domingo, 2 de junho de 2019

SPEZIA E CINQUENTERRE

CINQUENTERRE

Em Abril de 2019, fomos uma semana até Itália com o objetivo de passear pela Toscana.

Como Spezia e as famosas Cinquenterre (cinco terras) ficavam próximo de Pisa para onde voámos e embora não fazendo parte da Toscana, decidimos passar por lá um dia.
As cinquenterre é um dos destinos mais procurados em todo mundo e consistem em cinco terras cravadas na costa italiana da Liguria e cercadas por uma paisagem natural que parece ter saído de um filme. É uma paisagem maravilhosa com mar, colinas pintalgadas de edifícios coloridos e ligadas por trilhos que permitem belas vistas.
O Cinquenterre é Património da Unesco desde 1997.

Não escolhemos o melhor dia para visitar estas terras, porque era dia de Páscoa e caiu lá um monte de gente das mais diversas partes do mundo, mas mesmo assim gostei muito de as conhecer.

Ficámos alojados em Spezia e saímos bem cedo de casa para apanhar o primeiro barco no Porto, onde comprámos o daily ticket, que permitia entrar e sair em cada vila quantas as vezes que quiséssemos. Pelos 3 pagámos quase 100€ pelo barco, mas valeu a pena, pois vimos paisagens do mar, que não veríamos se tivéssemos ido de carro. Para quem quiser ir de carro, é importante saberem que as estradas são sinuosas e temos que estacionar longe das vilas.

MANAROLA

A primeira terra que visitámos foi Manarola que achei encantadora. A marina parece uma pintura.

CORNIGLIA

Corniglia é mais uma terra bonita, isolada no monte e onde apreciamos apenas as vistas.

VERNAZZA

É uma pitoresca vila com construções coloridas e com um enquadramento que merece muitas fotos. A marina é bonita com barcos coloridos e vistas maravilhosas, do mar, da cidade e arredores.

MONTERROSSO AL MARE

É a ultima terra para quem sai de Spezia e tem duas bonitas praias.
Subindo o trilho chegamos ao Mosteiro dos capuchinhos, onde vemos uma bela vista sobre o mar e sobre a vila. É bonito passear em todas estas terras e pelas suas ruelas estreitas.

RIOMANGGIORI

Riomanggiori fica antes de Portovenere e também parámos lá. Apreciámos a vista das casas coloridas apenas do barco.

PORTOVENERE

Não faz parte do Cinquenterre, mas também é Património da Unesco e do barco também podemos apreciar as belas vistas sobre a cidade. A Arquitectura com construções altas e coloridas formam ruas medievais que levam a um castelo no alto duma colina.

SPEZIA

Chegando a Spezia demos um passeio pela cidade.
Tem uma bela marina e passámos pela bela praça Vierde, onde se mistura o clássico dos edifícios com o moderno, sendo de realçar, o jardim com uns arcos coloridos e espelhados.

Abaixo um mapa para perceberem a localização de cada terra que visitámos:

Resumo de Viagem à Itália:

Dia 1 - SPEZIA E CINQUENTERRE (Ver o post Spezia e cinquenterre)

Dia 2 - FLORENÇA (Ver o post Florença)

Dia 3 - SIENA (Ver o post Siena)

Dia 4 - CERTALDO, SAN GIMIGNANO, VOLTERRA (Ver post Certaldo...)

Dia 5 - MONTALCINO,PIENZA, MONTEPULCIANO; CASTIGLIONE DEL LAGO (Ver post Pienza)

Dia 6 - MONTE AMIATA, TERMAS, PITIGLIANO E GROSSETO (Ver post Amiata e Pitigliano)

Dia 7 – LIVORNO E PISA