terça-feira, 20 de setembro de 2016

NORTE DE PORTUGAL


Dia 15 de Agosto de 2016 iniciámos mais umas férias de autocaravana, desta vez direccionadas para o Norte de Portugal.
A primeira paragem foi na praia de mira, uma praia agradável com boas condições para os veraneantes.





Depois fomos até Aveiro, onde aproveitámos para fazer um passeio num barco moliceiro, que era um barco que no passado se encarregava de levar o sal das salinas aos armazéns onde se encontrava a população.



No dia seguinte planeámos fazer praia em Matosinhos, mas o dia acordou chuvoso e acabámos por ir passear até ao seu centro comercial onde o Alex e um amigo se divertiram na LegoFun factory (um espaço de 600m2 de Legos que é gratuito até Outubro). Arrancámos e fomos dormir à praia Póvoa do Varzim, onde aproveitámos para dar um longo passeio de bicicleta, pois tem excelentes condições para isso e para diversas práticas desportivas.
Prosseguimos até Viana do Castelo e ao fim do dia demos um passeio na praia do Cabedelo. Uma bonita praia que tem uma bela vista sobre a cidade e sobre Basílica de Santa Luzia situada no alto do monte de Santa Luzia. É óptima para as crianças, porque na baixa-mar fica com muitos lagos.




Já em Viana, estacionámos facilmente junto ao rio e aí ficámos 2 dias para assistir à Romaria da Nossa Srª da Agonia. Recomenda-se a chegada das autocaravanas na véspera dos grandes desfiles,  pois na sexta quando acordámos o parque estava completamente cheio por ser dia do desfile da mordomia.  O desfile da mordomia consiste no desfile de mais de 500 mulheres enfeitadas com belos trajes à vianesa e cobertas com muito ouro típico da zona.
A este desfile seguiu-se a Revista de “Gigantones e Cabeçudos” que são figuras enormes e disformes que rodopiavam debaixo do sol ardente e ao som de tambores.






Depois do desfile visitámos o Barco Gil Eanes que se encontra atracado no Rio Lima.  O Navio hospital Gil Eanes, acabado de construir em 1955 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, funcionou como hospital apoiando durante muitos anos a frota bacalhoeira portuguesa e quando esta frota foi desactivada o navio ficou a apodrecer nas docas de Lisboa. A Fundação Gil Eanes em 1998 considerou-o património cultural da cidade e mobilizou todos os estratos sociais de Viana, conseguindo resgatá-lo à sucata por 250 mil euros. Depois de restaurado foi aberto ao público, sendo agora um museu de grande atractividade para o Turismo de Viana do Castelo. É sem dúvida um navio muito bem restaurado e com muita história. A visita custou 6€/Adulto, mas vale a pena, pois é muito interessante, quer para os miúdos, quer para os graúdos, porque tem imensas coisas para ver e no fim ainda assistimos a uma interessante curta-metragem sobre a história do navio.





Terminámos o dia a passear pela festa e os miúdos a divertirem-se nos carroceis.
No Sábado, logo de manhã, fomos apreciar os “tapetes floridos” nas ruas da Ribeira que tinham sido confeccionados durante a noite. Estes tapetes floridos são na verdade tapetes de sal colorido que aplicados com a ajuda de moldes, ficam com um aspecto muito bonito. Quem tiver oportunidade deve ver não só os tapetes já feitos, como também a sua elaboração durante a noite ou mesmo de manhã cedo.







Após o almoço continuámos caminho até Ponta de Lima onde demos um passeio. Uma vila muito pitoresca conhecida pela sua ponte romana e que merece uma visita para apreciar a paisagem e os locais históricos.




A próxima paragem foi em Ponta da Barca onde havia a festa de Bartolomeu e onde acabámos por jantar nas tasquinhas. No Domingo aproveitámos para usufruir da praia fluvial da Ponte da Barca no Rio Lima. Uma praia agradável com bons acessos e equipamentos de apoio e é ainda possível desfrutar de uma longa caminhada ao longo do percurso pedestre interpretativo da Ribeira Minho. Devido à festa nesse dia comemorava-se o dia da criança e os miúdos puderam divertir-se nos vários insufláveis colocados ao longo dos campos relvados.



No dia seguinte fomos até Arcos de Valdevez onde parámos a autocaravana próximo da bonita praia fluvial da Valeta, situada dentro do perímetro urbano. Foi um dia de praia muito bom, pois a água estava quente e o espaço era bonito e calmo. Visitámos a vila de bicicleta.
Ponte de Lima; Ponte da Barca e Arcos de Valdevez são 3 vilas muito próximas umas das outras e cuja visita recomendo.








Continuámos pelo Gerês e demos um salto a Espanha para conhecer as águas termais de água quente gratuitas em Lobios. Este espaço fica no rio caldo e junto a um hotel termal. Um espaço quanto a mim muito mal aproveitado e sem grandes condições para usufruir, quer da piscina de água quente, quer do rio. A piscina de água quente estava quente de mais e pouco tempo aguentávamos lá dentro. O rio tinha demasiadas pedras e não era fácil caminhar dentro de água.  Só conseguimos ficar por lá uma manhã e seguimos para o Gerês onde fizemos uma paragem curta na fronteira entre Portugal e Espanha para ver a Cascata Mil homens. É difícil descer até lá para dar um mergulho.




Ao fim da tarde demos um mergulho na praia fluvial da barragem da caniçada. Uma praia que tinha uma óptima temperatura e está rodeada duma paisagem encantadora.






Finalizámos o dia em São Bento da Porta Aberta (santuário cristão português, localizado na freguesia de Rio Caldo que recebe anualmente 2,5 milhões de peregrinos).



 Planeámos ficar mais um dia na zona, mas mais uma vez o tempo pregou-nos uma partida e começou a chover. Arrancámos até Braga onde passeámos pelas ruas e como os miúdos já se queixavam das pernas fomos ao cinema. 





 Partimos em direcção a Guimarães, cidade onde nasceu D.Afonso Henriques, onde passámos a noite.Na zona história estava um ambiente muito animado com várias esplanadas, onde nos sentámos a beber uma sangria (branca!) e a ver um filme que foi projectado numa tela. Segundo nos foi dito durante o verão e para além da habitual oferta de lazer proporcionada pelos diversos bares e restaurantes que ali se encontram, acontecem espectáculos culturais, cinema ao ar livre e a recriação de mercados medievais.
Na manhã seguinte passeámos pela bonita cidade de Guimarães, cujo centro histórico é considerado Património cultural da Humanidade. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam-nos quando a visitamos.






Continuámos caminho fazendo uma paragem em Amarante para almoçar. De tarde fomos dar um mergulho à praia fluvial do castelo. Uma praia com uma paisagem natural de excepção, com areia branca e fina e muitas infra-estruturas de apoio. É possível desfrutar de banhos no Rio Douro e vistas para a Ilha do Castelo (Ilha do amores). A água estava quentinha e aí passamos uma bela tarde. Os patinhos a nadar dum lado para o outro vinham dar ainda mais graça ao espaço. O grande inconveniente foi a dificuldade em estacionar duas autocaravanas.




Passámos a noite em Castelo de Paiva onde todas as noites tinham um programa para entreter quem estava de férias. Nessa noite calhou-nos assistir ao circo.
No dia seguinte, continuámos a descer e pelo caminho passámos pela bonita praia fluvial Pedorido e como ainda era cedo parámos só para apreciar.




Acabámos por ir fazer praia na praia fluvial da Lomba, localizada na margem esquerda do rio Douro no conselho de Gondomar. O extenso areal é limpo, a paisagem bonita, a água tépida, o sossego e as muitas infra-estruturas de apoio, fazem desta praia uma das minhas favoritas. A desvantagem dela é o facto de o estacionamento ser pago e o acesso à praia ter que passar pela localidade da Lomba com estradas estreitas.




Para terminar as férias já em Sever do Vouga, fomos até à praia fluvial Quinta do Barco perto da povoação de Paradela do Vouga. O cenário natural onde se encontra é bonito e tem várias infra-estruturas de apoio. Mais uma praia onde os patos andam no meio das pessoas sem terem medo. Ficámos desiludidos com a temperatura da água, dado que vínhamos mal habituados com a temperatura que apanhámos nas águas do rio Lima e do rio Douro.



E assim terminámos mais uma aventura de autocaravana pelo nosso bonito Norte de Portugal.