domingo, 4 de dezembro de 2022

ISLÂNDIA - DIA 7

Este post é a continuação da descrição da viagem que fiz de autocaravana à Islândia no mês de Junho.

Veja como tudo começou nos posts que já partilhei:

ISLÂNDIA DE AUTOCARAVANA - GUIA

ISLÂNDIA - DIA 1

ISLÂNDIA - DIA 2

ISLÂNDIA - DIA 3

ISLÂNDIA - DIA 4

ISLÂNDIA - DIA 5

ISLÂNDIA - DIA 6

Roteiro do dia 7

Dia 7 - Lysulaugar Fossarrétt (cascata) Graenavatn (lagoa) Seltun (área geotermal) Fagradalsfjall (vulcão) Blue lagoon  Gunnuhver (área geotermal) → Brimketill (Piscina de lava) → Bruin milli heimsálfa (Ponte entre 2 continentes) – Total = 337Km

Saindo do parque de campismo e conduzindo pela estrada 47 (ver mapa abaixo), vimos belos campos floridos com flores rochas chamadas Lupinus (já falei delas no post - dia 1).

CASCATA FOSSÁRRÉTT

Ainda na estrada 47 parámos pelo caminho para ver a cascata Fossarrett.
É uma cascata pequena, mas não deixa de ser bonita pelo enquadramento onde está inserida. As flores dão-lhe um encanto adicional.

As fotos seguintes, ainda foram tiradas na estrada 47.

Assista ao VIDEO que fiz na estrada 47.

Com o objetivo de ir conhecer a península Sul da Islândia, continuámos caminho até à estrada 39.

Já na estrada 427 vimos uma paisagem lunar sem qualquer vegetação.

No seguinte mapa indico a região onde terminámos a nossa visita à Islândia:

KRÝSUVIK

Na península Sul da Islândia (também chamada de península de Reykjanes), entrámos na região de Krýsuvík. É uma das áreas de alta temperatura da Islândia que se tornam visíveis através de fontes de enxofre e fontes termais.

SELTÚN - ÁREA GEOTERMAL

A área tem vários campos geotérmicos, sendo o mais famoso o Seltún.

Em Seltún, encontramos algumas explicações para os fenómenos que vemos por lá.

O lugar tem trilhos de madeira que permitem caminhar em segurança entre as enumeras fumarolas e lagos com água a ferver.

Na entrada, placas indicam que a temperatura do solo pode chegar a 100°C em alguns pontos, portanto é proibido sair dos trilhos.

Seltún é um local geotérmico particularmente ativo com um forte cheiro de enxofre.

Li que em outubro de 1999, houve uma grande explosão de vapor que destruiu todas as instalações turísticas. É pouco reconfortante saber que andámos numa "panela de pressão" que pode explodir a qualquer momento!

Também tem trilhos de terra batida que levam à montanha Sveifluhals e onde temos uma bonita vista para toda a área.

Os minerais lá existentes dão ao solo tons incríveis.

Assista ao pequeno VIDEO que fiz nesta área geotermal.

Ainda na área Krýsuvík há alguns dos lagos menores que mostram também a influência do vulcanismo, por exemplo Grænavatn com sua cor verde luminosa.

LAGO GRAENAVATN

Este lago tem uma cor turquesa espetacular. Ele enche uma das várias pseudo-crateras (cratera deixada quando a água subterrânea superaquecida explode do solo, deixando crateras pseudo-vulcânicas sem erupções de lava). O conteúdo mineral da água é responsável pela sua cor viva.

Passámos por este lago duas vezes e na segunda vez o sol incidia na vertical e o lago até parecia que brilhava.

Continuámos caminho pela estrada 427, com o objetivo de visitar a região do vulcão Fagradalsfjall.

Assista ao pequeno VIDEO que fiz na estrada 39, estrada 427 e lago Graenavatn.

VULCÃO FAGRADALSFJALL

A famosa erupção do vulcão Fagradalsfjall aconteceu no dia 19 março 2021. Após um período de 3 semanas de atividade sísmica, abriu-se uma fissura na Península sul da Islândia e a lava começou a sair. Nas semanas seguintes, abriram-se mais fissuras e o fluxo da lava aumentou e foi enchendo o vale de Geldingadalur e espalhou-se pelos vales vizinhos. Hoje já não há atividade, mas tornou-se num lugar incrível com enormes campos de lava solidificada.

O estacionamento para a caminhada do vulcão fica ao longo da estrada 427 e é a pagar no aplicativo Parka, local "Volcano Skali", porém, nós estacionámos antes do estacionamento para evitar termos que pagar.

Chegando ao local, começamos a caminhar em direção ao pico, mas os ventos estavam muito fortes - o mais forte que tivemos em toda a nossa viagem. Mesmo com dificuldade, conseguimos chegar ao topo e apreciámos as maravilhosas vistas dos fluxos de lava e do mar.

Estas fotos foram tiradas mesmo no topo da montanha.

Já a descer fui sempre tirando fotos às paisagens, que eram de rara beleza e os efeitos feitos pela lava eram muitos.

Já cá em baixo, caminhámos em direção à lava endurecida, mas que ainda estava quente a alguma profundidade, pois despejámos alguma água duma garrafa num buraco e este fumegou.

Assista ao VIDEO que fiz nesta zona.

BLUE LAGOON (LAGOA AZUL)

Na Islândia, os banhos termais ao ar livre em piscinas aquecidas são uma tradição, que vem do tempo dos Vikings.

Muita gente que visita a Islândia, pensa que a Blue Lagoon é o único local no país onde pode tomar banho nas águas termais, mas não é verdade. A Blue Lagoon é linda, mas muito cara. Lembro-me de 6 meses antes da viagem ver o preço por pessoa online e andava à volta dos 70€, quando fui ver um mês antes já era de 120€. Achámos demasiado caro e optámos por não entrar nesta lagoa. Fizemos 2 piscinas naturais em 2 dias diferentes que também foram agradáveis e bem mais em conta (Pagámos 20€/ adulto numa e 10€/adulto noutra). Há também opções gratuitas, mas essas são menores, mais selvagens e não têm duches para tomarmos banho no fim.

Porém, uma visita à Blue Lagoon é altamente recomendável, porque podemos ver a área exterior maravilhosa, sem gastar nada. As fotos mostram bem o que digo.

Assista ao VIDEO que fiz nesta lagoa.

BRIMKETILL (PISCINA DE LAVA)

Brimketill é uma característica geológica extraordinária na costa perto de Staðarberg. Parece uma grande piscina artificial à beira-mar, mas na verdade é uma maravilha natural que se formou pelo constante bater das ondas do Oceano Atlântico nas rochas de lava. As ondas gradualmente arredondaram as rochas, formando esta piscina. Não sendo uma piscina para tomar banho, podemos, no entanto, sentarmo-nos na falésia e apreciar esta maravilha, a vista para o mar e a vida selvagem circundante.

Brimketill é muito acessível, pois a plataforma de observação fica a poucos passos do estacionamento.

GUNNUHVER

Gunnuhver é mais uma área geotérmica altamente ativa de piscinas de lama e saídas de vapor na parte sudoeste da Península de Reykjanes.

É acessível da estrada 425 e possui a maior piscina de lama a ferver da Islândia (20m de diâmetro).

Tem duas plataformas de observação.

Sendo uma área vulcanicamente ativa, a paisagem muda continuamente.

A área fumegante é das mais poderosas da Islândia e têm um incrível vapor com cheiro a enxofre.

Os depósitos minerais do vapor transformaram a rocha basáltica de cor preta, numa tela colorida de amarelo, laranja, vermelho e cinza.

Assista ao pequeno VIDEO que fiz nesta área geotermal.

BRUIN MILLI HEIMSÁLFA

Em Reykjanes encontramos a ponte entre dois continentes, localmente chamada de Brú Milli Heimsálfa, que é uma pequena ponte pedonal sobre uma grande fissura.

Aqui é a rota mais curta entre a Europa e a América, onde é possível cruzar uma ponte entre continentes em poucos minutos,

Esta ponte atravessa uma falha que separa os continentes americano e euro-asiático. Esta falha simboliza, do ponto de vista geológico, a separação de 2 placas tectónicas: à esquerda a Europa, à direita a América. Parece que todos os anos, essas placas desviam-se 2cm.

Abaixo está o mapa do percurso feito neste dia.

Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com
Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros

Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisa

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de Autocaravana; O melhor da Islândia

Se gosta de praia então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca

Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas