domingo, 21 de março de 2021

VILA NOVA DE FOZ COA - MIRADOUROS

 



Num fim-de-semana prolongado de 2020 fomos dar um passeio ao Norte.

MIRADOURO DO MUSEU DE FOZ COA

A primeira paragem foi para almoçar e foi no Museu do Coa no Concelho de Vila Nova de Foz Coa, que para além do museu tem também um restaurante bastante grande. Comemos muito bem e a preços razoáveis (média 14€/pessoa) tendo em conta o local que é.

Ao longe o museu assemelha-se a um afloramento rochoso e quando nos aproximamos percebemos que a fachada apresenta irregularidades naturais do xisto, rocha predominante na região, contribuindo assim para a sua “integração na paisagem”.

Neste museu há um miradouro onde podemos observar a confluência do rio Côa com o Douro.

As vistas são maravilhosas. Um local altamente recomendável.



























MIRADOURO DA ESTRADA DA COSTA



A caminho de Bragança ainda em Vila Nova de Foz Coa e a 5 km do museu do Coa, encontramos o Miradouro da Estada da Costa (Caminho da Costa) que se encontra numa zona ampla, acessível pela Estrada Nacional n.º 102.

 

Este miradouro em estrutura metálica, sobre a escarpa, é o local ideal para observar a paisagem sobre todo o Vale da Vila, sobre o rio Douro, e de onde a vista se alonga até à Serra de Bornes.

Na mesa de leitura existente no gradeamento podemos complementar a interpretação da paisagem com alguns conteúdos inscritos.








Continuámos caminho direção a Bragança e 20Km depois parámos em mais um miradouro.

MIRADOURO DE S. GREGÓRIO

Miradouro inserido no roteiro panorâmico dos lagos do Sabor. Este miradouro tem uma extraordinária vista sobre o vale da Vilariça.


















1 comentário:

Ana Isabel Abreu disse...

Olá Célia!!
Gostei imenso dos teus textos!
Estou a escrever uma dissertação sobre os eventos na Ilha da Madeira e gostaria de pedir a tua colaboração no seguinte questionário: https://forms.gle/p9LEKAAsKGYA4gTD7
E se puderes partilhar, era ótimo!!
Obrigada querida <3