domingo, 4 de fevereiro de 2018

SALAMANCA


Dia 8 de Outubro de 2017 vindos de Ávila, chegámos cedo a Salamanca e estacionámos numa AC situada na Av. De los Reyes de España,38, 3708 Salamanca, mesmo junto à ponte antes de entrar na cidade. Muito bem localizado, junto ao rio Tormes que nos permitiu ter acesso rápido à zona histórica apenas atravessando a ponte. 



Salamanca é desde 1998 Património Histórico da Humanidade.
















Chegámos à Plaza Mayor, que é uma praça linda onde se respira história. Esta praça foi construída no século XVIII, em estilo barroco sendo as suas quatro fachadas todas diferentes e encontram-se preenchidas por vários restaurantes, lojas e esplanadas.




Visitámos a Casa de las Conchas, que é uma antiga mansão do século XVI, transformada em biblioteca.




Pelo caminho apreciámos as ruas ladeadas por edifícios de cor amarelada mantendo a traçado antigo. Salamanca é também conhecida por "La Dorada" devido ao seu tom dourado ao longo das ruas.






Visitámos a Catedral nova/velha. Visita imperdível e vale o preço. Muito giro comparar a velha com a mais recente e comparar a evolução arquitectónica.



















A Universidade de Salamanca é bonita, com prédios antigos, interligados com o resto do centro velho da cidade, e possui cerca de 31000 estudantes.

















Depois de jantar fomos beber uma bebida à Plaza Mayor que de noite tem sem dúvida mais encanto. É considerada a mais bonita de toda a Espanha, e principalmente de noite fervilha de pessoas.



De manhã passámos o Rio Tormes desta vez pela ponte Romana, com uma bonita vista para a Catedral e dirigimo-nos à Universidade Pontificia, Igreja e Torres de la Clerecía, em frente à Casa de las Conchas. A entrada custou 3€/adulto e fizemos uma visita guiada pela sede histórica desta universidade e, respectiva igreja, a Igreja de la Clerecía. Diz-se que a cúpula da igreja ficou inclinada depois do terramoto de Lisboa de 1755, sentido também em Salamanca.





Ponte Romana Salamanca







Visitámos também o Museo de la Historia de Automocion, que é um museu muito interessante, com vários carros e bem organizado,  a exposição começa desde a época da bicicleta, triciclo e vários modelos de automóveis até os tempos atuais...até carros de corridas...a visita foi muito interessante e custou 4€/pessoa.














Salamanca é uma cidade com vida, cheia de história e cultura. Passear pelas suas ruas é muito agradável, pois vemos muitos edifícios históricos e muitas pessoas a qualquer hora do dia.
Recomendo sem dúvida uma visita a esta cidade maravilhosa.



Ao fim do dia partimos em direcção a Cáceres que fica para o próximo post.

Sem comentários: