domingo, 10 de setembro de 2023

CÓRSEGA DO SUL - ROTEIRO DE 7 DIAS

Fizemos escala em Paris e seguimos até Ajácio, a capital da Córsega do Sul, terra de Napoleão Bonaparte.

Córsega é uma mistura de mar azul, altas montanha e vilas medievais. Pertenceu  a Itália até 1768, quando foi invadida pela França. Por isso, apesar de estar localizada em território italiano, a ilha de Córsega pertence administrativamente à França.

Também é conhecida por Korsica, Corse ou Corsica

Sardenha é uma ilha italiana vizinha, andei por lá em 2019 e gostei muito, especialmente pelas suas praias incríveis.

Córsega é uma ilha dividida em 2 regiões, o Norte, cuja capital é Bastia e o Sul, cuja capital é Ajácio, que também é a capital da Ilha. Aproximadamente um terço da ilha é protegida como parque nacional, quase despovoado. Porto Vecchio, Calvi e Bonifácio são as cidades mais turísticas da ilha.

A língua oficial é o francês, mas a Córsega é muito turística e a generalidade das pessoas falam Inglês, po

r isso a comunicação não é um problema.

É a 4ª maior ilha do Mediterrâneo (depois da Sicília, da Sardenha e do Chipre), tem 183Km de comprimento e 83Km de largura, por isso, é difícil conhecê-la em pouco tempo. As distâncias entre as cidades são grandes e as estradas sinuosas com montanhas pelo meio.

No roteiro, decidimos visitar as praias mais recomendadas por outros viajantes, mas sendo a Córsega uma grande ilha haverá ainda muito para explorar.

Roteiro de 7 dias em Córsega

Dia 1 - Ajácio
Dia 2 - Praia de Pinarello e Praia Santa Giulia
Dia 3 - Praia Rondinara; Bonifácio; Praia Sant'Amanza; Porto Vecchio
Dia 4 - Praia Tarco; Praia Fautea; Praia dos americanos
Dia 5 - Praia Palombagia
Dia 6 - Praia Roccapina; Praia Capo di Feno
Dia 7 - Praia D'Agosta; Praia Ruppione; Praia de Mare É Sole

DIA 1

Ajácio

Assim que chegámos, fizemos um pequeno passeio na Cidade velha de Ajaccio, caminhámos pelas ruas pitorescas,  visitámos a Catedral de Santa Maria Assunta, e conhecemos a praia local.

Continuámos caminho até Zonza, onde tínhamos alugado pelo airbnb uma casa para 5 pessoas.
Foram 130km que fizemos em 3h, percorrendo estradas sinuosas com curvas e contracurvas.

DIA 2

Praia de Pinarello

Antes de chegarmos à praia encontramos a igreja de Santa Lucia e um curioso cemitério de frente para o mar.

Esta era a praia mais próxima do nosso alojamento e foi onde passámos a manhã do 2º dia.

Praia bonita, sem ondas, areia branca, com barcos, localizada numa grande baía e cercada por montanhas. O estacionamento é gratuito e perto da praia. Também tem infraestruturas. O mar estava revolto e a água não estava tão limpa e brilhante como seria suposto.

Praia Santa Giulia

Localizada ao sul de Porto Vecchio é chamada “Pérola do Sul” por ser muito bonita, porém, no dia que fomos, o mar (normalmente calmo), tinha ondas e algumas algas, escurecendo a cor da água! Em dias normais é uma praia com água azul turquesa e muitos locais dizem ser das mais bonitas da ilha. A temperatura da água andava à roda de 21 graus, não o ideal para mim, mas o suficiente para ir a banhos. As ondas, embora baixas, deram alguma dinâmica ao banho.

DIA 3

Praia Rondinara

Fica entre Bonifácio e Porto-Vecchio, com forma de baía em arco e está no topo das mais belas praias do sul da Córsega.

No entanto, o dia amanheceu nublado e ventoso e não foi possível ver o azul-turquesa da água que lhe é característico.

Como o vento estava desagradável, fomos conhecer, segundo dizem, uma das vilas mais bonitas do Sul de Córsega.

Bonifácio

Bonifácio fica no extremo sul da Córsega, no topo de um penhasco de calcário de mais de 80m de altura.
De lá é possível avistar a ilha de Sardenha que fica a menos de 20Km.
As casas em tom pastel confundem-se com as falésias brancas. A cidade é dividida em duas partes, a parte da Marina com restaurantes e lojas, e a cidade antiga, que é a parte incrustada nas falésias e é toda murada.
Por lá, à volta do Porto, encontramos imensos restaurantes, lojas, cafés. Vale muito a pena sentarmo-nos num restaurante ou café, comer ou beber e usufruir da paisagem.

Subimos o monte e apreciámos a beleza do cenário.

Um reparo - Estacionar por lá não é fácil e é caro.

Praia Sant'Amanza

Para fugir ao vento, recomendaram-nos esta praia.
Baía calma de águas rasas e claras.
A água não tinha uma temperatura apetecível para dar um mergulho (Menos que 23 graus eu acho pouco!)

Porto Vecchio

No final do dia, parámos para visitar a pitoresca vila de Porto-Vecchio.
Passeámos pelas suas belas ruas estreitas que têm muitos restaurantes, cafés e lojas típicas.
As casas cheias de vegetação também dão um aspeto curioso ao lugar.

DIA - 4

Praia Tarco

Praia que se encontra entre Bastia e Porto Vecchio. Ainda era cedo, por isso estava deserta. Parámos só para conhecer.

Praia Fautea

Manhã passada na praia Fautea. Baía de águas calmas, ainda com algumas algas que lhe tiravam a cor azul turquesa.

Praia dos Americanos

De tarde fomos até à Praia dos Americanos e para lá chegar tivemos de passar por uma lagoa.
O dia ainda não estava perfeito para banhos. Continuava a fazer falta as águas de azul turqueza e a temperatura da água mais quente.

Esta praia tinha ainda outro problema, que era a areia muito grossa e que fazia doer aos pés, por isso evitei caminhadas e aproveitei para ler muito.

DIA 5

Praia Palombaggia

Finalmente o tempo melhorou e chegámos até a esta linda praia de areia branca rodeada por altas dunas e pinheiros, com águas azul-turquesa. É considerada uma das mais belas da Córsega, e, foi eleita uma das 10 melhores praias da Europa. É uma praia grande que permitiu longas caminhadas.

DIA 6

Neste dia regressámos à Capital Ajácio, fazendo novamente 130Km em 3h.

Praia Roccapina

Pelo caminho parámos na Roccapina, uma reserva natural de difícil acesso por estrada batida.
Perdida no meio da natureza e rodeada por um bonito cenário, de árvores e rochedos.
Era um paraíso visual, com água azul turquesa, mas o vento era fresco e não apeteceu ir a banhos.

Praia Capo di Feno

A 25min Ajácio fomos terminar o dia na praia Capo di Feno, selvagem e no meio da natureza.
Que bela surpresa tivemos, pois a água estava quentinha (23/24 graus) e tinha ondas como eu gosto.
Foi um excelente fim de tarde, só faltou a água azul turquesa, mas com ondas é difícil.
Andavam por lá muitos surfistas.

Nesse dia ficámos alojados num bungalow, localizado em Eccica Suarella no meio da natureza. Uma experiência a repetir.

DIA 7

No último dia de férias levantamo-nos cedo e fomos explorar algumas praias a sul de Ajácio.

Praia D'Agosta

Vimos esta praia à beira da estrada. Uma baía extensa de águas calmas e ainda sem ninguém.

Praia Ruppione

Mais à frente parámos na praia Ruppione. Uma praia agradável de fácil acesso, mas como não ficámos convencidos que seria a melhor praia da zona, continuámos mais para Sul.

Praia de Mare É Sole

Praia maravilhosa de fácil acesso, areia branca, água cristalina e cor azul turquesa.
Melhor que tudo, é que a água estava morna.
A praia era grande e nela fizemos grandes caminhadas e demos muitos mergulhos.
Quando o tempo estava a melhorar e a água do mar a aquecer, foi quando terminaram as nossas férias.
Saímos de lá com o coração partido e com vontade de mais…

Foi nesta praia maravilhosa que demos por terminadas as nossas férias em Ajácio.

A meteorologia determina a experiência e nos primeiros dias de férias apanhámos o mar com algas e temperaturas de água pouco apetecíveis para o meu gosto. Mesmo assim o tempo foi melhorando e por isso foi melhorando também a opinião que tivemos sobre a ilha. Para quem quer um destino de praia, será com certeza uma opção que recomendo, mas alerto que conforme o mês da visita a experiência de cada um é diferente.

Algumas dicas:

Como ir - Nós fomos pela easyjet até Ajácio. Na ida fizemos escala em Paris e no regresso em Lyon e assim aproveitámos para passear por estas duas cidades. Também há voos diretos para Bastia que fica mais a norte de Córsega.

Alugar carro – É essencial, caso contrário consegue-se ver muito pouco pois não há transportes públicos regulares.

Planear mais do que um alojamento - Parece perto, mas não é. As estradas são estreitas e sinuosas e demoram a percorrer, por isso, mais vale planear um roteiro com mais alojamentos para não fazer tempos longos de ida e volta.

Onde ficar em Córsega - Quando fiz o planeamento, li que o Sul de Córsega era o que tinha as melhores praias, por isso, foi o Sul que decidimos visitar. Como as estradas são difíceis, em 7 dias não era possível visitar mais, pois todos os dias não dispensávamos uns mergulhos.

Comprar um chapéu de sol: Além de pouparmos nos alugueres caros, podemos usá-los nas várias praias sem estrutura.

Melhor época para ir:  Para quem gosta de praia com águas mornas (Como é o meu caso) , finais de Junho a meados de Setembro será a melhor altura para ir até Corsega. Fui meados de Junho e a água ainda estava à volta dos 21graus.

Como poupar: A alimentação é cara para o nível de Portugal, porém, é possível poupar alugando uma casa com condições para fazer refeições. Como a maioria das praias têm ausência de restauração ou muito pouca, os que existem aproveitam-se dos preços.

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

EUROPA:

Jordânia: Roteiro

ÁFRICA:

São Tomé: Roteiro

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca

Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas