domingo, 18 de novembro de 2018

NORUEGA PARTE 5


Continuação da viagem à Noruega parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4...

No dia depois de Bergen aproveitámos a manhã para usufruir da bonita casa que alugámos em Holme.
Foi uma experiência muito interessante porque as pessoas que nos alugaram moram mesmo lá e deixam a casa para nos cederem a estadia. É uma maneira de conhecer melhor os hábitos dos Noruegueses.

















De tarde fomos dar um passeio de carro até à original igreja de Knarvik, do arquiteto Reiulf Ramstad que foi construída em 2014 com pinho cerne. Os noruegueses são um dos povos do mundo menos religiosos e são maioritariamente protestantes (luteranos). Segundo consta apenas 2% das pessoas da Noruega frequentam as igrejas semanalmente.




Prosseguimos caminho até Gamlehaugen que é a residência oficial do rei da Noruega quando ele está em Bergen.

 O espaço é bonito e o tempo estava bom para fazer por lá um passeio a pé.






Parámos em Holmestova para ver uma das casas mais antigas da Noruega datada de 1567.






De seguida partimos em direcção à casa de Edvard Grieg,  que foi um compositor muito famoso que também nasceu no país. O nome até pode não vos dizer nada mas conhecem  com certeza estas duas musicas que tiveram origem na Noruega e foram criadas por este compositor (https://www.youtube.com/watch?v=-rh8gMvzPw0) e https://www.youtube.com/watch?v=kLp_Hh6DKWc). 












 Curiosidades da Noruega parte 4:

- A caça à baleia é permitida no máximo a 600 baleias / ano para consumo humano.


- Na Noruega podemos beber água da torneira, pois é de alto teor de pureza com baixo teor mineral e sódio, ou seja muito leve e limpa. Uma das águas mais puras do mundo.


-  Existe uma cidade árctica chamada Longyearbyen onde não aceitam mortos porque está numa região tão fria que os corpos congelam e conservam-se, em vez de entrarem no seu processo natural de decomposição. Quem se encontra numa fase terminal é encaminhado para outra cidade da Noruega e é enterrado lá.


- A Noruega é a campeã mundial de carros eléctricos. Em 2017 52% dos carros vendidos foram eléctricos, isto porque a política norueguesa isenta novos carros eléctricos de muitos impostos e portagens e os proprietários podem recarregar as baterias e estacionar gratuitamente. Como a Noruega produz 96% da sua electricidade a partir de energia hidroeléctrica, esta medida aplicada aos carros ajuda a reduzir a poluição atmosférica. Aliás o governo pretende proibir a venda de carros movidos a energia fóssil a partir de 2025, tendo com o objectivo de se tornar no 1º país movido a energia eléctrica. Espero cá estar nessa altura para ver se assim será.


Veja também:
Noruega parte 1

Noruega parte 2 

Noruega parte 3 

Noruega parte 4

Noruega parte 6

Sem comentários: