terça-feira, 9 de maio de 2023

CURIOSIDADES SOBRE A JORDÂNIA

 

Visitei a Jordânia em Novembro e depois de ler tanto sobre o país decidi fazer um post apenas sobre as suas curiosidades.

Leia os posts anteriores sobre a minha viagem de uma semana à Jordânia:

 

Curiosidades sobre a Jordânia

Jordânia é um país do Oriente Médio com capital em Amã e que possui uma diferença de três horas a mais que Portugal.


Está localizada numa das áreas mais conflituosas do mundo, mas sempre manteve uma posição conciliadora, fazendo fronteira com Iraque, Síria, Arábia Saudita e Israel.

O nome Petra vem da palavra grega 'petros', que significa rochas. Embora também seja conhecida como Al-Batra em árabe, também é chamada de 'Cidade Rosa' devido à cor das suas rochas, que adquirem um tom rosa-avermelhado ao pôr do sol e ao nascer do sol.

Petra em 1985 foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO e em 2007, a cidade foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas do Mundo. As outras maravilhas escolhidas foram a cidade inca de Machu Picchu no Peru, o Taj Mahal na Índia, o Coliseu Romano na Itália, Chichén Itzá no México, a Grande Muralha da China e a estátua do Cristo Redentor no Brasil.

Os Nabateus (Povo beduíno que viveu nos desertos da Jordânia e que construiu Petra), sobreviveram num deserto sem água, porque foram sábios e construíram cisternas, represas e reservatórios, tornando a cidade no seu auge comercial, numa espécie de oásis para os viajantes cansados. 

Outra curiosidade deste local é que o filme Indiana Jones e a última cruzada foi ali filmado.

O prato nacional da Jordânia é o mansaf, um prato de cordeiro cozido com iogurte fermentado seco, servido com trigo ou arroz e coberto com pinhões. Há também quem sirva com batatas como foi a refeição que comi no deserto de Wadi Rum.



Tem um litoral muito estreito com apenas 26km no Mar Vermelho. Se não fosse esta faixa, seria um país sem litoral. Aqaba é a única cidade com porto no país.


Situa-se numa região desértica, apresentando clima árido e não possui muitas áreas florestais e as florestas representam menos de 2% dos ecossistemas do país, o que está muito abaixo da média internacional de 15%.


Por este motivo, o abastecimento de água tem-se tornado um problema no país.

Segundo a ONU, a Jordânia é o 2º país com maior escassez de água no mundo.

Num relatório da UNICEF publicado no ano passado, nas zonas urbanas, a água costuma estar disponível uma vez por semana e menos de uma vez de 2 em 2 semanas nas zonas rurais, com uma frequência reduzida durante o verão.

Os principais locais onde há água na Jordânia são o rio Jordão e o mar Morto.

O Jordão é o maior rio da Jordânia e percorre 251km do seu território. Serve como fronteira entre a Jordânia e Israel e entre a Jordânia e a Palestina. Muitos eventos bíblicos, como o batismo de Jesus acontecerem neste rio.

O Mar Morto, tem esse nome devido à ausência quase total de vida na sua água por causa da grande concentração de sal. A alta salinidade do Mar Morto (quase dez vezes mais alta que o oceano) permite a flutuação de uma pessoa. O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra, encontrando-se a 430m abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.



O país possui 10,2 milhões de habitantes, a maioria dos quais vive nas cidades do oeste do país.  Quase 85% da população vive em áreas urbanas. Só Amã (a capital) tem uma população de cerca de 4 milhões de pessoas.

A Jordânia é o único país árabe do Oriente Médio que não tem petróleo. É dos países mais pobres do Médio Oriente, com uma economia  que depende sobretudo do turismo.

A religião oficial da população do país é a islâmica (97%), por isso as tradições e os costumes associam-se a esta religião e 92% da população é muçulmana.


Uma das várias lembranças que podemos comprar na Jordânia são garrafas contendo desenhos feitos com areia colorida.  A arte de produção artesanal de desenhos com areia colorida em garrafas chama-se, ciclogravura.


Como em todos os países muçulmanos, demonstrações de afeto em público, como carícias, beijos e abraços, são sancionadas por lei. Embora a Jordânia seja um país bastante tolerante, ainda é conservador, por isso os casais devem ter cuidado para não serem muito afetuosos em público.

A língua da Jordânia é o árabe. Porém, o inglês é bastante usado nas cidades.

Moeda: dinar jordaniano.

O país produz tomates, azeitonas, pepinos, pimentos, pêssegos, leite e carne suína, mas é muito dependente da água para esta produção. A árvore mais comum no país é a oliveira.

A tâmara é o fruto da tamareira, típica dos climas secos e resistente, com muita maior tolerância ao calor e à seca.  A Jordânia é uma exportadora de tâmaras, fornece a fruta a mais de 15 países 

A produção, que é de 30 mil toneladas por ano e os Emirados Árabes Unidos são o maior importador (21%), seguidos pelos sauditas. Pela Jordânia vimos muitas palmeiras com sacos cheios de tâmaras.

Este país recebe anualmente mais de 4 milhões de turistas o que torna a sua economia muito dependente do turismo que representa 12% da sua receita.



Na Jordânia existe a monarquia, desempenhando o monarca a função de chefe de Estado, e a sucessão ao poder acontece hereditariamente.

Uma interessante curiosidade da Jordânia está o fato dos partidos políticos não poderem ser nomeados, com base na religião.

Na década de 1970, a Jordânia foi o primeiro país árabe a incluir mulheres na polícia.

As mulheres jordanas têm muito mais liberdade do que em outros países vizinhos, pois recebem uma educação completa, podem conduzir, podem envolver-se em negócios e política e não é obrigatório que usem véu. Porém, os costumes jordanos continuam a incluir casamentos arranjados e a entrega do dote.

Wadi Rum é considerado o deserto mais bonito do mundo. Embora a beleza seja subjetiva, ele está sempre no ranking dos desertos mais bonitos do mundo e entre os que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

  

É considerado um país de acolhimento, uma vez que cerca de 8 milhões de habitantes, são refugiados vindos de outros países em conflito, especialmente palestinos e sírios. Apesar disso, a Jordânia é um lugar de relativa calma no meio de uma região turbulenta.

Na guerra civil síria, a Jordânia acolheu numerosos refugiados sírios.

Jerash é conhecida como a Pompéia do Oriente, porque é das cidades romanas mais bem preservadas do mundo.  Ela chegou aos nossos dias em boas condições porque a cidade antiga foi abandonada e soterrada pela areia do deserto até cair no esquecimento. Ao contrário do que aconteceu em Roma e Atenas que continuaram a crescer e a transformar-se.

 
A Jordânia, junto com o Egito, são os únicos dois países árabes que assinaram tratados de paz com Israel.

A corrente elétrica é de 220 volts e as tomadas são de entrada redonda.








Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:


- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros



 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRomaPuglia

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia 

Áustria: Viena 

Jordânia: 7 dias; Wadi Rum; Petra; Amã e Aqaba


Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha


Ilha Grega

Creta


Sem comentários: