domingo, 28 de dezembro de 2008

FRANÇA

Nas férias da Páscoa de 2008 fui fazer um passeio ao Norte de França com o meu marido e os meus pais. Para isso alugámos uma auto-caravana com alguma antecedência.
Tínhamos 9 dias por isso não podíamos perder muito tempo se queríamos visitar o máximo possível.

Passando pela região de Bordeaux, ficámos impressionados com a quantidade de vinhas que viamos ao longo da estrada.
Bordeaux é, considerada a região vinícola mais prestigiosa da França, e com o maior nº de vinhos de alta qualidade. Tem aproximadamente 113 mil hectares de vinhas.
A principal razão para o sucesso da produção vinícola nesta região é o ambiente excelente para o seu desenvolvimento. O solo da região é de pedra calcária, o que representa um solo rico em cálcio. Os cursos dos rios que irrigam a terra, e o clima húmido, também favorecem a cultura de vinhas.
A França é um dos maiores produtores de vinho do mundo.




















A 1ª paragem para visitar foi no 2º dia de viagem e foi em Dinan, que é uma bela vila medieval rodeada de muralhas. Uma vila engraçada para passear, pois apresenta ruas ingremes e rusticas com casas de madeira coloridas e com floreiras nas varanda.
Dinan tem também uma catedral com uma arquitectura muito bonita.



























































A 2ª paragem foi no 3º dia e foi no Monte de St. Michel situado no noroeste de França (Bretanha/Normandia).
Este monte é um ilhéu rochoso onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Uma estátua dourada de São Miguel figura no topo da igreja a 170m altura.
É classificado pela Unesco, desde 1979, como Património Mundial e é um dos pontos turísticos principais de França.




O fenómeno natural que personaliza a imensa baía onde está localizado o Monte de St.Michel é uma grande amplitude das marés. Com a maré alta as águas podem subir 15m e com a maré baixa o areal a descorberto tem mais de uma dezena de Km.
Dizem também que as marés neste lugar são traiçoeiras, pois sobem à velocidade de um cavalo a galope. Este era um fenómeno que pensávamos assistir, mas infelizmente a maré alta só aconteria 2 dias depois e não podiamos esperar. Espero voltar um dia para assistir apenas a este fenómeno que me deixa bastante curiosa.




















No 4º dia seguimos para a Normandia cuja importância está relacionada com o facto de ter sido o lugar de desembarque das tropas aliadas para a libertação de França durante a ocupação nazi.

Chegámos a Bayeux que é uma cidade medieval localizada a 6km a norte de Arromanches e foi durante a 2ª guerra mundial uma das únicas a não ser bombardeada. A cidade tem um cemitério britânico que é o maior da guerra na Normandia. São imensas cruzes brancas que se alinham perfeitamente num cenário impressionante e que merece respeito.


















Para compreendermos melhor o que aconteceu durante a guerra visitámos o Museu Memorial da Batalha da Normandia onde visualizámos um filme de 25min sobre a guerra e onde vimos todo o tipo de equipamentos e uniformes usados durante a batalha.



































No 5º dia visitámos o Palácio de Versalhes localizado na cidade de Versalhes e que é Património Mundial da Unesco desde 1979 e um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. A sua construção iniciou-se no século XVII e foi finalizado por Luís XIV (Rei Sol) em 1664. É uma construção imponente que representa o grande poder económico e político da realeza francesa desse tempo. É absolutamente incrível o luxo que possui este palácio. Possui imensas obras de arte, lustres de cristal, detalhes em ouro no tecto e nas paredes, bem como pisos de mármore. Este palácio é considerado um dos maiores do mundo. Possui 700 quartos, 2000 janelas, 1250 lareiras e 700 hectares de parque. Enfim, vale mesmo a pena visitar, pois é tão rico interiormente que nos deixa absolutamente maravilhados.






























































































































No 6º dia fomos visitar Paris. Deixámos a autocaravana fora da cidade e apanhámos o metro que cobre toda a cidade. A primeira paragem foi na praça do Trocadero que dá acesso à Torre Eiffel.
A Torre Eiffel foi projectada pelo engenheiro Gustave Eiffel e foi construída em 1889 para comemorar os 100 anos da revolução Francesa e para representar o desenvolvimento tecnológico durante a exposição Mundial. É um monumento que possui 317m de altura e merece respeito pois sentimo-nos pequeninos perto dele. Como a visita foi em Agosto o afluxo de turistas era tanto que as filas para subir à torre eram enormes e por isso limitámo-nos a admirá-la do chão. À semelhança do Palácio de Versalhes é também um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.







































Passámos pela academia Nacional de música e pelo Hotel Nacional dos Inválidos onde se encontra sepultado Napoleão Bonaparte.








































Prosseguimos até ao Arco do Triunfo considerado o mais famoso símbolo da história nacional francesa. Localiza-se na praça Charles de Gaulle, ponto onde termina a mais famosa avenida parisiense, a Champs-Élysées. A sua construção iniciou-se em 1806, a mando de Napoleão Bonaparte e em homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha.
Nas suas paredes estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais e sob ele fica o Túmulo do Soldado Desconhecido.
Junto ao arco obtém-se uma vista de 360 graus das doze avenidas que convergem para a Place de l'Etoile e o trânsito aqui é absolutamente caótico, de tal forma que ficámos sem entender como os automobilistas se orientavam na convergência das avenidas.


















Como já estávamos cansados de andar tanto, apanhámos o autocarro e parámos próximo do museu do Louvre. O Museu do Louvre foi mandado construir por Napoleão e é um dos maiores e mais famosos museus do mundo e com uma das colecções de arte mais ricas do mundo. Uma das obras de maior destaque é o retrato de Mona Lisa pintado por Leonardo da Vinci.
Sua área externa impressiona pela reunião de elementos modernos e tradicionais de arquitectura. Situada entre os prédios do Louvre encontra-se a grande pirâmide construída de vidro e metal, que serve de entrada para o museu.



































Próximo ao Museu do Louvre, está o Arco do Triunfo do Carrossel, construído também por Napoleão em comemoração pelas vitórias militares.


















Apanhámos novamente o autocarro em direcção à Catedral de Notre-Dame situada na pequena ilha Ile de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora). É uma construção de maravilhosa arquitectura e que vale a pena visitar.













































Para aumentar ainda mais a beleza de Paris, temos o Rio Sena que cruza a cidade por 13 Km.
Cerca de 80% das atracções mais visitadas de Paris ficam na área de abrangência do Sena, tendo sido por isso as suas margens, inscritas pela UNESCO, em 1991, na lista do Património Mundial.



















E como o dia já ia longo e as pernas pediam descanso, demos por finalizada a nossa visita à cidade de Paris, ficando contudo a sensação que ainda ficou muito por visitar.

No dia seguinte seguimos para o vale do Loire conhecido como sendo o jardim de França e foi a residência preferida dos reis franceses durante o período Renascentista sendo por isso uma região muito rica em Castelos.
Como tínhamos apenas um dia para visitar o Vale do Loire e na impossibilidade de visitar todos os Castelos decidimos fazer a visita apenas aos mais importantes.

A 1ª paragem foi em Chartres onde visitámos a bela Catedral de Chartres que é a maior Catedral Gótica da Europa. A sua construção teve início em 1020 e é famosa em todo o mundo pela sua magnífica colecção de vitrais. Tem mais de 150 vitrais e durante as 2 guerras mundiais eles foram desmontados peça por peça e guardados em lugar seguro.
É também muito rica em estátuas, capelas e altares, precisa apenas duma limpeza para ficar ainda mais bonita.
É Património Mundial da Unesco desde 1979.



























































A 2ª paragem foi no Castelo de Chambord que é o maior e mais famoso de todos os castelos da região junto ao rio Loire, devido à sua distinta arquitectura em estilo Renascentista Francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.
Este Castelo é considerado Património da Humanidade pela Unesco desde 1981. A forma do Castelo com as suas torres circulares e pontas coroadas e a paisagem deslumbrante onde está localizado com um rio ao longo do seu perímetro, fazem dele um Castelo de Sonho. Ao visitar Chambord encontramos um palácio, com salões adornados, móveis de época, candelabros, tapeçarias, galeria de quadros, troféus, animais de caça, e uma imensa variedade de artefactos relacionados com o lugar e sua história. Um ponto famoso é sua engenhosa escadaria dupla central, projectada de forma que duas pessoas, podem subir e descer sem se encontrarem no trajecto. Ao todo são 440 divisões e 365 lareiras.




































































































De seguida ainda passámos por alguns Castelos mas como já era tarde não foi possível visitar mais nenhum.


















No 8º dia já próximo de Poitiers fomos visitar o Futuroscope que é o Parque de diversões de ciência e tecnologia mais moderno e futurista da Europa.
Tem cinemas dinâmicos com assentos que se movem ao ritmo das imagens e insufladores de ar na sala, ecrãs de 360º, filmes 3D, viagens aos cosmos e batalhas com simuladores super modernos. Torna-se tudo muito real que parece que estamos a viver os filmes que que são exibidos.
O espectáculo à noite é feito ao ar livre o no lago. É um espectáculo de singular beleza e digno de se ver pela conjugação e efeito das luzes, água e som.


















































































































































O dia seguinte foi reservado para regressar a casa e demos assim por finalizada a nossa belíssima viagem a França de 4270Km.