sexta-feira, 21 de abril de 2023

AMÃ E AQABA - DUAS CIDADES MUITO DIFERENTES

A Jordânia é uma destino de viagem maravilhoso. Tem paisagens de outro mundo, muita história, uma cultura única, praias no sul, o mar morto, desertos e claro uma das 7 novas maravilhas do mundo.

Em Novembro eu e mais 5 camaradas, rumámos uma semana até à Jordânia em busca duma cultura diferente da nossa.

Leia os posts anteriores sobre...Jordânia roteiro de 7 diasWadi Rum - Um deserto incrível e Petra.

Neste post vou falar das duas cidades mais importantes da Jordânia e do que as distingue.

CIDADE DE AMÃ

Amã, é a capital da Jordânia e a porta de entrada no país para a grande maioria das pessoas. Tem uma arquitetura típica de cidades velhas do Médio Oriente.

Embora não tenha muitas atrações, serve como base para fazer passeios a pontos turísticos que existem bem próximo da cidade como Jerash, Madaba, Mar Morto, Salt, etc..

Mas a capital tem dois pontos turísticos a não perder: a citadela e o anfiteatro.

Citadela
Localizada no alto de uma colina, tem ruínas do Império Romano, como as colunas do Templo de Hércules (foto abaixo).

De lá temos uma bonita vista sobre a cidade de Amã.

Na foto abaixo vemos o Palácio Umayyad que foi totalmente reconstruído.

Dentro da Cidadela também há um pequeno Museu Arqueológico Nacional.

Anfiteatro

O segundo ponto turístico a não perder em Amã é o anfiteatro, que tem capacidade para 6000 pessoas divididas em três níveis. Na atualidade é usado para eventos culturais.

Para muita gente Amã é uma cidade feia sem interesse, mas eu, embora não a ache uma cidade bonita, acho-a muito interessante. É uma cidade caótica, mas ao mesmo tempo com muita vida. Vemos uma enorme quantidade de pessoas a circular na ruas às compras. Tem imensos cafés e restaurantes, tem mercados cheios de cores e diversidade de produtos e cheiros. Tem imensos vendedores de rua, onde podemos provar guloseimas ou beber qualquer coisa ou simplesmente apreciar os produtos que não vemos em cidades europeias.

Vejam as fotos para perceberem o que estou a dizer.

As especiarias davam cor e cheiro às lojas que as vendiam...

O chá e o café são uma parte fundamental da cultura beduína e Jordana, nomeadamente da sua hospitalidade.

Os frutos secos eram muito diversificados e baratos nos mercados a céu aberto, por isso, guardámos espaço para trazer frutos secos na mala!

Os vegetais eram muito diferentes dos que encontramos em Portugal e muitos deles fiquei sem saber o que eram ou como seriam confecionados.

Uma bebida típica da Jordânia, é caldo de cana que vemos a ser feito na foto abaixo do lado esquerdo.

Os doces eram uma tentação. Muitas lojas a vender doces com bom aspeto e ótimos para satisfazer a nossa gula a preços acessíveis.

As frutas eram grandes e coloridas e algumas desconhecidas...

Num dos países com maior produção de azeitona preta e tâmara do mundo, encontrámo-las com muita frequência até mesmo ao pequeno almoço.

O queijo e o iogurte que encontrámos à mesa do pequeno almoço e água num copo que parecia de iogurte...

Por Amã, vemos muitas lojas de roupa apenas para homens, sim, porque ali, ao contrário da Europa, os homens são os grandes consumidores de roupa. Vimos um centro comercial com imensas lojas apenas com fatos de gala para homens.

Estranhámos a quantidade exorbitante deste tipo de lojas, porque não vimos homens na rua com estes fatos vestidos.

Também encontrámos lojas de mulheres, mas em muito menos quantidade que as dos homens. Os fatos das mulheres são trabalhados e muito coloridos, mas as poucas mulheres que víamos a passear na rua, vestiam-se de preto ou de branco se fossem mais novas, por isso, deduzo que usem estes fatos apenas nas festas.

A cidade à noite...
Um aspeto que vemos em toda a cidade são as casas e prédios com a sua cor pastel, pois foram construídas com uma pedra típica de lá que tem esta cor.

No centro da cidade, podemos ficar deslumbrados com o mercado do ouro, com dezenas de lojas seguidas, onde podemos comprar ouro a preços razoáveis. Não haverá muitos lugares onde possamos ver tanto ouro num curto espaço.

Além dum povo amigável, fiquei encantada com a variedade de produtos que encontrei por Amã, bem como a sua gastronomia.

Ao jantar comemos o delicioso prato típico mansaf, feito de cordeiro cozido servido com arroz e molho de iogurte. Os talheres eram um garfo e uma colher, não havia facas e quem pediu frango teve direito apenas a uma colher e teve de comer com mãos.
As sopas eram saborosas, temperadas com especiarias.
A ementa ficou a cerca de 6 eur / pessoa.

À saída de Amã vemos um trânsito caótico, construção desordenada, edifícios abandonados, em ruínas, carros velhos e danificados…

Em Amã ficámos alojados num hotel muito simples e modesto que reservámos no Booking. O pequeno almoço estava incluído e embora simples serviu bem as nossas necessidades e mais uma vez pudemos degustar alguns produtos típicos da região como por exemplo o húmus (Espécie de paté de grão) e os Falafels (bolinhos fritos de grão de bico temperados).

CIDADE DE AQABA

Aqaba  é um  cidade portuária da Jordânia localizada na costa do Mar Vermelho e é onde ficam os hotéis para quem quer passar férias junto ao mar.

Ficámos em Aqaba no último dia de férias.

É uma cidade interessante, apenas em termos geográficos. De Aqaba podemos ver Israel, Arábia Saudita e Egito.

Porém, não achei a cidade agradável, está tudo muito sujo e desorganizado e tem poucas atrações para ver. As praias também não deixaram saudades.

Aqaba tem cerca de 3 Km de passeio marítimo ao longo da praia de Al-Ghandour até à praia de Al-Hafayer, por onde andámos a passear durante o dia e à noite.

A coisa mais popular para se fazer em Aqaba é ir à praia. O tempo estava agradável, por isso, fomos tentar a nossa sorte na city Beach que fica perto do Porto de Aqaba. Quando chegámos encontrámos muita gente local, principalmente famílias com os seus filhos que brincavam na areia e todos estavam vestidos.

Éramos os poucos turistas que andávamos por lá e não nos sentimos à vontade para ficarmos em fato de banho, pois seriamos alvo de muitos mirones. Por isso, fomos de carro sentido sul à procura de uma praia mais virada para o turismo.

Chegámos à praia do Sul, que era grande, adequada para famílias, atmosfera calma e onde já víamos turistas de fato de banho.

Aqaba tem fama de ter dos recifes de coral mais bonitos do mundo, que podem ser vistos apenas com uma máscara de snorkeling, que nós não tínhamos, por isso não pudemos comprovar.

A viagem à Jordânia foi feita em Novembro e a água estava a cerca de 19-20 graus, que para mim, que sou friorenta, é uma temperatura baixa, mas mesmo assim, deixei-me convencer e mandei um mergulho. Ao fim de 10min no mar devo ter colocado o pé em cima dum coral com picos e fiquei imediatamente lesionada. Não sei se eram picos, mas a verdade é que tinha muitos pontos pretos no pé que ardiam bastante. Fiquei bastante preocupada, mas sendo o último dia de férias não estragaria as férias já passadas. Depois de uma hora, as dores passaram e os pontos pretos foram desaparecendo com o tempo.

Conclusão, a praia escolhida não foi a melhor para ir a banhos e não posso recomendar, mas não quer dizer que não haja por lá boas praias, não tivemos foi tempo para experimentar outras. Recomendo, no entanto, o uso de sapatos de água, para evitar terem o mesmo problema que eu.

As fotos abaixo foram tiradas na praia do Sul e tirei também ao WC público da praia.

O castelo é pequeno e simples, mas não há muitos lugares para visitar em Aqaba, por isso, é mais um ponto de passagem para quem anda pelo centro da cidade.

Chegámos à Praça da Grande Revolta Árabe. É local onde foi disparada a primeira bala da Revolta Árabe.

No meio da praça há uma Bandeira gigante que pode ser vista de países vizinhos. A bandeira simboliza a Grande Revolta Árabe em 1916, na luta pela independência do domínio otomano.

Com 130m, o mastro de bandeira de Aqaba, é o 6º mastro sem suporte mais alto do mundo.

Sharif Hussein Bin Ali  é a maior mesquita de Aqaba. Não entrámos, mas por fora constatamos a sua beleza. Não sei se é possível visitar o seu interior, mas quem vai ao centro de Aqaba deve passar por lá.

A Jordânia é uma exportadora de tâmaras, fornece a fruta a mais de 15 países. Pela cidade vimos muitas palmeiras com sacos cheios de tâmaras. Nas lojas vendem-se a preços muito acessíveis.

O curioso de Aqaba são as noites na praia. Um ambiente incrível com imensa gente local (principalmente homens) à beira mar onde se encontram para conviver, comer, fumar, cantar…Parecia um dia festivo, mas pelo que li é habitual principalmente ao fim de semana. Notámos que são os homens que fazem a festa, agarrando-se uns aos outros a dançar e a cantar e as mulheres (poucas), que andavam por lá, eram meras espetadoras.

A noite em Aqaba em época alta deve ser muito forte, porque tem vários restaurantes e bares, mas como fomos em Novembro,  já vimos muitos poucos turistas e estava tudo muito calmo. Comemos sempre bem e a bom preço.
Como já não tínhamos muito jordans, escolhemos uma ementa baratinha, mas que soube muito bem. O que veem na foto era um prato gigante com 6 kebabs e imensas batatas fritas e deu perfeitamente para 6 pessoas. Tudo isto custou aproximadamente 6Eur.

As lojas de especiarias e frutos secos são um passeio obrigatório para sentir aromas, experimentar os gostos do Médio Oriente. Acabámos por gastar o resto dos jordans a comprar frutos secos (Comprei cajus a cerca de 5,5€/kg).

Algumas dicas e gastos:

O Bilhete de avião custou-nos 235Eur com escala em Roma.

Excursão no deserto Wadi Rum, com jantar, dormida e pequeno almoço, custou-nos  aproximadamente 47eur/pessoa (35JD/pessoa) e correu tudo muito bem, pelo que recomendo a empresa Desert Adventures.

O Jordan Pass custou-nos 112€/pessoa.

Para quem quer visitar Petra recomendo adquirir o Jordan Pass e o seu valor dependerá do nº de dias que pretende visitar Petra (https://www.jordanpass.jo/Contents/Prices.aspx).

Com este pass não precisamos de tratar do visto obrigatório para entrar na Jordânia e podemos entrar em mais de 40 atrações turísticas do país, tais como Petra, Citadela (Amã), Jerash, ou o deserto de Wadi Rum.

Fizémos as contas e visitando 2 dias Petra o pass compensou bastante, comparando com o preço que pagaríamos comprando vistos e entradas nas atrações turísticas separadamente.

O carro alugado pela DiscoverCars ficou por 112Eur/pessoa (Éramos 6 e tivemos que reservar um carro maior que nos ficou mais caro).

IATI Seguros custou-nos 43€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Petra numa casa reservada pelo Booking custou-nos 20€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Amã numa casa reservada pelo Booking custou-nos 28€/pessoa.

O alojamento de dois dias em Aqaba num hotel reservado pelo Booking custou-nos 26€/pessoa. Abaixo podem ver foto do nosso quarto.

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRoma; Puglia

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia

Áustria: Viena

Jordânia: Roteiro; Wadi Rum; Petra

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca

Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas