domingo, 22 de novembro de 2020

MENORCA - CALA MACARELLA E MACARELLETA

 

Menorca é uma das 4 Ilhas Baleares (Palma de MaiorcaIbiza, Menorca e Formentera), situada no mar mediterrâneo.

Com aproximadamente de 60km de comprimento e 20km de largura, a Ilha de Menorca foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.  Nesta ilha, o turismo e a conservação da natureza andam de mãos dadas e apesar de receber milhares de turistas por ano, mantém toda a sua naturalidade e beleza.

Menorca oferece uma grande diversidade de paisagens, entre o Norte e o Sul da Ilha.

Para ir para Menorca apanhámos o avião em Madrid, até ao aeroporto de Mao, onde alugámos um carro e fomos até à casa arrendada próximo da Cala Blanca.

A partir daí fomos visitando as praias mais bonitas do sul de Menorca e guardámos os últimos dois dias para visitar o Norte de Menorca.

É uma ilha tão maravilhosa que decidi dedicar um post às praias mais especiais.

Para acompanhar toda a viagem não percam os primeiros posts: Cala en Bosccala Son Saura; Cala Mitjana e Turqueta


CALA MACARELLETA

É uma pequena praia selvagem, de difícil acesso e de rara beleza, considerada inclusivamente uma das praias mais bonitas da Europa. Tem um número máximo de visitantes por dia, e para conseguirmos ir, temos que ir bem cedo.

De carro na estrada principal, faz-se um desvio numa rotunda que está assinalada com um placard eletrónico, que indica se os parques de estacionamento ainda têm capacidade. Esta mesma estrada dá acesso à cala Turqueta e cala Son Saura.

 Para chegar a esta praia depois de estacionarmos, temos que percorrer o camí dels cavales (caminho de cavalos) que é um trilho que dá a volta à ilha. Tanto podemos ir a partir da cala Turqueta, mas temos que ter vaga no estacionamento, que só se consegue se formos bem cedo e andar 2Km, ou podemos ir a partir da cala Galdana, que é urbanizada sem limite de acesso, mas daí temos que andar mais 3km. Nós optámos por ir pela Turqueta e depois de andarmos cerca de meia hora a pé (2Km) para chegar à Turqueta, andámos mais 2 Km para chegar à Macarelleta. Para não andar tanto, havia a opção de apanhar o autocarro à Ciutadella e assim ficar a 300m da praia, mas achámos que o tempo que perdíamos e o custo do autocarro para 4 pessoas não compensaria, por isso, pusemos as pernas a andar.

Ainda era cedo, não fazia muito calor e o percurso fez-se bem. Quando chegámos ficámos boquiabertos, tínhamos chegado ao paraíso. Com águas cristalinas, cercada pela natureza, pintalgada pelos barcos, um azul turquesa maravilhoso, enfim, apenas estando lá para apreciar aquele lugar incrível.













































CALA MACARELLA

Podemos dizer que é a irmã maior da Macarelleta, estando situada ao lado na Macarelleta, na mesma baía, mas separadas por uma arriba coberta de pinheiros e vegetação.

Na cala Macarelleta temos um trilho de 10 min que nos permite chegar à cala Macarella. No trilho temos as melhores vistas, sobre as duas enseadas. Lá de cima, vimos que a cala Macarella tinha algas e preferimos voltar à Macarelleta, embora isto não signifique que noutra altura a cala Macarella não esteja limpinha de algas e igualmente bonita.

Convém levar comida e água para estas praias, porque nenhuma delas tem qualquer assistência, nem bares, nem restaurantes. Também não vimos caixotes do lixo, mas também não vimos lixo espalhado, por isso, acho que quem vai, respeita o estado selvagem e ajuda à conservação da sua beleza.





Sem comentários: