sábado, 24 de novembro de 2018

NORUEGA PARTE 6



Continuação da viagem à Noruega parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.
No último dia de férias, no trajeto de regresso a Oslo, ainda tivemos umas surpresas agradáveis.




Parámos na impressionante cascata Seinsdalsfossen na vila de Steine ​​em Hordaland. A cascata situa-se a cerca de 2 km de Norheimsund, que fica ao longo do Fiord Hardanger. Parece que é um dos locais turísticos mais visitados da Noruega e vale sem dúvida a pena.

Seguindo ao longo de um rio de águas cristalinas e subindo por um caminho um pouco íngreme, passamos por trás da cascata e chegamos a um miradouro que tem uma bela vista sobre Hardanger.

Para mim a cascata mais bonita da viagem, não só pela grandeza, mas também pelo enquadramento com a paisagem.





Continuámos em direcção a Eidfjord passando por maravilhosas paisagens.




Eidfjord  é uma vila pitoresca localizada junto à foz de um rio que une um lago ao fiorde.






Chegámos ao hotel Fossli, onde se observa uma vista espectacular da cascata Voringsfossen e do desfiladeiro onde o rio Bjoreia prossegue o seu caminho. É a mais alta cascata da Noruega, com 182 metros.
Encontra-se no topo da Mabodalen, no município de Eidfjord, em Hordaland, não muito longe da estrada 7, que liga Oslo a Bergen.





À saída do lugar, passámos por uma casa de luxo com sauna e spa na rua.





As vistas durante o percurso eram peculiares, pois as casas que víamos “fundiam-se” com a paisagem.






No trajeto rodoviário de regresso a Oslo, logo depois de Garvin, fizemos um troço de estrada muito interessante. Entrámos num túnel com uma rotunda com uma luz azul que parecia um disco voador.
Depois do túnel, passámos pela ponte de Hardanger e depois da ponte há outro túnel com uma rotunda. Acabei por filmar e quem tiver curiosidade click em túnel com rotunda.
Para passarmos esta ponte, pagámos o maior valor de portagem das nossas férias que foi 150NOK (aprox 15€).


Antes de chegarmos a Oslo, parámos num shopping onde vimos pela primeira vez uma loja de venda de bebidas alcoólicas. Na Noruega é muito difícil encontrar à venda bebidas alcoólicas, pois estas são apenas vendidas em lojas específicas (Vinmonopolet) monopólio do governo e em horários muito específicos.




Abaixo tenho um mapa do percurso feito de carro desde Hafslo até regressar Oslo. 
No total da viagem fizemos cerca de 2000Km e gastámos 200€ de combustível.




Para terminar é difícil descrever a Noruega. A sua beleza é de tal modo grande que é difícil dizer onde gostei mais de ir.
Fiordes, montanhas, igrejas de madeira, vales, planaltos, rios, lagos, florestas, cascatas deslumbrantes, diversos verdes interrompidos por pequenas aldeias com casinhas de madeira lindas, enfim, um espectáculo de paisagens incríveis para todos aqueles que apreciam a natureza.
A baixa densidade demográfica, contribui para dar um ar mais selvagem a toda a paisagem.
Os fiordes da Noruega são conhecidos por serem das paisagens mais impressionantes do mundo, por isso merecem com certeza uma visita.
Preparado o roteiro, analisando o que queríamos ver, onde estava localizado e o tempo que tínhamos para o fazer,  decidimos optar pelo carro, até porque a Noruega é um país que convida a viajar com tranquilidade, apreciando as belas paisagens e parando regularmente para tirar fotos.



Parece-me que visitar a Noruega em carro alugado foi a melhor opção, uma vez que ficamos a conhecer muito melhor o país, a um menor custo que seria se tivéssemos optado por cruzeiro ou excursões.
 
Abaixo uma das minhas paisagens preferidas das viagem, onde a natureza é rainha...

 


Curiosidades da Noruega parte 6


- O pais tem por volta de 1000 túneis e nós passámos por mais de 100 com certeza. Por curiosidade contámos os túneis desde Bergen até Oslo e foram 47.


- Se alguém for apanhado alcoolizado na Noruega, apanha 30 dias de prisão sem pagar fiança e perde a licença para conduzir durante 1 ano.  
 

- É considerado um dos países mais pacíficos do mundo.

- País de vários climas num dia. Apanhámos chuva, calor, frio, vento, dependia por onde andávamos.

Veja também:

Noruega parte 1

Noruega parte 2 

Noruega parte 3 

Noruega parte 4 

Noruega parte 5