domingo, 7 de outubro de 2018

NORUEGA PARTE 2

Depois de visitarmos a cidade de Oslo (ver post Noruega parte 1), prosseguimos caminho em direcção a Hafslo, onde tínhamos o alojamento.
Fizemos uma paragem na igreja de madeira Borgund que fica na cidade de Laerdal. É a igreja de madeira com menos modificações desde a época medieval e é muito diferente das que estamos habituados.

Na Noruega existem cerca de 30 igrejas de madeira completamente construídas em madeira de carvalho. Parece que esta é uma das mais bonitas datada de 1180 e classificada Património da humanidade.

Continuámos caminho e tivemos que passar o fiorde com o carro pagando 15€ para o fazer (ferry em Fodnes).

Os fiordes são braços estreitos de mar que avançam terra a dentro, cercados por montanhas altas e que foram formados pelo movimento do gelo na direcção do mar escavando montanhas. A Noruega é dos países que mais tem estes acidentes geográficos.

Chegámos a Hafslo onde tínhamos alugado casa.

O lugar era encantador e a casa tinha vista para o lago Hafslovatnet, que fica às margens do Lustrafjorden.
A maioria das casas tinha grandes jardins em torno delas e verificámos que também muitas delas tinham corta relvas automáticos que andavam de um lado para o outro deixando a relva impecável.

Abaixo está o mapa com o percurso feito no 2º dia. Fez-se bem porque a paisagem é bonita e fomos parando para para esticar as pernas e visitar pontos turísticos.

No dia seguinte à chegada ao alojamento partimos em direcção a Geiranger.

Passámos por Sogndal,  sempre a ver paisagens bonitas.

Pelo caminho parámos em Fjærland, no museu glaciar norueguês (Norsk Bremuseum). Não entrámos, mas apreciámos as vistas, pois encontra-se rodeado por montanhas e glaciares. Glaciares são enormes massas de gelo com alguns milhares de anos.

A paisagem abaixo mostra um glaciar que “escoa” para dentro dum vale. Parece uma cascata que congelou e ficou com uma cor azulada. É uma paisagem de rara beleza.

A caminho de Olden a paisagem foi sempre encantadora.

Abaixo pode ver-se um túnel que atravessa uma grande montanha.

Chegámos a um miradouro espectacular (Flydalsjuvet). Lá em baixo vemos as montanhas e o vilarejo, diante do enorme Geiranger fiorde, que aparece na lista dos lugares mais espectaculares do planeta. As fotos não mostram de modo algum a imensidão e a beleza do local.

A beleza do local atrai milhares de pessoas de todo o mundo, sendo Geiranger uma vila onde param grande parte dos grandes cruzeiros aos fiordes da Noruega e possui o segundo maior porto de cruzeiros da Noruega. Segundo li quase 1 milhão de pessoas passam pela aldeia anualmente.

O local tornou-se mais famoso depois de em 2005 a Unesco incluir na sua Lista de Património Mundial dois fiordes da região e suas áreas circundantes (Geirangerfjord e o Naeroyfjord).

Abaixo está o mapa com o percurso feito até Geiranger (231Km cerca de 4 horas).

Continuámos o percurso pela estrada RV63, onde é possível ter uma nova perspectiva do fiorde geiranger. Depois da serpenteante subida pelas montanhas de Dalsnibba, chegámos a um miradouro onde é possível avistar a imensidão do horizonte (Fiorde de Geiranger no miradouro de Ørnesvingen).

No caminho de volta para casa apanhámos temperaturas de 3ºC.

No dia seguinte fizemos um passeio a pé por Hafslo, apreciando as casas típicas que lembram casas das bonecas com muitos detalhes e neste passeio observámos que os Noruegueses são muito rigorosos no que toca a arrumar a lenha.

Outra particularidade são as caixas do correio que são colocadas afastadas das casas à entrada das ruas. Há casinhas inclusivamente que têm mais de 10 caixas de correio.

Algumas casas são cobertas com musgo e terra para isolar do frio.

Neste dia fomos ainda dar uma volta de carro até Leikanger e tirámos umas fotos numa bela cascata (Kvinnafosse) e no porto em Hella.

Parámos em Fardal, para tirar uma fotos em mais uma cascata bonita.

Abaixo está o percurso feito até Hella.

Deixámos o alojamento e partimos em direção a Bergen.

Curiosidades sobre a Noruega parte 2:

- As estradas são de boa qualidade e há portagens por todo o lado, mas não existem cabines de pagamento. Os valores são contabilizados automaticamente num dispositivo aplicado no vidro do carro. Na viagem à Noruega fizemos cerca de 2000Kg e pagámos 80€ de portagens.

- Os limites de velocidade nas estradas melhores é de 90Km/h e perto das vilas são de 50Km/h. Ao planear uma viagem não conte com uma velocidade média superior a 60Km/h. As pessoas respeitam muito as leis e os sinais de trânsito, por isso quase não há acidentes no país.

- O estacionamento nas cidades é pago, mas pelo que vimos é essencialmente das 8h até às 20h.

- Os principais recursos económicos da Noruega são o Petróleo, gás natural, pesca, construção naval e floresta.