Numa viagem que planeávamos fazer à Islândia em Junho de 2022, inesperadamente adiaram-nos o voo que fazia escala em Roma e tivemos que passar um dia em Roma. É claro que um dia em Roma é pouco, para ver tanta riqueza, mas mesmo assim, acho que foi um dia muito proveitoso.
Roma é um museu a céu aberto e um dos destinos preferidos para quem quer férias culturais. A melhor forma de descobrir esta cidade é andar a pé pelas ruas, que misturam três mil anos de história, com o mundo contemporâneo.
Iniciámos o dia com a visita ao Vaticano.
O Vaticano é a sede da Igreja Católica e a residência
oficial do Papa e é o menor país do mundo.
A população do Vaticano é composta apenas por membros da Igreja Católica e da guarda suíça. No entanto, o país recebe milhares de turistas diariamente, o principal atrativo são os afrescos com cenas do Velho Testamento, pintados por Michelangelo. O Vaticano mantém-se com donativos, investimentos de capital e rendas obtidas com o turismo.
PRAÇA S. PEDRO
Chegámos à praça bem cedo, um pouco antes das 8h da manhã, e ela estava completamente vazia o que foi ótimo para tirar fotografias. Confesso que a praça me decepcionou, pois esperava que fosse bem maior e imponente, porque tinha como comparação o Santuário de Fátima.A Basílica de São Pedro, é a igreja mãe de todas as igrejas e é maior basílica do mundo, cuja área total ultrapassa os 15 mil m2.
Na praça encontramos uma escultura que retrata migrantes de várias culturas e diferentes períodos históricos, com o objetivo de lembrar o “desafio evangélico do acolhimento”.
Curiosidades sobre o Vaticano:
Dimensão: 0,44 km².
Capital: Cidade do Vaticano.
Governo: Papado vitalício.
Religião: Cristianismo 100% (católicos 98%, sem filiação
2%).
População: 798 habitantes. (Homens: 529; Mulheres: 269).
Densidade demográfica: 1.813 hab/km².
Depois de chegarmos ao aeroporto, fomos de autocarro até à estação Termini que é uma estação que fica próxima de todas as atrações. O percurso do aeroporto até à estação leva cerca de 45min, porque o trânsito em Roma é caótico. Comprámos o bilhete de autocarro antecipadamente online, mas não é necessário porque à saída do aeroporto há muitas bilheteiras e verificámos que o preço online não ficou mais barato.
Alugámos um quarto no centro da cidade pelo booking por 55€/dia. Não era nada de especial, mas tinha o mais importante para mim, limpeza e cama lavada.
Itália: Milão; Florença; Veneza; Verona; Siena; Pisa; Roma e Vaticano
Hungria: Budapeste
Inglaterra: Londres
Países Baixos: Amesterdão
Espanha: Madrid; Valencia; Salamanca; Sevilha;
Bélgica: Bruxelas; Brugges; Gante
República Checa: Praga; Brno; Ceske Budejovice; Cesky Krumlov
Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:
- Reserva um carro em DiscoverCars
- Reserva um carro em Booking.com
- Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros
Sem comentários:
Enviar um comentário