sexta-feira, 7 de abril de 2023

WADI RUM - UM DESERTO INCRÍVEL NA JORDÂNIA


Em Novembro, fui uma semana de férias à Jordânia. Veja o roteiro no post "Roteiro de 7 dias e gastos".

Éramos um grupo de 6 pessoas e começámos as férias a visitar Wadi Rum que é um dos desertos considerados por muitos, dos mais bonitos do mundo.

Wadi Rum, também chamado pelos locais "Vale da Lua", é uma enorme extensão de areia que nasceu da ação erosiva dum rio que moldou este vale no sul da Jordânia, ao longo de milhares de anos.

Para preservar a beleza do deserto e a importância cultural de Wadi Rum de um turismo de massa cada vez maior, e para se proteger o seu ecossistema, ele foi nomeado Património Mundial da Unesco em 2011. É inclusivamente o único deserto do mundo protegido pela Unesco. 

Muitos filmes de Hollywood foram lá filmados.

Aterrámos em Aqaba, levantámos o carro alugado e dirigimos até ao deserto Wadi Rum, onde chegámos por volta das 14h.

Reservámos antecipadamente pelo booking uma excursão à empresa Desert Adventures que fizemos durante a tarde.




O passeio começa no Centro de Visitantes de Wadi Rum, onde deixámos o carro no estacionamento (gratuitamente) e uma 4x4 pouco sofisticada, conduzida por um beduíno, levou o nosso grupo a conhecer o deserto.
As poucas casas que vimos no local eram construções muito básicas e com poucas condições de habitabilidade. Ali praticamente 100% da população vive do turismo.




No passeio vimos uma paisagem com rochas verticais e formatos insólitos, dunas e uma verdadeira imensidão de areia de cor avermelhada.

O anfitrião, muito hospitaleiro, foi parando nos principais pontos de interesse para tirarmos fotos e explicando o que estávamos a ver.


Neste deserto também é possível fazer passeios em dromedários, mas não recomendo, porque tenho muita pena dos animais.





Dunas

As dunas ficam relativamente próximas ao centro de visitantes e subimos até lá acima para apreciar as bonitas vistas que se estendem por 360graus.





Os sete Pilares da Sabedoria

É uma cadeia de montanhas imponente, perto do centro de visitantes de Wadi Rum e é um dos locais mais famosos do deserto. 



Khazali Siq/Canyon

Situado no centro da Área Protegida de Wadi Rum, onde se abre uma impressionante fissura estreita de cerca de 100m de comprimento. As suas paredes internas são cobertas com gravuras rupestres.





Ponte Pequena

A pequena ponte, é mais uma das pontes de pedra populares no deserto de Wadi Rum e o seu nome deve-se precisamente ao seu tamanho de 4m. É um ótimo lugar para tirar fotos giras e ter vistas deslumbrantes.


Continuámos caminho sempre a apreciar a paisagem com os seus rochedos moldados pelo vento.





Burdah Rock 

A ponte Burdah Rock é a mais alta em Wadi Rum. Este arco em pedra, a 80m de altura, liga duas montanhas. 


Cá em baixo assistimos a um divertido espetáculo de música protagonizado por  motoristas beduínos que ali estavam com outros turistas.


O nosso anfitrião beduíno leva-nos ao fim do dia a uma enorme formação rochosa, onde nos prepara um chá, que serve com umas bolachinhas. E é lá que assistimos a um bonito pôr do Sol.





Já quase de noite chegámos ao acampamento de influência beduína, formado por várias tendas alinhadas.

As acomodações no deserto são básicas, ficámos numa tenda para 6 pessoas com a casa de banho no exterior a escassos metros e com água aquecida pelo sol! A tenda era colorida forrada com padrões típicos. Ficámos isolados do mundo, sem internet...

Há por lá uma mistura de simplicidade e conforto, respeitando o meio ambiente e as tradições do deserto.




Na noite no acampamento, o chefe chamou-nos para fora da tenda e juntámo-nos em círculo na areia a vê-lo retirar um tacho de barro que estava enterrado no solo.

Havia um buraco com brasas, onde é colocado o tacho com os ingredientes e é coberto de areia. Passado cerca de um hora a refeição cozida a vapor está pronta, desenterra-se e é hora do jantar.

 Dentro do tacho tínhamos uma refeição de cordeiro, batatas e vegetais, de acordo com uma antiga tradição.  Dentro da uma tenda maior, fomos jantar e onde à refeição de cordeiro, juntámos muitas outras iguarias típicas do local, como podem ver pelas fotos. Comemos muito bem.







Depois do jantar, reunimo-nos ao ar livre à volta de uma grande fogueira para conversar e admirar o céu estrelado de Wadi Rum.

O acampamento não tinha muita gente, mas ainda assim à volta da fogueira estavam representantes de 4 nações (Portugal; Espanha; Malásia e Japão) e aproveitámos para partilhar experiências de viagens.

O pequeno almoço também tinha comida suficiente e variedade que nos permitiu conhecer os hábitos gastronómicos matinais deste povo. Nestes alimentos encontrámos o típico humus que é um alimento que parece um paté e é feito com ingredientes básicos como grão de bico, limão e alho, usando-se principalmente para cobrir o pão pita.

Outro alimento típico de lá são os Falafels, que são bolinhos fritos de grão de bico bem temperados.




Depois do pequeno almoço, apreciámos a imensidão de areia vermelha, a brilhar com a luz da manhã.

Por fim, levaram-nos de volta à aldeia, onde nos despedimos amistosamente do anfitrião. 




Wadi Rum foi uma agradável surpresa, pois não encontrámos um deserto monótono só de areia, mas sim uma paisagem vermelha e variada, um enorme deserto com grandes dunas, planícies, montanhas e rochedos com formatos originais.

Saímos de Wadi Rum muito satisfeitos com o primeiro dia na Jordânia.

Veja o video que fiz por lá:



Ainda bem próximo de Wadi Rum, vimos habitações pobres e sem condições.


 





Algumas dicas:

A Desert Adventures está sediada em Wadi Rum, um espetacular deserto situado no sul da Jordânia, gerido por Mhareb, um beduíno local. O acampamento é o último no deserto, por isso não há outras pessoas, poluição luminosa ou barulho, tornando a experiência ainda mais autêntica. 

Esta aventura custou-nos  aproximadamente 47eur/pessoa (35JD/pessoa) e correu tudo muito bem, pelo que recomendo a empresa Desert Adventures. Na reserva da excursão, estava incluído a dormida na primeira noite em acampamento numa tenda, com jantar e pequeno almoço incluído.

É de notar que estas excursões são um grande negócio na região e os acampamentos são muito numerosos e próximos uns dos outros. Alerto que devem ler as opiniões dos viajantes sobre o melhor acampamento a escolher, porque há sempre serviços menos bons.

A entrada para o Wadi Rum está incluída no Jordan Pass.

Para quem não quer conduzir pode comprar excursões em Aqaba; Petra ou Amã.



Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:


- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros



 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRoma; Puglia

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia 

Áustria: Viena 

Jordânia: Roteiro

 

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha


Ilha Grega

Creta

Sem comentários: