sábado, 19 de novembro de 2022

ISLÂNDIA - DIA 4

Este post é a continuação da descrição da viagem que fiz de autocaravana à Islândia no mês de Junho.

Veja como tudo começou nos posts que já partilhei:

ISLÂNDIA DE AUTOCARAVANA - GUIA

ISLÂNDIA - DIA 1

ISLÂNDIA - DIA 2

ISLÂNDIA - DIA 3

Roteiro do dia 4

Diamond Beech → Úlfseyjarsandur (Praia) → Seyðisfjarðavegur (estrada com neve) → Seyðisfjörður (Vila pitoresca em volta duma lagoa) →  Gufufoss (Cascata) → Dettifoss (Catarata) → Hverir (Grande área geotermal). Total = 539Km

Mais uma vez o parque de campismo onde dormimos, ficava num local onde as paisagens eram deslumbrantes.

Southeast Iceland landscape (Paisagem do Sudeste da Islândia)

Depois de visitarmos a Diamond Beech, continuámos caminho sentido Norte e estas foram algumas das paisagens maravilhosas que vimos junto à costa antes da localidade de Djupivogur.

Assista ao VIDEO feito durante o trajeto na estrada Þjóðvegur 1.

Chegámos a uma pequena povoação (Brekka - Djupivogur), onde parámos para pôr gasóleo.

Gasóleo a 2,42€/litro (Em Portugal em Junho de 2022 andava à volta dos 2€).

Pelo caminho vimos renas.

ÚLFSEYJARSANDUR

Quase a chegar a Djupivogur, saímos da estrada e fomos ver a praia Úlfseyjarsandur.

A pouca distância do centro da vila de Djúpivogur, no sudeste da Islândia, esta praia de areia preta tem vistas espetaculares para o Oceano Atlântico.

Na Islândia quase todas as praias são de areia preta graças à paisagem vulcânica da ilha.

A areia preta é composta principalmente de basalto, que é lava que arrefeceu rapidamente após contactar com o mar. O basalto partido fica cada vez mais pequeno ao longo do tempo, tornando-se na areia preta.

O efeito de ondas na areia preta permitiu fazer fotos super giras.

Assista ao VÍDEO feito nesta praia:

Continuámos pela ring road sempre a ver belas paisagens.

É tudo tão bonito no caminho que não cansam as horas de viagem.

Estrada 955 (Vattarnesvegur)

Quando estávamos a chegar à localidade Breiddalsvik, em vez de seguirmos pela ring road, seguimos no sentido da localidade Stöðvarfjörður para irmos sempre junto à costa. Este foi um percurso que nos foi sugerido pelo rapaz que nos alugou a autocaravana, dizendo que as paisagens por ali seriam mais bonitas.

A estrada 955 (Vattarnesvegur) é uma viagem muito cénica localizada à volta da península de Vattarnes, na região leste da Islândia.

Tem cerca de 48km de extensão e liga as aldeias de Reyðarfjörður e Fáskrúðsfjörður.

Percorre o lado sul do fiorde de Reyðarfjörður e não ficámos desiludidos com o percurso, pois de facto a beleza das paisagens não cansava, como podem pelas fotos e pelo vídeo.

As paisagens seguintes foram tiradas durante o caminho que se vê no seguinte mapa.

No caminho fomos apreciando as paisagens que mudavam frequentemente.

Assista ao VIDEO que fiz durante o caminho.

Continuámos em direção a Egilsstadir sempre acompanhados de belas paisagens.

No interior da Islândia, há muitos rebanhos de ovelhas, que circulam livremente, sem cercas para delimitar os movimentos. Estão por todo o lado e nos lugares mais incríveis, à beira de penhascos e não percebo como não caem!.

Foram muito poucos os ciclistas que vimos pela Islândia.

Grande parte da população na Islândia vive na capital, Reykjavik, mas ao longo da estrada encontram-se moradias isoladas.

Chegando a Egilsstadir andámos um pouco para trás para visitar Seydisfjordur.

Southeast Iceland landscape (Paisagem do Sudeste da Islândia)

A estrada que liga Egilsstadir a Seydisfiordur (número 93) é uma das mais espetaculares que percorremos na Islândia.

A viagem é incrivelmente cénica, e o caminho em si, é, na verdade, uma das melhores razões que faz com que seja obrigatório visitar esta antiga vila de pescadores.

São 25km, mas com grande variedade de paisagens. A estrada começa a subir e quando chegamos a uma planície vemos neve (em junho), um lago e quando começamos a descer em direção ao fiorde de Seydisfiordur, há várias cascatas.

Estas foram as fotos tiradas à maravilhosa paisagem que vimos antes de chegar a Seydisfiordur, na estrada Seyðisfjarðavegur.

O asfalto preto serpenteava pela montanha coberta de neve.

As cascatas vimos no regresso e delas vou falar ainda neste post.

Assista ao VIDEO das paisagens:

SEYDISFJORDUR

Seydisfjordur encontra-se a 30 min de carro da Ring Road, nos Fiordes do Leste e é uma das localidades mais bonitas da Islândia e um dos principais portos para cruzeiros do país.

A cidade está localizada no fiorde leste, e não exagero quando digo que a paisagem do lugar é absolutamente de tirar o fôlego. As fotos com o reflexo no lago não desmentem o que digo.

Seydisfjordur parece bastante remota, porque a estrada termina ali e menos de 700 habitantes vivem por lá.

As casas tradicionais alinham-se na base da alta montanha e em volta do lago Fjardara.

Tirei imensas fotos da paisagem com casas e arredores a refletir no lago. Foi difícil escolher as melhores fotos, por isso deixei ficar quase todas😁.

Não poderia faltar tirar uma foto nesta linda igreja azul com um pavimento de arco-íris em frente.

O centro da pequena cidade é conhecido pelas suas casas de madeira originais do início do século XIX e cenário pitoresco em volta da lagoa.

Foi o lugar onde encontrámos as casas mais bonitas da Islândia. Nestas fotos vemos a enorme montanha que circunda Seydisfjordur.

Assista ao VIDEO que fiz nesta cidade.

GUGUFOSS

Voltando para trás pela estrada 93, para apanharmos novamente a ring road, encontrámos pelo caminho a Gugufoss, que é mais uma bonita cascata perto da localidade Egilsstadir. Conseguimos ver esta cascata da estrada.

É uma das muitas cascatas do rio Fjarðará.

Continuámos e fomos vendo mais cascatas pelo caminho.

DETIFOSS

A Dettifoss é uma catarata incrível situada no parque nacional de Jökulsárgljúfur, na área de Mývatn, no nordeste da Islândia.

É alimentada pelo poderoso rio glaciar Fjollum, que tem sua origem no maior glaciar da Europa, Vatnajökull

A queda estrondosa tem 100m de largura e desce 45m, no desfiladeiro Jökulsárgljúfur.

É a cascata com maior volume de água da Europa. O barulho que a água faz quando cai com uma “raiva” incontrolável, faz jus à sua grandiosidade.

Fica num lugar com uma paisagem lunar e selvagem à sua volta.

Os miradouros proporcionaram belas vistas e ainda tivemos o privilégio de ver o arco-íris.

Depois da queda, a água forma um desfiladeiro muito bonito.

Recomendo muito a visita.

A pouco mais 1km de Dettifoss encontra-se Selfoss, uma cascata pequena mas igualmente bonita. O caminho até lá,  faz-se caminhando 20min num trilho acessivel

Chegando a Selfoss, vemos uma bonita catarata que flui ao longo das colunas de basalto que rodeiam o rio.

Assista ao VIDEO feito nesta catarata.

HVERIR

Hverir é uma paragem obrigatória no anel viário (Ring Road) e uma das principais atrações do Lago Myvatn.

Esta área encontra-se a 6km do lago Mývatn, sob a montanha Namafjall que pertence à zona de fissura do vulcão Krafla.

Como quase tudo na Islândia, Hverir, tem origem vulcânica e é uma das zonas geotermais mais ativas da Islândia, com um cenário de outro mundo.

A uma profundidade de 1km, a temperatura é superior a 200°C. A água que nasce abaixo da superfície é rapidamente aquecida e vem à superfície transformada em vapor.

O gás fumarola contém sulfeto de hidrogénio que causa um cheiro característico a enxofre ou de ovo podre, que torna este lugar pouco ou muito divertido de explorar – depende do gosto de cada um.

Mas o cheiro de podre não é a única coisa que encontramos em Hverir.

Ali vemos uma área desértica, árida e ácida com elevadas temperaturas que à superfície abrem crateras onde borbulham lamas e se libertam fumarolas e gases e terrenos rachados e com minerais que o transformam numa enorme tela de um tom avermelhado.

A sinalização até Hverir é praticamente inexistente, no entanto, as enormes colunas de vapor e os carros estacionados são o sinal do lugar.

Aqui estão as fotos que mostram bem o que vimos nesta área geotérmica.

Assista ao VIDEO do lugar.

Terminado o dia, ficámos num parque de campismo perto de Hverir com vista para a montanha.

Abaixo poderão ver o percurso percorrido neste dia.

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisa

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de Autocaravana; O melhor da Islândia

Se gosta de praia então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca

Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas