Fizemos escala em Paris e seguimos até Ajácio, a capital da Córsega do Sul, terra de Napoleão Bonaparte.
Córsega é uma mistura de mar azul, altas montanha e vilas medievais. Pertenceu a Itália até 1768, quando foi invadida pela França. Por isso, apesar de estar localizada em território italiano, a ilha de Córsega pertence administrativamente à França.
Também é conhecida por Korsica, Corse ou Corsica
Sardenha é uma ilha italiana vizinha, andei por lá em 2019 e gostei muito, especialmente pelas suas praias incríveis.
Córsega é uma ilha dividida em 2 regiões, o Norte, cuja capital é Bastia e o Sul, cuja capital é Ajácio, que também é a capital da Ilha. Aproximadamente um terço da ilha é protegida como parque nacional, quase despovoado. Porto Vecchio, Calvi e Bonifácio são as cidades mais turísticas da ilha.
A língua oficial é o francês, mas a Córsega é muito turística e a generalidade das pessoas falam Inglês, po
r isso a comunicação não é um problema.
É a 4ª maior ilha do Mediterrâneo (depois da Sicília, da Sardenha e do Chipre), tem 183Km de comprimento e 83Km de largura, por isso, é difícil conhecê-la em pouco tempo. As distâncias entre as cidades são grandes e as estradas sinuosas com montanhas pelo meio.
No roteiro, decidimos visitar as praias mais recomendadas por outros viajantes, mas sendo a Córsega uma grande ilha haverá ainda muito para explorar.
Assim que chegámos, fizemos um pequeno passeio na Cidade velha de Ajaccio, caminhámos pelas ruas pitorescas, visitámos a Catedral de Santa Maria Assunta, e conhecemos a praia local.


Praia de Pinarello
Praia bonita, sem ondas, areia branca, com barcos, localizada numa grande baía e cercada por montanhas. O estacionamento é gratuito e perto da praia. Também tem infraestruturas. O mar estava revolto e a água não estava tão limpa e brilhante como seria suposto.
Praia Santa Giulia
Localizada ao sul de Porto Vecchio é chamada “Pérola do Sul” por ser muito bonita, porém, no dia que fomos, o mar (normalmente calmo), tinha ondas e algumas algas, escurecendo a cor da água! Em dias normais é uma praia com água azul turquesa e muitos locais dizem ser das mais bonitas da ilha. A temperatura da água andava à roda de 21 graus, não o ideal para mim, mas o suficiente para ir a banhos. As ondas, embora baixas, deram alguma dinâmica ao banho.
Praia Rondinara
No entanto, o dia amanheceu nublado e ventoso e não foi possível ver o azul-turquesa da água que lhe é característico.
Bonifácio fica no extremo sul da Córsega, no topo de um penhasco de calcário de mais de 80m de altura.De lá é possível avistar a ilha de Sardenha que fica a menos de 20Km.As casas em tom pastel confundem-se com as falésias brancas. A cidade é dividida em duas partes, a parte da Marina com restaurantes e lojas, e a cidade antiga, que é a parte incrustada nas falésias e é toda murada.Por lá, à volta do Porto, encontramos imensos restaurantes, lojas, cafés. Vale muito a pena sentarmo-nos num restaurante ou café, comer ou beber e usufruir da paisagem.
Subimos o monte e apreciámos a beleza do cenário.


Praia Sant'Amanza
Porto Vecchio
No final do dia, parámos para visitar a pitoresca vila de Porto-Vecchio. Passeámos pelas suas belas ruas estreitas que têm muitos restaurantes, cafés e lojas típicas.As casas cheias de vegetação também dão um aspeto curioso ao lugar.
Praia Fautea
Praia dos Americanos
De tarde fomos até à Praia dos Americanos e para lá chegar tivemos de passar por uma lagoa.
O dia ainda não estava perfeito para banhos. Continuava a fazer falta as águas de azul turqueza e a temperatura da água mais quente.
Esta praia tinha ainda outro problema, que era a areia muito grossa e que fazia doer aos pés, por isso evitei caminhadas e aproveitei para ler muito.
Praia Palombaggia
Finalmente o tempo melhorou e chegámos até a esta linda praia de areia branca rodeada por altas dunas e pinheiros, com águas azul-turquesa. É considerada uma das mais belas da Córsega, e, foi eleita uma das 10 melhores praias da Europa. É uma praia grande que permitiu longas caminhadas.


Pelo caminho parámos na Roccapina, uma reserva natural de difícil acesso por estrada batida.Perdida no meio da natureza e rodeada por um bonito cenário, de árvores e rochedos.Era um paraíso visual, com água azul turquesa, mas o vento era fresco e não apeteceu ir a banhos.
Praia maravilhosa de fácil acesso, areia branca, água cristalina e cor azul turquesa.
Melhor que tudo, é que a água estava morna.
A praia era grande e nela fizemos grandes caminhadas e demos muitos mergulhos.
Quando o tempo estava a melhorar e a água do mar a aquecer, foi quando terminaram as nossas férias. Saímos de lá com o coração partido e com vontade de mais…
A meteorologia determina a experiência e nos primeiros dias de férias apanhámos o mar com algas e temperaturas de água pouco apetecíveis para o meu gosto. Mesmo assim o tempo foi melhorando e por isso foi melhorando também a opinião que tivemos sobre a ilha. Para quem quer um destino de praia, será com certeza uma opção que recomendo, mas alerto que conforme o mês da visita a experiência de cada um é diferente.
Algumas dicas:
Alugar carro – É essencial, caso contrário consegue-se ver muito pouco pois não há transportes públicos regulares.
Planear mais do que um alojamento - Parece perto, mas não é. As estradas são estreitas e sinuosas e demoram a percorrer, por isso, mais vale planear um roteiro com mais alojamentos para não fazer tempos longos de ida e volta.
Onde ficar em Córsega - Quando fiz o planeamento, li que o Sul de Córsega era o que tinha as melhores praias, por isso, foi o Sul que decidimos visitar. Como as estradas são difíceis, em 7 dias não era possível visitar mais, pois todos os dias não dispensávamos uns mergulhos.
Comprar um chapéu de sol: Além de pouparmos nos alugueres caros, podemos usá-los nas várias praias sem estrutura.
Melhor época para ir: Para quem gosta de praia com águas mornas (Como é o meu caso) , finais de Junho a meados de Setembro será a melhor altura para ir até Corsega. Fui meados de Junho e a água ainda estava à volta dos 21graus.
Como poupar: A alimentação é cara para o nível de Portugal, porém, é possível poupar alugando uma casa com condições para fazer refeições. Como a maioria das praias têm ausência de restauração ou muito pouca, os que existem aproveitam-se dos preços.
Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:
- Reserva um carro em DiscoverCars
- Reserva um alojamento em Booking.com
- Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros
Itália: Milão; Florença; Veneza; Verona; Siena; Pisa; Roma; Puglia; Bari
Países Baixos: Amesterdão
República Checa: Praga; Brno; Ceske Budejovice; Cesky Krumlov
ÁSIA:
Jordânia: Roteiro
ÁFRICA:
São Tomé: Roteiro
Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:
Ilhas Baleares Espanholas:
Ilhas Canárias Espanholas
Gran Canaria - Roteiro de 3 dias * Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; Mogan; Las Palmas
Lanzarote - Parque Timanfaya; Roteiro de 3 dias
Tenerife - Santa Cruz; Garachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna
Ilha Italiana
Ilha Grega
Sem comentários:
Enviar um comentário