sábado, 20 de fevereiro de 2021

OBIDOS




                         

Óbidos pertence ao concelho de Leiria e creio que é a vila medieval mais pitoresca e romântica de Portugal. Espalha encanto em cada rua por onde passamos.

É um destino para todo o ano e a sua característica medieval bem conservada, fazem desta vila o local ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, ou até mesmo um passeio romântico ou em família.

Esta vila tem muitos eventos interessantes ao longo do ano, tais como: Mercado Medieval; Festival literário; Festival do chocolate; Óbidos Vila Natal.



No entanto, na minha opinião, com eventos ou sem eventos, Óbidos é uma vila imperdível, que nos faz viajar no tempo.

Toda a vila é cercada por uma grande muralha de pedra, um dos primeiros atrativos turísticos que vemos assim que chegamos.       







No estacionamento perto da entrada da vila de Óbidos e fora das muralhas, encontramos o Aqueduto que tem cerca de 3 km de extensão.














Para chegar ao interior das muralhas temos que passar pela Porta da Vila, onde encontramos uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. Esta capela está revestida a azulejos azuis e brancos.
 


Daqui podemos subir e caminhar pela muralha avistando toda a cidade de Óbidos. O percurso é muito agradável, permitindo desfrutar de bonitas vistas e apreciar a arquitetura medieval do lugar.




Ao entrar na vila devemos circular pela rua direita, que é a principal rua de Óbidos. Nesta rua encontramos restaurantes, bares, livrarias e lojas de artesanatos, onde se pode aproveitar para comprar uma lembrança.




















O ponto final do passeio, foi o imponente Castelo de Óbidos, que nos dias de hoje também serve de hotel para quem quer ter uma experiência de reis.

Em 2007 o Castelo de Óbidos foi declarado no concurso das 7 maravilhas de Portugal o segundo dos 7 monumentos mais importantes no património arquitetónico português. Por curiosidade o primeiro foi o Castelo de Guimarães
























O que não deve perder, é parar numa das lojinhas para tomar a típica Ginja no copo de chocolate. A Ginja é o licor típico de Óbidos feito de cereja. Há para todos os gostos, com e sem álcool, já a pensar nas crianças e naqueles que não gostam de álcool.









 

Sem comentários: