domingo, 2 de maio de 2021

DOURO INTERNACIONAL



O Parque Natural do Douro Internacional foi criado em 1998, e é Património Mundial da UNESCO.

Este Parque Natural do Douro Internacional acompanha a fronteira do Rio Douro entre Portugal e Espanha, bem como o rio Águeda, afluente do Douro. Também inclui áreas dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.
Para explorar o Douro Internacional, a melhor maneira é percorrer os miradouros que permitem contemplar o rio.
Partilho apenas seis miradouros visitados num dia, mas há mais, para quem tenha mais tempo para percorrer o Douro Internacional.

MIRADOURO PENHAS DAS TORRES

O miradouro na Penha das Torres (Miradouro de Paradela) é o ponto mais oriental de Portugal e é maravilhoso. Encontra-se junto a Paradela (Miranda do Douro), no planalto transmontano, a 16km de Miranda do Douro. É a entrada do rio Douro em Portugal.

Deste miradouro vemos a impressionante barragem espanhola de Castro, que marca o início do troço internacional, em que este rio faz fronteira entre Portugal e Espanha.



















MIRADOURO DE FREIXIOSA OU MIRADOURO DO CHAPÉU

Miradouro da Freixiosa situa-se no lugar da Freixiosa e dele podemos ver o vale encaixado e escarpado do Douro, observando-se vários afloramentos rochosos de granito que brotam do rio.

O nome “chapéu” deve-se ao facto do bloco de granito que se debruça sobre o rio ter este formato.

Para lá chegarmos, tivemos que passar por uma curta estrada de terra batida com respeitável declive.

Não há indicação nem sinalização sobre a sua localização exata, por isso para quem tiver dificuldade em encontrar aqui vão as Coordenadas: 41.424546, -6.307723

É um miradouro selvagem, que tem apenas um gradeamento de ferro no acesso ao topo da rocha que ajuda a subida.  

Aproveitamos para nos sentarmos no enorme rochedo que lá existe e ficamos admirados a contemplar esta maravilha da natureza.

Sentámo-nos no enorme rochedo que lá existe e ficamos a contemplar as vistas do Douro que são absolutamente magnificas.















MIRADOURO DA FRAGA DE PUIO (PICOTE)

Prosseguimos em direção à aldeia do picote, até chegarmos a mais um incrível miradouro. O Miradouro do Picote ou Miradouro da Fraga do Puio. Este miradouro foi recentemente restaurado onde lhe acrescentaram uma plataforma no chão, e embora não seja um miradouro natural, não deixa de ser bastante apelativo para os visitantes. Neste miradouro conseguimos ver a união de dois troços do rio Douro formando um “V”.


















MIRADOURO CASTRILHOUÇO

O Miradouro do Castro ou do Castrilhouço, localiza-se no Castro de vale de Águia surgindo numa arriba em cotovelo sobre o rio Douro.

A paisagem é um verdadeiro tesouro.

Para quem tiver dificuldade em encontrar as Coordenadas são: 41.516360, -6.259813


















MIRADOURO URROS

No concelho de Mogadouro esconde-se o miradouro selvagem Urros que fica nas imediações da aldeia de Urrós. Dele vemos mais uma bonita paisagem onde podemos contemplar a garganta do rio Douro.















MIRADOURO DO COLADO

Na descida da estrada municipal que liga a N221 a Mazouco, encontramos o Miradouro do Colado que se caracteriza pela diversidade da paisagem. Deste miradouro temos uma bonita vista sobre a aldeia de Mazouco e o rio Douro.














Abaixo está um mapa onde podem ter uma ideia onde se localizam cada um dos miradouros que falei anteriormente.



Visitar o Douro Internacional é obrigatório para quem quer apreciar uma paisagem do Douro menos domesticada que o Douro Vinhateiro, mas igualmente bela. Enquanto o Douro vinhateiro tem os socalcos que mudam de cor consoante a altura do ano, o Douro Internacional tem impressionantes escarpas verticais.

BARCA D'ALVA

Barca de Alva é uma bonita aldeia inserida no Parque Nacional do Douro Internacional, localizada na margem esquerda do rio e determina o limite do Douro em território português.

A construção da ligação ferroviária a Espanha deu dinamismo a Barca d’Alva, tornando-a num importante centro de passagem, sendo, na altura, a ligação mais direta entre o Porto e o resto da Europa.

O tempo e a política levaram ao encerramento deste troço em Espanha e em 1988 a estação ferroviária foi desativada, bem como a ligação ferroviária a Espanha.

Terra muito ligada à agricultura, com muitos olivais, vinhas, laranjais e amendoais. Parece que as amendoeiras formam um dos espetáculos naturais mais emblemáticos do país. Para quem estiver interessado este fenómeno acontece em finais de fevereiro ou início do março.

Para chegar a Barca d’Alva ainda demorámos, pois, a estrada para lá chegar tem muitas curvas, pelo que tivemos tempo para ir apreciando a paisagem sem pressas.

O que está a devolver a vida à aldeia são os cruzeiros.  Barca D'Alva é desde a construção do seu cais fluvial um ponto de paragem dos Cruzeiros do Douro do canal de navegação do Douro.

Quem quer chegar a Barca d’Alva de barco, pode optar por partir do Porto, da Régua ou do Pinhão e tem garantido um passeio com muitas paisagens bonitas do Douro.

































Sem comentários: