domingo, 8 de dezembro de 2019

BERGAMO, PADUA E BRESCIA



Em Junho de 2019 fomos 4 dias até Itália. Ver post Verona; VenezaLago GardaGardaland.

Bergamo é uma cidade muralhada dividida em duas: cidade alta e cidade baixa. Segundo consta, a parte mais interessante está na cidade alta, com as suas ruas medievais e um bonito centro histórico. É um lugar com pouco turismo localizado a 50Km de Milão e que vale a pena visitar, nem que seja apenas por uma manhã ou uma tarde.
Ao caminhar na cidade alta chegámos à Piazza Vecchia (Praça velha) que é o coração de Bergamo. É uma praça bonita que fica junta à Piazza Duommo (Praça da Catedral) e onde se concentram os principais edifícios da cidade: a biblioteca Angelo Mai, o palácio da Ragione, o palácio da Corregedoria, a Torre Cívica  – Camapanone, a basílica de Santa Maria Maggiore, a capela Colleoni, o Duomo (catedral) e o Battistero.

A Biblioteca Angelo Mai, é uma das bibliotecas mais importantes de Itália, pela quantidade de primeiras edições de livros dos primeiros tempos da imprensa, gravuras e manuscritos.






Visitámos a bonita Capella Colleoni e o seu Batistério ao lado da Igreja. Lá dentro, esculturas riquíssimas ornamentam a capela.
O exterior da Capella Colleoni é muito bonito, com estas faixas de mármore vermelho e branco, sendo um exemplar do Renascimento.


Entrámos na Basílica de Santa Maria Maggiore, uma igreja bonita por fora e maravilhosa por dentro. Parece-me que foi a igreja mais bonita onde entrei até hoje, pela sua riqueza de detalhes extraordinários, mosaicos e esculturas que são de ficar de boca aberta. A entrada é gratuita e a sua visita é verdadeiramente recomendável, mesmo para os não crentes! 
As fotografias não mostram o que é estar dentro daquela igreja.
Para quem tem curiosidade de uma espreitadela no video:
https://www.youtube.com/watch?v=tnsKLA4OErY





























Ao lado da Basílica encontra-se também mais uma bela catedral (o duomo de Bergamo), onde ficam relíquias do Papa João XXIII e um sepulcro onde estão enterradas pessoas desde o ano 300!






























Seguimos para a Porta di San Giacomo, uma das portas de acesso à cidade murada, construída em 1592.  Dali temos uma bonita vista para a cidade de Bergamo.











PADUA

Bem perto de Veneza e a caminho de Brescia onde tínhamos o alojamento, fizemos uma paragem em Pádua e passeámos pelo Prato Della Valle, que é uma espécie de praça cercada por estátuas à volta. 

Segundo li Prato della Valle é uma das maiores praças da Europa, com cerca de 90.000m2. As 78 estátuas que rodeiam a praça celebram pessoas famosas de Pádua.  Em volta estão edifícios imponentes, palácios e a Basílica de Santa Giustina.
É um espaço muito agradável, onde tirámos fotos muito bonitas com o reflexo das estátuas e dos edifícios na água.











Parece que a Basílica de Santo António é gratuita e muito bonita por dentro, mas já chegámos tarde e estava fechada.

Do lado de fora, tem oito cúpulas de estilo oriental, que podem ser vistas de longe no centro da cidade.























A cidade é pitoresca, com várias ruas de arcadas e muitas pontes cruzando os vários cursos de água.






BRESCIA

Brescia foi onde ficámos alojados, mas como 4 dias dá para muito pouco, tivemos que fazer opções, por isso deixámos Brescia para visitar à noite.
Como já era tarde fomos apenas até à praça Piazza Paolo VI onde se localizam os  seguintes edifícios:

O Broletto é a mais antiga construção publica da cidade equivalente à câmara municipal.

O Duomo Nuovo ou Catedral Nova tem uma fachada bonita coberta de mármore e com uma cúpula verde que lhe dá encanto.




O Duomo Vecchio ou a Velha Catedral,  fica ao lado do Duomo Nuovo e é uma igreja católica romana rústica circular.



As mesinhas do café na calçada dão um clima pitoresco à praça e a vontade é de nos sentarmos, ficar ali a beber uma cerveja e a apreciar a vista.


E a viagem à Itália continua, brevemente...



Resumo de Viagem à Itália:

Dia 1 - VERONA E LAGO DE GARDA (ver post Verona e post Lago Garda)

Dia 2 - GARDALAND (Ver Post)

Dia 3 - VENEZA E PÁDUA (Ver post  Veneza)

Dia 4 - MILÃO E BERGAMO (Ver post Milão e post Bergamo)

Sem comentários: