Depois de visitarmos a cidade de Oslo (ver post
Noruega parte 1), prosseguimos caminho em direcção a Hafslo,
onde tínhamos o alojamento.
Fizemos uma paragem na igreja de madeira Borgund que fica na
cidade de Laerdal. É a igreja de madeira com menos modificações desde a época
medieval e é muito diferente das que estamos habituados.
Na Noruega existem cerca de 30 igrejas de madeira
completamente construídas em madeira de carvalho. Parece que esta é uma das
mais bonitas datada de 1180 e classificada Património da humanidade.
Continuámos caminho e tivemos que passar o fiorde com o carro
pagando 15€ para o fazer (ferry em Fodnes).
Os fiordes são braços estreitos de mar que avançam
terra a dentro, cercados por montanhas altas e que foram formados pelo
movimento do gelo na direcção do mar escavando montanhas. A Noruega é dos
países que mais tem estes acidentes geográficos.
Chegámos a
Hafslo onde tínhamos alugado casa.
O lugar era encantador e a casa tinha vista para o lago Hafslovatnet, que fica às margens do Lustrafjorden.
A maioria das casas tinha grandes jardins em torno delas e verificámos que também muitas delas tinham corta relvas automáticos que andavam de um lado para o outro deixando a relva impecável.
A maioria das casas tinha grandes jardins em torno delas e verificámos que também muitas delas tinham corta relvas automáticos que andavam de um lado para o outro deixando a relva impecável.
No dia seguinte à chegada ao alojamento partimos em
direcção a Geiranger.
Passámos por Sogndal,
sempre a ver paisagens bonitas.
Pelo caminho parámos em Fjærland, no museu glaciar norueguês (Norsk Bremuseum).
Não entrámos, mas apreciámos as vistas, pois encontra-se rodeado por montanhas e
glaciares. Glaciares são enormes massas de gelo com alguns
milhares de anos.
A paisagem abaixo mostra um glaciar que “escoa” para
dentro dum vale. Parece uma cascata que congelou e ficou com uma cor azulada. É
uma paisagem de rara beleza.
A caminho de Olden a paisagem foi sempre encantadora.
Abaixo pode ver-se um túnel que atravessa uma grande montanha.
Chegámos a um miradouro espectacular (Flydalsjuvet). Lá em baixo
vemos as montanhas e o vilarejo, diante do enorme Geiranger fiorde, que aparece
na lista dos lugares mais espectaculares do planeta. As fotos não mostram de modo algum a imensidão e a beleza do local.
A beleza do local atrai milhares de pessoas de todo o
mundo, sendo Geiranger uma vila onde param grande parte dos grandes cruzeiros
aos fiordes da Noruega e possui o segundo maior porto de cruzeiros da Noruega.
Segundo li quase 1 milhão de pessoas passam pela aldeia anualmente.
O local tornou-se mais famoso depois de em 2005 a
Unesco incluir na sua Lista de Património Mundial dois fiordes da região e
suas áreas circundantes (Geirangerfjord e o Naeroyfjord).
Abaixo está o mapa com o percurso feito até Geiranger (231Km cerca de 4 horas).
Continuámos o percurso pela estrada RV63, onde é
possível ter uma nova perspectiva do fiorde geiranger. Depois da serpenteante
subida pelas montanhas de Dalsnibba, chegámos a um miradouro onde é possível avistar
a imensidão do horizonte (Fiorde de Geiranger no miradouro
de Ørnesvingen).
No caminho de volta para casa apanhámos temperaturas de 3ºC.
No dia seguinte fizemos um passeio a pé por Hafslo,
apreciando as casas típicas que lembram casas das bonecas com muitos
detalhes e neste passeio observámos que os Noruegueses são muito rigorosos no
que toca a arrumar a lenha.
Outra particularidade são as caixas do correio que são
colocadas afastadas das casas à entrada das ruas. Há casinhas inclusivamente que têm mais de 10 caixas de correio.
Algumas casas são cobertas com musgo e terra para isolar
do frio.
Neste dia fomos ainda dar uma volta de carro até
Leikanger e tirámos umas fotos numa bela cascata (Kvinnafosse) e no porto em
Hella.
Parámos em Fardal, para tirar uma fotos em mais uma cascata bonita.
Abaixo está o percurso feito até Hella.
Curiosidades sobre a Noruega parte 2:
- As estradas são de boa qualidade e há portagens por todo o
lado, mas não existem cabines de pagamento. Os valores são contabilizados
automaticamente num dispositivo aplicado no vidro do carro. Na viagem à Noruega
fizemos cerca de 2000Kg e pagámos 80€ de portagens.
- Os limites de velocidade nas estradas melhores é de 90Km/h
e perto das vilas são de 50Km/h. Ao planear uma viagem não conte com uma
velocidade média superior a 60Km/h. As pessoas respeitam muito as leis e os
sinais de trânsito, por isso quase não há acidentes no país.
- O estacionamento nas cidades é pago, mas pelo que vimos é
essencialmente das 8h até às 20h.
- Os principais recursos económicos da Noruega são o Petróleo,
gás natural, pesca, construção naval e floresta.
Veja também:
Veja também:
Noruega parte 1
Noruega parte 3
Noruega parte 4
Noruega parte 5
Noruega parte 6
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