domingo, 17 de dezembro de 2023

BUVDA, KOTOR E PERAST – PÉROLAS DE MONTENEGRO

 

Montenegro, é um país que fica perto da Sérvia, da Bósnia e da Macedónia. Depois da dissolução da Jugoslávia, o país separou-se da Sérvia apenas em 2006.
Tem menos de 700 mil habitantes. Embora não faça parte da União Europeia, tem o Euro como moeda. A maioria da sua população é cristã, seguidora da Igreja Ortodoxa. O idioma oficial é o montenegrino, mas o sérvio também é bastante utilizado. De uma maneira geral não tivemos dificuldade em comunicar em Inglês.
A capital é Podgorica, mas não é um destino muito relevante. Mais interessantes são as cidades de que vou falar a seguir.


BUVDA

Budva costuma ser a cidade escolhida como base por quem quer passar férias em Montenegro, por ser um local relativamente central para se alcançar os principais pontos de interesse do país e por ser uma cidade com boa vida noturna.  

Enormes muralhas protegem a Cidade Velha de Budva. Passear pela muralha, permite-nos ter as melhores vistas da cidade. 

O Centro Histórico de Budva é muito bem conservado, com muitas edificações antigas e ruas com calçada, que muitas vezes terminam em pequenas praças cheias de restaurantes.. 


Entre uma rua e outra, aparece uma porta em formato de arco e aos poucos vamos vendo o mar Adriático…

 

Sendo uma cidade histórica, a grande atração são as ruelas em si, andar sem rumo, observar os detalhes, as cores, as construções e as lojas. Como o centro histórico de Buvda é interdito aos carros, é muito mais fácil e agradável circular por lá. É uma visita altamente recomendável. 



A igreja de S. João Batista é uma igreja católica, a maior e a mais alta de Budva. Em frente a ela fica o Palácio do Bispo.



A Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade está localizada a poucos metros da catedral e chama atenção pela alternância entre a pedra vermelha e branca utilizada na fachada.



Budva tem uma costa bastante extensa com cerca de 20km de praias. Para conhecer os arredores é conveniente estar de carro. 
Na cidade, a maior praia Slovenska plaža não deixou saudades. Praia com bastante infraestruturas, porém, com areal curto de pedras pouco confortável, com muita gente e água morna, mas não o suficiente para eu me aguentar lá dentro mais do que 20 minutos.
No caminho junto à praia, as montanhas e a vista do Adriático chamam a atenção. 




KOTOR

Kotor uma cidade medieval fortificada localizada na costa de Montenegro. Foi um antigo porto mediterrâneo e é rodeada por muralhas medievais que têm 5km de comprimento. O centro histórico de Kotor foi declarado Património Mundial da UNESCO em 2017.
Cercada pelo mar Adriático é a cidade mais conhecida e visitada do país, porque é fácil de chegar a partir de outras cidades dos Balcãs e tem um pouco de tudo, como praias, florestas, montanhas e até fiordes.
A maioria dos pontos mais turísticos de Kotor, encontram-se próximos uns dos outros, permitindo visitar grande parte a pé.





O centro histórico de Kotor tem belas praças, sendo a Praça das Armas a maior praça da cidade e é onde vemos vários edifícios importantes, como a Torre do Relógio, a Antiga câmara municipal e o Arsenal Veneziano.



Outra praça importante é a Praça de São Trifão, onde fica a catedral da cidade e outros monumentos importantes como a Câmara Municipal, Arquivo Histórico e vários palácios.
A terceira praça importante é a Praça de São Lucas com a Igreja de São Lucas e a Igreja de São Nicolau (a mais importante Igreja Ortodoxa Sérvia da cidade).
Outras praças : Praça do Leite, Praça da Madeira, Praça da Prisão, Praça da Farinha, Praça do Gato, etc.
Uma particularidade da vila é estar cheia de gatos, havendo mesmo um Museu dos Gatos. Quem quiser doar dinheiro para ajudar a sustentar a gataria, há por lá uma máquina com esse fim.



O monumento mais famoso de Kotor é a Catedral de São Trifão. É uma das igrejas mais antigas da europa.


A melhor forma de conhecer a vila é percorrer as suas ruelas empedradas e pitorescas sem rumo.







Nós não tivemos tempo, mas a subida às muralhas é recomendável.
São 2h de caminhada sempre a subir e com 1350 degraus. Paga-se para fazer este percurso.

Baía de Kotor

É uma imensidão de água rodeada de montanhas com vilas pitorescas pelo meio.
No meio do braço de água vemos ilha de Nª. Srª. das Pedras que é uma pequena ilha artificial com uma capela.
Também vemos a ilha de São Jorge, com o seu mosteiro e também temos uma vista privilegiada para a vila de Perast, onde se destaca a torre da Igreja e as enormes montanhas por trás.


PERAST

Para chegar a Perast é necessário conduzir pela baía de Kotor e que estrada maravilhosa! A cada curva, uma paisagem nova. Quando vemos as duas ilhas, a São Jorge e a Nossa Senhora das Pedras, as vistas são ainda mais incríveis.
A ilha São Jorge, tem um mosteiro beneditino e na ilha de Nossa Senhora das Pedras uma igreja. Ambas são visitáveis e há vários barcos na marina que fazem o passeio até lá.

Estacionámos antes de chegar a Perast, à beira da estrada, para não pagar estacionamento.
Perast tem apenas 2 ruas, mas mesmo assim tem 16 igrejas e 17 palácios todos bem conservados. Então o que fizemos foi passear por essas ruas apreciando a arquitetura local, mas com alguma pressa, pois estava um calor infernal.





Entre as atrações na estrada principal encontramos a Igreja de São Nicolau, o Museu de Perast no Palácio Bujovic; o Palácio Zmajevic e a Igreja de São Marcos.



Num dia onde as temperaturas ultrapassavam os 40 graus e estando num lugar rodeado de água, não deixámos Perast sem dar umas braçadas nas águas da Baía de Kotor para refrescar.
Embora se possa mergulhar praticamente em qualquer ponto da marginal, há lugares mais apropriados para nadar, onde o solo foi limpo de pedras, é só estar atento.



A bonita baía, os 2 ilhéus, as grandes montanhas, a arquitetura clássica e os palácios, fazem-nos apaixonar pelo lugar.



Dicas e curiosidades

- Embora Montenegro não faça parte da União Europeia, eles usam o Euro como moeda.

- A Costa de Montenegro é de aproximadamente 294 km e tem 117 praias.

- 10% da Superfície de Montenegro é coberta por Parques Nacionais – Foi uma parte que tive pena de não explorar mas o tempo não dá para tudo.

- Como é um país fora da EU é importante fazer um seguro.

- Ficámos num apartamento alugado pelo airbnb em Buvda, que nos custou 60Eur/mês,  mas existem hotéis e hostels de todos os preços. 

- Não esquecer que as pedras da praia magoam os pés. É recomendável levar uns sapatos de água para entrar no mar.

Alugar carro em Montenegro, não é caro. Mas se viajar na alta temporada, recomendo alugar carro o mais cedo possível, porque o preço e a disponibilidade variam muito nessa época do ano. No nosso caso o carro foi alugado na Albânia com seguro contra todos os riscos, que nos custou cerca de 43€/dia. A DiscoverCars foi a opção mas barata que encontrei na altura e correu muito bem.

Comprámos um cartão de internet muito barato, no quiosque das primeiras bombas que encontrámos por 10€ (500GB!!).



Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros


 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:

EUROPA:

Albânia: Tirana 

Alemanha: BerlimColónia

Áustria: Viena 

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha
  

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRomaPugliaBariBolonha

Montenegro: Roteiro

Noruega: OsloBergen

Países Baixos: Amesterdão

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov


ÁSIA:

Jordânia: Roteiro

ÁFRICA:

São Tomé: Roteiro

 

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares EspanholasPalma de MaiorcaIbizaFormenteraMenorca

Ilhas Canárias Espanholas:

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

Ilha ItalianaSardenha

Ilha GregaCreta

Ilha FrancesaCórsega




Sem comentários: