terça-feira, 5 de dezembro de 2017

ALGARVE E ALENTEJO

No dia 14/09/2017 arrancámos para mais umas férias de autocaravana em direcção ao Sul de Portugal.
O objectivo era essencialmente descansar e ao mesmo tempo conhecer mais algumas praias do nosso bonito país. 

A primeira praia foi a bonita e acolhedora praia de São Rafael. Embora não seja permitido pernoitar por lá, estacionámos e dormimos lá a primeira noite sem problemas.




A praia seguinte foi em Quarteira que é uma praia com grande extensão, mas que está dividida por pontões de pedras que fazem com que praticamente não haja ondas. Estacionámos e pernoitámos num parque bem próximo da praia onde estavam vários autocaravanistas, mas na manhã seguinte fomos acordados pela polícia e recebemos um auto de notícia por estarmos a pernoitar em local não autorizado. Fiquei escandalizada quando vi o lugar para onde a polícia nos disse para irmos, pois ficava a mais de meia hora a pé da praia.

Arrancámos chateados e fomos conhecer a praia de Faro que é uma enorme praia que se estende ao longo do total do litoral da ilha de Faro. Na retaguarda do litoral podemos ver as lagoas do Parque Natural da Ria Formosa.
A Ilha de Faro está ligada ao continente por uma ponte rodoviária e no centro existem bares e restaurantes.
É uma praia boa no verão, porque fugimos da agitação algarvia típica do mês de Agosto. Uma vez que é proibida a circulação de autocaravanas na ilha de Faro, deixámos a autocaravana no parque de estacionamento exterior à praia e usámos o passadiço em madeira para peões e bicicletas, até chegar à praia (15min a pé). Acabámos por pernoitar nesse parque.
A praia de Faro é agradável e foi um dia bem passado, mas como estávamos estacionados longe da praia, decidimos avançar à procura duma praia onde pudéssemos ficar melhor situados.
Pelo caminho fomos conhecer o shopping de Faro e parámos numa área de serviço para autocaravanas em Estói (R do Cemitério, 8005 Estói) para encher a autocaravana apenas com uma moeda de 50 cêntimos.


Chegámos à praia de Altura que está integrada na Baía de Monte Gordo e que fica entre a Praia da Lota e a Praia Verde. 
Esta praia tem um parque para autocaravanistas, bem próximo da praia junto ao Eurotel e onde é permitido pernoitar.  A praia é bastante boa, com um extenso areal e acabámos por ficar por lá 3 dias com uma água que tinha uma óptima temperatura de 23 ºC.
Decidimos ir embora, porque começaram a aparecer muitas algas que tornaram o mar impróprio para banhos.
É uma das vantagens da autocaravana, quando não estamos bem, mudamos.

Fomos conhecer a praia de Vila Real se Santo António que aparece na foz do rio Guadiana. Esta praia tem um grande areal com cerca de 2 Km e é óptima para passear.
Já de noite, em Vila Real de Santo António, encontrámos uma preciosa feira de produtos tradicionais onde o Alex experimentou ser um apicultor.





Partimos até Monte Gordo onde fomos terminar o dia. Monte Gordo tem todas as condições para os veraneantes e por isso tem também demasiada gente para o meu gosto. Às 17h quase não havia lugar para colocar a toalha e com tanta gente à beira mar, era impossível fazer uma caminhada de jeito.
Monte Gordo tem desde 14/08/2017 um passadiço em madeira de 3Km, erguido ao longo da costa marítima e aqui sim, já foi possível caminhar e ter uma visão ampla sobre a praia.
A noite em Monte Gordo é também agradável, pois tem um grande paredão para passear, imensos bares, restaurantes e vários entretimentos para as várias faixas etárias.



Continuámos caminho, agora sentido Norte e passámos um dia na bonita praia fluvial do Pego Fundo localizada na ribeira de Cadavais, já próximo da foz com o rio Guadiana e a 500m do centro da vila de Alcoutim.
A paisagem era bonita, a água estava quente e tinha qualidade. Tinha imensas infra-estruturas para os banhistas desde bar, WC, duches, parque de merendas, estacionamento; circuito de manutenção; campo de voleibol, etc.
É uma praia de areia dourada e vigiada. Segundo consta, a praia é proveniente da albufeira de Alcoutim, sendo a água renovada diariamente e atingindo, durante a época estival, temperaturas na ordem dos 28 ºC.
Para mim, é um pequeno paraíso rodeado por natureza.
O café que explora a zona, colocou música boa a partir das 16h e eu passei horas na água a fazer hidroginástica e a brincar com as crianças. Gostei muito.


No fim do dia, fomos até à Vila de Alcoutim apreciar as belas vistas sobre o rio guadiana, pintalgado com veleiros ancorados junto à margem. Na outra margem, vemos a povoação espanhola de São Lucas do Guadiana. O ferry boat é a única ligação entre as duas povoações.

Partimos para o Alqueva e passámos pela aldeia da Luz com as suas casas coloridas.

Parámos na barragem para ver as vistas e tenho a criticar o facto  do espaço estar muito sujo e ter letras gigantes em Inglês, afinal de contas, estamos em Portugal.



Passámos um dia na bonita praia Fluvial de Mourão, que é uma praia vigiada que fica a 1Km da Vila de Mourão.
Tem um grande areal e um relvado com muitos chapéus de sol e uma piscina flutuante. Situa-se ao lado dum parque de merendas e o acesso à praia é feito através dum passadiço de madeira.
No parque de merendas, há uma estrutura alta que nos permite ter uma vista bonita lá de cima. É uma praia com água limpa, quentinha, um espaço agradável, mas como foi inaugurada em Julho de 2017, era evidente que ainda estavam em melhoramentos.
Tinha um grande problema para nós, que foi o facto de ficarmos estacionados num piso cheio de pó.


Prosseguimos até à Vila Medieval de Monsaraz, que se ergue no cimo de uma colina na planície alentejana protegida pelas muralhas castanhas que contrastam com o branco das casas.
Pernoitámos lá e quando acordámos fomos presenteados com uma bela vista.
Quando entramos nas muralhas parece que estamos noutra época, vendo ruas de xisto negro a contrastar com o branco das paredes das casas e várias características medievais.
No alto do seu castelo temos uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.
Lá em cima há um miradouro com uma estátua de homenagem ao Canto Alentejano.  É um passeio altamente recomendável.



A 4 Km da Vila de Monsaraz na albufeira de Alqueva fica a praia fluvial de Monsaraz.
É uma óptima praia vigiada e com imensas insfrestruturas. Para além das infraestruturas já incluídas no Centro Náutico de Monsaraz, a praia tem areia, relva,  piscina flutuante, posto médico, mesas de pic nic, restaurante, WC, duches, parque infantil e muitas actividades disponíveis. Estavam por  lá muitos autocarros com excursões.


Já há saída de Monsaraz e em modo de final de férias de autocaravana, terminámos o dia em grande  apreciando um bonito pôr-do-sol.


Sem comentários: