pena por ter um interior maravilhoso. Nós visitámos apenas os jardins que eram gratuitos.

Tem várias opções de visita permitindo ver algumas ou todas as salas. O tempo necessário para visitar este palácio depende do tour escolhido.

Se quer economizar, pode ver as partes gratuitas, se gosta de ver apenas o principal pode escolher o tour que tem menos salas (Imperial Tour), se gosta de ver tudo e tem tempo e dinheiro disponível pode fazer o tour mais completo (Classic Pass). No site oficial pode comprar os bilhetes e ver todas as opções.

O espaço exterior é enorme e andámos por lá a passear cerca de uma hora.





    

Lá em cima há também um bonito monumento com um café bem formoso.

 
 
Subimos um monte e apreciámos o palácio e a cidade de Viena lá de cima.
 


Igreja de Karlskirche

No regresso do Palácio, decidimos apanhar o metro e parar nesta bela igreja barroca. Quando chegámos já estava fechada, mas só passar por lá, já vale a pena, pois é maravilhosa, com a sua cúpula verde e o reflexo sobre o lago.









Ópera de Viena

Próximo da igreja de Karlskirche está a Ópera de Viena.
Por lá, encontramos imensas pessoas a tentarem vender-nos bilhetes para assistir à ópera. Os bilhetes iam deste os 50€ até aos 400€.  Por um lado, não tínhamos tempo e por outro, também não é um programa que nos agradasse. Para quem gosta dizem que é um programa indispensável em Viena.
O edifício tem uma arquitetura incrível.





Galeria Albertina 

Bem próximo da Ópera passámos pela Galeria de arte moderna e contemporânea, com uma bonita fachada e onde podemos ter vista sobre alguns edifícios da cidade.





Burggarten (jardim)

Demos uma volta pelos jardins que levam ao Palácio de Hofburg. O espaço é agradável e está repleto de estátuas de figuras históricas austríacas, como por exemplo o Mozart. 




Museu Etnográfico de Viena (Weltmuseum Wien)

Próximo do jardim está mais um incrível edifício. É o maior museu antropológico da Áustria.




No segundo dia, o GPS levou-nos em direção à catedral. Pelo caminho encontrámos 5 igrejas muito diferentes, mas cada uma mais bonita do que a outra. Não sou religiosa, mas gosto de apreciar a arquitetura e qualquer uma delas merece uma visita.

Igreja de Santa Maria Rotunda




Igreja dos Jesuítas





Igreja de S. Pedro







Igreja Minoriten 



Igreja de St. Othmar 



Coluna da Peste ou da Trindade

Próximo da igreja de S. Pedro, foi erguida esta coluna após a epidemia da Grande Peste em 1679.


Praça Stephan e Catedral de Santo Estevão

Finalmente chegámos ao ex-libris da cidade. Nesta praça está localizada a Catedral de Santo Estevão, que é das catedrais góticas mais antigas e importantes da Europa. O seu telhado tem azulejos coloridos e no seu interior realizaram-se funerais de realezas e casamentos de celebridades austríacas. Tanto o interior como o exterior são maravilhosos. A entrada é gratuita, mas é possível subir lá a cima a pagar.








 

Palácio de Hofburg 

Apenas a 1km da catedral e no coração do centro da cidade, encontramos o Palácio Hofburg, que é um dos locais mais famosos de Viena e um dos maiores complexos palacianos do mundo. Foi construído pela família Habsburgo, que governou a região da Áustria e era usado como residência oficial de inverno, enquanto o Palácio Schönbrunn era usado nos meses de verão.

É composto por diversos edifícios históricos, bonitas praças e áreas de pedestres por onde passeamos e admiramos o bonito complexo do palácio gratuitamente.

Actualmente Hofburg acolhe a Presidência da República e também uma Escola de Equitação.



Michaelerplatz (Praça Michaeler)

A praça está localizada bem na entrada do Complexo do Palácio de Hofburg, e que encontramos facilmente por causa da sua a majestosa cúpula turquesa no topo do edifício.

Nesta praça encontramos também a Igreja de São Miguel Arcanjo, ruínas romanas e de lá saem charretes para passeios pela cidade. Uma praça linda que encanta e cuja visita não pode faltar.











Construções Hundertwasserhaus

A Áustria tem imensos estilos arquitectónicos (Clássico; Barroco; Romântico e Art Nouveau). As construções Hundertwasserhaus, representam a arte moderna e localiza-se já fora do centro histórico. O edifício está um pouco degradado, mas a arquitetura colorida não deixa de ser interessante.

A vegetação cobre o telhado e as plantas aparecem por toda parte.




Prater

Prater é o parque de diversões mais antigo do mundo.
Viena tem tantas atrações históricas e culturais, que acho dispensável este parque de diversões. Ele é enorme, tem atrações para todos os gostos, mas só recomendo a quem tem crianças ou a quem não passa sem andar numa montanha russa, porque lá há muitas. A roda-gigante, de 60m de altura, é um dos símbolos de Viena.




Palácio Belvedere

Já fora do centro da cidade encontramos o Palácio Belvedere, que para além de ser um maravilhoso edifício barroco, tem uma das colecções de arte mais valiosas de toda a Áustria.

No exterior, admiramos a sua arquitetura e passeámos gratuitamente pelos seus bonitos jardins.


Passear por Viena

Os edifícios em Viena não são muito altos, para preservar o centro da cidade que é Património Mundial pela Unesco. 

Vejam como os edifícios são bonitos e bem conservados e como vale a pena passear por Viena e apreciar.





















Beisl in der Sigmundsgasse

Para terminar bem a visita a Viena, jantámos neste restaurante, onde comemos o típico  e delicioso Wiener Schnitzel: carne panada, acompanhada de salada de batatas.
Os pratos estavam todos excelentes, os anfitriões foram muito simpáticos, o ambiente tranquilo e tinha uma boa relação - qualidade preço (Ficou em cerca de 12eur por pessoa).

 




Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:


- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros



 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRoma

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de Autocaravana; O melhor da Islândia 


Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha

Ilha Grega

Creta

Sem comentários: