domingo, 5 de fevereiro de 2023

UM PASSEIO PELA CIDADE DO PORTO


O Porto é uma cidade incrível, maravilhosa com vários cantinhos, lugares para ver, pontos turísticos e atividades para fazer, mas nem sempre quando visitamos esta cidade, temos tempo para ver tudo. Visitar o Porto num só dia é pouco porque tem imenso para ver, no entanto, num dia é possível ver as principais atracções que se encontram no centro histórico, incluindo o Cais da Ribeira, um lugar que não pode ficar de fora do itinerário, mesmo que tenhamos apenas um dia.

Em Setembro fomos passar um fim-de-semana ao Norte e um dos dias reservámos para passear pela cidade do Porto.

Deixámos a autocaravana em Rio Tinto, que tem um pequeno parque de estacionamento para autocaravanas, mesmo junto a uma estação de metro e fomos de metro até à cidade.

A vantagem da cidade do Porto é que a maioria dos pontos turísticos está na mesma região, então podemos conhecer muita coisa sem precisar de gastar muito tempo em deslocamentos.

A minha estratégia ao fazer um roteiro é assinalar no mapa os pontos turísticos que quero ver e seguir as instruções do GPS, que nos leva aos destinos mais rapidamente sem perdermos tempo com deslocações desnecessárias, o que é importante especialmente quando temos pouco tempo para visitar o destino.

Esta é lista dos locais por onde passámos num dia:

Capela das Almas; Igreja de San Ildefonso; Igreja de Santo António dos;  Congregados; a igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas; Igreja de São José das Taipas; Capela da Lada

Mercado do Bolhão

Café Majestic

Praça da Liberdade; Praça da Batalha; Praça de Almeida Garret; Praça Gomes Teixeira

Estação de São Bento

Torre dos Clérigos

Praça Gomes Teixeira (Universidade do Porto, o Museu de História, Livraria Lello)

Jardim da Cordoaria

Cais da Ribeira 

Ponte D. Luís

Casa Portuguesa do Pastel do Bacalhau 

O coelho - Bordalo II

Palácio da Bolsa

Rua das Flores

Sé do Porto


Capela da Almas

Começamos o nosso roteiro na Capela das Almas. Uma bonita igreja, revestida de azulejos azuis. Esta capela fica na rua Santa Catarina, uma rua com vários restaurantes e cafés.

 

 

Mercado do Bolhão

Próximo da capela das almas, encontramos o mercado do bolhão renovado, com dois pisos com várias bancas, onde podemos comprar produtos frescos, flores, plantas, lembranças, vinhos, queijos, etc. Também podemos almoçar por lá ou simplesmente, parar para beber qualquer coisa e observar o frenesim do local.






Café Majestic

Perto de mercado do Bolhão, fizemos uma paragem no Café Majestic, um dos cafés mais bonitos da cidade, decorado com madeira espelhos e candeeiros.




Igreja de San Ildefonso

Continuámos até chegar à Praça da Batalha, onde encontrámos esta igreja impressionante revestida a azulejos. A fachada tem aproximadamente 11.000 azulejos azuis e brancos. São da autoria de Jorge Colaço, artista plástico também autor dos azulejos da estação São Bento. 





Praça da Liberdade

A 500m da Praça da Batalha, fica a Praça da Liberdade, no coração do Porto, rodeada de prédios antigos que fazem parte da história da cidade. A Praça é também utilizada para eventos e espetáculos ao ar livre.



À volta da praça encontramos muitos restaurantes e cafés, incluindo o McDonalds considerado o mais bonito do mundo. 



Também encontramos nesta praça a bonita Câmara Municipal do Porto. É evidente que não poderíamos deixar de tirar a fotografia da praxe nas letras Porto.


Igreja de Santo António dos Congregados

Próximo da praça da liberdade, ao lado da estação de São Bento, chegámos à Praça de Almeida Garret, onde existe a Igreja de Santo António dos Congregados. A sua fachada bem conservada, coberta com azulejos azuis portugueses, é muito bonita. A entrada é gratuita 





Estação de São Bento

A poucos metros da Igreja de Santo António dos Congregados, encontramos a bonita estação de São Bento, que vale a pena visitar apenas para apreciar os seus maravilhosos murais com mais de 20000 azulejos. É considerada uma das estações mais bonitas do mundo.


Continuámos caminho em direção à Praça Gomes Teixeira, sempre  a apreciar a arquitetura e o ambiente desta cidade maravilhosa.

 





Torre dos Clérigos

Antes de chegar à praça Gomes Teixeira, passámos pela Torre dos Clérigos, um dos cartões postais da cidade e é muito esbelta com os seus 75m de altura. Para ter uma visão panorâmica da cidade, é necessário ter coragem para subir os seus 240 degraus.


Praça Gomes Teixeira

Seguimos para a Praça Gomes Teixeira. Por lá, vemos a bonita Universidade do Porto, o Museu de História e a famosa Livraria Lello (considerada uma das mais bonitas do mundo). 

 
Universidade do Porto


Museu de História


Livraria Lello

A Praça Gomes Teixeira é também conhecida como "Praça dos Leões", devido à Fonte dos Leões que existe no centro e que se vê na foto.

A praça também tem duas lindas igrejas: a igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas Descalços.

De destacar, o grandioso painel de azulejos que reveste toda a fachada lateral da igreja do Carmo. Também é bastante bonita no seu interior.

Eu não sou religiosa mas, é impossível não admirar as igrejas do Porto. A cidade tem várias igrejas maravilhosas, revestidas com os mais tradicionais azulejos portugueses. 


Olhando de frente parecem ser apenas uma igreja, mas na verdade estão “coladas” por uma casa muito estreita, considerada a casa mais estreita de Portugal. Como durante a construção das igrejas elas não podiam ser construídas coladas uma à outra, foi deixado cerca de 1 metro entre elas, onde depois por questões estéticas foi construída uma casa que é conhecida como a casa escondida.



Jardim da Cordoaria

Continuámos caminho e rapidamente chegámos a este agradável jardim com árvores de configuração estranha, muitos bancos, um coreto e várias estátuas.






Igreja de São José das Taipas

Mesmo ao lado do Jardim da Cordoaria, encontramos mais esta igreja com uns apontamentos de azulejos azuis em volta das janelas da torre.

 



Hospital de Santo António

Também ao lado do Jardim da Cordoaria vimos o Hospital de Santo António, um edifício com 250 anos de história e uma arquitetura inspirada nos hospitais ingleses da época.


Miradouro da Vitória

Prosseguimos em direção ao rio Douro e passámos pelo miradouro da Vitória, que tem uma vista muito bonita sobre a cidade, mas é uma pena estar ao abandono. Tem muitas ervas, não tem a beleza de um miradouro.



World of Discoveries

Quando visitamos uma cidade escolhemos sempre uma atração direcionada para o nosso filho Alex que tem 12 anos. Desta vez a escolha incidiu na atração World of Discoveries.
Confesso que ficamos todos desiludidos, pois o lugar é pequeno, não desenvolve os temas de forma suficiente, e o barco da "navegação" não tem o melhor som e por vezes é difícil perceber o narrador. Achámos demasiado caro para o que se propõe, o que é uma pena, pois o tema dos descobrimentos é muito interessante.



Saindo do World of Discoveries, seguimos pela rua Nova da Alcantara até chegar à Praça da Ribeira, sempre a apreciar os edifícios antigos e o rio Douro.






Cais da Ribeira

Descemos até ao Cais da Ribeira que fica nas margens do Rio Douro e que é Património Mundial da Humanidade pela Unesco.

A rua que corre ao longo do rio está repleta de várias lojas, restaurantes e pequenos bares com uma excelente atmosfera, cheia de turistas.

Ali é um óptimo lugar para parar, para beber um copo e petiscar enquanto apreciamos a vista pitoresca.

É o principal cartão postal do Porto. Apreciar o rio Douro com a famosa Ponte Luis I ao fundo, e os seus barcos típicos, é maravilhoso.

Animação constante conferem ao Cais da Ribeira e a toda a zona envolvente um ambiente único e imperdível.  É o meu local favorito no Porto. 






O Cais da Ribeira era o coração comercial do Porto na idade média.

Ali chegavam os barcos com mercadores vindos de todos os cantos do mundo. Porém, um grande incêndio destruiu boa parte do Cais da Ribeira, que renasceu mais tarde com prédios a subir as ladeiras em direção à parte mais alta da cidade.

Os seus edifícios coloridos de arquitetura medieval, contam a história local.




Praça da Ribeira

A Praça da Ribeira, é das praças mais antigas da cidade. Foi nesta zona da Ribeira e na sua ligação comercial com o Rio Douro que a cidade começou o seu franco desenvolvimento e se voltou para o rio.

As ruas estreitas e sinuosas, com vista para Gaia, as arcadas, casas antigas, típicas com fachadas coloridas, rodeada de cafés, restaurantes e lojas fazem desta praça uma das principais zonas turísticas da cidade.


 

  




Capela da Lada

No coração da Ribeira vemos esta capela de arquitetura simples de cor branca. 




Barcos e mais barcos...

Para quem quer navegar no rio Douro contemplado as vistas de cortar a respiração, há diversas experiências disponíveis, desde passeios turísticos pelo Rio Douro, brunch a bordo, despedidas de solteiro, passeios de barco ao pôr do Sol, etc. (Encontra o melhor passeio para explorar o Rio Douro e as suas vistas em GetYourGuide)

Para isso, há barcos a circular pelo rio Douro para todos os gostos, desde embarcações de madeira clássicas (os tradicionais barcos Rabelos), veleiros, cruzeiros ou até iates de luxo.


 


Pilares Ponte Pênsil D. Maria II e Ponte D. Luís I

Esta ponte construída em aço em 1886, liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Com mais de 300m de comprimento, já foi considerada a maior do mundo no seu estilo.

O engenheiro desenhador da ponte foi o belga Théophile Seyrig, colaborador de Gustave Eiffel, por isso há quem veja semelhanças da estrutura da ponte com a Torre Eiffel.

A Ponte Luís tem duas passagens, uma inferior, por onde os carros passam e uma superior, onde só podem circular pedestres e os comboios.

As duas colunas que se veem na foto fazem parte de uma antiga ponte suspensa (Ponte Pênsil D. Maria II) que estava em operação entre 1843 e 1887 até a nova ponte Dom Luis I ser aberta.




Miradouro Ponte D. Luís

Atravessámos a Ponte Luís I até Vila Nova de Gaia. Neste miradouro temos mais uma oportunidade de ver o Porto e Vila Nova de Gaia por cima e com uma diferente perspectiva sobre sobre a região Ribeira que é tão bonita!




Cais da Ribeira de Gaia

Terminámos o nosso roteiro na Marginal de Gaia, onde vemos a ribeira do Porto com as suas casinhas coloridas. É aqui que ficam as caves de vinho do Porto. Há um anos fiz um tour pelas caves e recomendo, porque ficamos a conhecer melhor a história do vinho do porto, os métodos de produção e ainda temos a degustação dos vinhos.

Aproveitámos para passear pelo Cais de Gaia, onde há restaurantes, bares, cafés e feira de artesanato. 

O ambiente é incrível. O local estava cheio de juventude a aproveitar aquele lugar encantador. 




Casa Portuguesa do Pastel do Bacalhau

Ao percorrermos o cais de Gaia, encontrámos esta loja maravilhosa.  A começar pelo lugar onde está, de frente para o Douro, servem o delicioso pastel de Bacalhau com queijo da Serra e para quem quiser degustando um cálice de vinho do porto. O espaço é lindíssimo, com uma decoração super gira, num ambiente fantástico. Em horas marcadas podemos também ouvir o som de música de um piano. Para quem quer levar uma lembrança tem latas de conserva com a impressão de todos os anos e estas latas estão colocadas na parede parecendo uma biblioteca. 










O coelho - Bordalo II

Muito próximo da Casa do Bacalhau, encontrámos esta obra brutal de Bordalo II. Sou muito apreciadora deste artista, que com as suas obras dá uma nova vida ao desperdício. A  contínua produção de lixo e consequentemente, a destruição do nosso planeta, são os temas centrais da sua produção artística. Este lindo coelho é uma dessas obras e vale muito a pena ir até lá para contemplar.




Jardim do Infante D. Henrique 

Próximo da zona da Ribeira, a caminho da estação ainda tivemos oportunidade de passar pelo Jardim do Infante D. Henrique que tem à volta muitos edifícios importantes da cidade, como o Palácio da Bolsa, o Mercado Ferreira Borges, o Instituto do Vinho do Porto, a Igreja de S. Francisco e a Igreja de S. Nicolau, entre outros.
No centro do espaço, tem a estátua em homenagem ao Infante D. Henrique, a mais importante figura do início da era das descobertas Portuguesas, que também dá nome ao Jardim.



Palácio da Bolsa

Estátua em homenagem ao Infante D. Henrique



Rua das Flores

Já ao fim do dia e quando já tínhamos dado por terminada a visita ao Porto, a caminho do metro, passámos pela Rua das Flores, uma rua típica muito conhecida na cidade com muitas lojas, cafés, bares, restaurantes e um grande e bonito gato pintado numa parede.



Subir até à  Sé do Porto, Catedral da cidade que oferece uma bonita vista. É também recomendável, mas nós só vimos ao longe, porque não tivemos tempo de ir até lá, pois optámos por fazer uma atividade com o Alex no Discovery.



Planeia a tua viagem obtendo descontos, usando os seguintes links:

- Reserva um carro em DiscoverCars

- Reserva um alojamento em Booking.com

Encontra o melhor passeio para explorar o destino que queres em GetYourGuide
- Faz um Seguro de Viagem antes de partir, tens 5% de desconto através da IATI Seguros


 
Se gosta viajar e quer conhecer outras cidades europeias, estes são alguns posts que o podem inspirar:
  

Itália: Milão;  FlorençaVenezaVeronaSienaPisaRomaPuglia; Bari

Hungria: Budapeste

Inglaterra: Londres

Países Baixos: Amesterdão

Espanha: MadridValenciaSalamancaSevilha

Bélgica: BruxelasBruggesGante

Noruega: OsloBergen

República Checa: PragaBrnoCeske BudejoviceCesky Krumlov

Islândia: Guia de AutocaravanaO melhor da Islândia 

Áustria: Viena 

 

Se gosta de praia, então os seguintes posts podem ajudar a escolher:

Ilhas Baleares Espanholas:

Palma de Maiorca

Ibiza

Formentera

Menorca


Ilhas Canárias Espanholas

Gran Canaria - Roteiro de 3 dias Barranco de las Vacas * Terror; Firgas; Arucas; Aguimes; MoganLas Palmas

Lanzarote - Parque TimanfayaRoteiro de 3 dias

Tenerife - Santa CruzGarachico; Orotava; Puerto de la Cruz; La Laguna

 

Ilha Italiana

Sardenha


Ilha Grega

Creta

Sem comentários: